As Guitarras Mais Famosas do Mundo

Então vocês querem saber quais são as guitarras mais famosas do mundo? Este instrumento que sem dúvidas, é o instrumento mais emblemático do século 20 até os tempos atuais. Hoje faremos aqui – este esforço de tentar desmistificar as guitarras mais famosas usadas pelos super astros da música. Vamos lembrar aquelas guitarras que ficaram marcadas pelas sua relevância história, popularidade, e claro, relevar o contexto histórico dos portadores desses místicos instrumentos, os guitarristas que deram alma para essas guitarras! Devemos sempre deixar claro, a ausência de gostos e tendências musicais para um melhor julgamento pelo merecimento desta lista. Iremos ver também, algumas curiosidades e informações básicas. Chega de papo e vamos conferir!

As Guitarras Mais Famosas do Mundo

 

Posição: 30
Guitarra: Mosrite White Ventures II
Guitarrista: Johnny Ramone

Informações: Johnny Ramone usou vários desses modelos da Mosrite da série Ventures II, de várias cores e até mesmo algumas guitarras Fender e Rickenbacker, mas o que o consagrou e entrou para história foi a Ventures II Branca. Esta guitarra lendária ajudou o Rock Punk oitentista à patamares nunca antes atingidos, conquistando assim millhões de fãs pelo mundo todo.  Esta guitarra manteve-se a posse pelo próprio Johnny até a sua aposentadoria, e no final, vendida para o produtor Daniel Ray.

Mosrite White Ventures II

Johnny Ramone Mosrite White Ventures II

 

Posição: 29
Guitarra: Gretsch Modelo  6120
Guitarrista: Brian Setzer

Informações: Esta guitarra já nasceu forte. Antes do Brian Setzer começar os seus primeiros acordes na sua Gretsch, Duane Eddy já fazia sucesso nos anos 50 com seu rock instrumental na sua Gretsch 6120. Outro nome de peso que tocou nesta linda guitarra vermelha de corpo largo e oco foi o George Harrison, e se não bastasse, Eric Clapton também teve esse prazer de tocar numa 6120 assim como o Eddie Cochran e o endorser Chet Atkins. Mas foi no “rockyabilly” dos anos 80 com Brian Setzer que a Gretsch Model 6120 manteve e ainda aumentou a sua popularidade.

Gretsch Modelo  6120

Gretsch Modelo 6120 Brian Setzer

 

Posição: 28
Guitarra: Ibanez JEM
Guitarrista: Steve Vai

Informações: As guitarras Ibanez da série JEM devem-se ao co-desenvolvedor Steve Vai. Steve Vai na época decidiu largar as guitarras Anderson em prol de uma companhia maior. Desde meados de 87 que essa parceria vem dando certo. Hoje em dia, existem vários e vários modelos da JEM. Foi tocando ‘Building the Chursch‘ aos longo dos anos e essa guitarra foi ficando cada vez mais famosa.

Ibanez JEM

Ibanez JEM Steve Vai

 

Posição: 27
Guitarra: 57 Goldtop
Guitarrista: Duane Allman

Informações: Ao longo de sua carreira, Duane Allman tocou com várias Gibson Les Paul, mas o seu modelo favorito era uma 1957 Les Paul Goldtop com captadores PAF. Ele a utilizou também para completar a gravação do álbum ‘Layla‘. De certo ponto, todos os modelos Gibson usados por Allman são históricos para a música, mas em especial, o modelo 57 Goldtop teve a sua presença marcante.

Gibson Les Paul 57 Goldtop

57 Goldtop Duane Allman

 

Posição: 26
Guitarra: Cloud Guitar
Guitarrista: Prince

Informações: Conforme a fama do Prince crescia no começo dos anos 80, ele começou a personalizar uma série de guitarras, e entre elas a mais especial de todas, que ficou como a sua marca registrada, são as ‘Cloud Guitars’. Ele tocou inúmeras e inúmeras vezes com essa guitarra, como o Prince é um cara com autencidade única, podemos dizer que ele deu vida a esta guitarra. As cores são bastantes variadas, indo desde o básico como o branco, dourado e preto, e passando por cores mais extravagantes como um amarelo berrante. Enfim, as guitarras Cloud foram um símbolo pop dos anos 80.

Cloud Guitar

Cloud Guitar Prince

 

Posição: 25
Guitarra: Fender Buddy Guy
Guitarrista: Buddy Guy

Informações:Você pode chamá-la também de Polka Dot Strat. Esta Fender foi feita sob medida para Buddy Guy. Não teria como uma guitarra com esse acabamento nas mãos de Buddy Guy não marcar geração. Essa idéia surgiu em 1957 quando ele prometeu a sua mãe ao partir de Lousiana para fazer a sua carreira em Chicago, trazer muito dinheiro e comprar para ela um Cadillac Polka Dot. Pois bem, a sua mãe mais tarde morreu de derrame e ele nunca pode comprar este Cadillac para ela, então ele a homenageou com essas bolinhas em suas Fenders.

Fender Buddy Guy

Fender Buddy Guy

 

Posição: 24
Guitarra: PRS Santana II
Guitarrista: Santana

Informações: A guitarra PRS Santana II foi seu principal “instrumento de trabalho”. Embora no início de sua carreira, nos anos 70, ele utilizava a Yamaha SG (2000). Mas foi em 82 que ele adotou as guitarras Paul Reed Smith. Desde então, Carlos Santana e essa empresa mantiveram até nos dias de hoje essa fiel parceria musical. Essa guitarra possui material de alta qualidade produzida na Austrália.

 PRS Santana II

as guitarras mais famosas do mundo

 

Posição: 23
Guitarra: Rickenbacker 325
Guitarrista: John Lennon

Informações: Aquela famosa guitarra preto e branca que o John Lennon tocava. Com certeza renderia um artigo inteiro se fosse pra falar da importância histórica que essa guitarra teve para o rock mundial. Foi uma guitarra que participou da ascensão do fenômeno Beatles. Ela participou daquele importante show dos Beatles na Alemanhã. Este modelo também trouxe uma série de inovações tecnológicas em se tratanto de guitarras para sua época.

Rickenbacker 325

Rickenbacker 325 John Lennon

 

Posição: 22
Guitarra: Number One
Guitarrista: Stevie Ray Vaughan

Informações: A Number One ou mais conhecida por ele mesmo como “Primeira Esposa”, foi uma Fender Stratocaster do ano 62 e usada na maior parte de sua carreira. Na verdade, Vaughan sempre disse que esse modelo foi de “59”, mas pelo que se sabe, atrás no corpo está escrito o ano de 63 e no braço ano de 62. Pois bem, pouco importa isso agora, importante é saber que ele a adquiriu em 1973 em Austin, Texas, e desde lá, ele sempre tocou com essa guitarra na gravação de seus álbuns.

Number One

Number One Stevie Ray Vaughan

 

Posição: 21
Guitarra: Karl Sandoval Polka Dot Flying V
Guitarrista: Randy Rhoads

Informações: Karl Sandoval era um  famoso luthier que trabalhou por um curto período de tempo. Assim como Randy Rhoads, o Eddie Van Halen também requisitou os seus serviços. No ano de 79 essa guitarra de bolinhas brancas ficou pronta. Embora, segundo wikipedia, consta a informação de que ele a utilizou em 73, mas isso não é verdade. Por ter tido uma passagem intensa e importante no Black Sabbath, a sua morte precoce ajudou a criar o mito sobre esta importante guitarra.

Polka Dot Flying V

Karl Sandoval Polka Dot Flying V

 

Posição: 20
Guitarra: Bullseye
Guitarrista: Zakk Wylde

Informações: Zakk é conhecido por usar as Guitarras Gibson Les Paul personalizadas com desenhos de “Bullseye” sobre ela –  um projeto que ele usou deliberadamente para se diferenciar visualmente de Randy Rhoads – que também era freqüentemente identificado pela sua Les Paul Custom. Originalmente, Zakk pediu pra que o luthier fizesse a espiral inspirada no filme Vertigo, o resultado não ficou igual, mas Zakk gostou do trabalho.

Bulleyes

Bullseyes guitarra

 

Posição: 19
Guitarra: Gibson Explorer
Guitarrista: The Edge

Informações: Essa guitarra Gibson originalmente foi feita em 1958 com um design revoluciónario para a sua época, algo como uma Flyig V. O interessante neste caso, é que Edge e a Gibson Explorer possuem uma relação íntima, dificilmente esse modelo teria tanta repercussão se não fosse pelo U2. Edge não é um showman como no caso de outros guitarristas citados anteriormente – mas é uma guitarra icônica.

 Gibson Explorer

guitarra Gibson Explorer Edge

 

Posição: 18
Guitarra: ESP
Guitarrista: James Alan Hetfield

Informações: Muito da popularidade das guitarras ESP devem-se ao James Hetfield, a parceria entre os dois é forte. Na década de 1990 a ESP começou a produzir os primeiros modelos com a assinatura de James Hetfield. Já foram produzidos um total de seis modelos diferentes. É claro que hoje já tem um forte apelo comercial, mas o início desta relação entre Hetfield e ESP é marcante.

ESP James Hetfield Signature

guitarra ESP james hetfield

 

Posição: 17
Guitarra: Dime-O-Flame
Guitarrista: Dimebag Darrell

Informações: Vários meses antes de sua morte, Darrell terminou seu longo relacionamento com a Washburn. Após esse período, ele se tornou um endorser da Dean de novo, coincidindo com o retorno do fundador Dean Zelinsky. Então a Dean fez para ele um novo tipo de guitarra signature – entitulada de Dime O’ Flame, no qual ele começou a usar ao vivo e obteve muito sucesso com este modelo de guitarra.

Dime O’ Flame

Dime-O-Flame guitarra

 

Posição: 16
Guitarra: Psychedelic Flying V
Guitarrista: Jimi Hendrix

Informações: Jimi ficou conhecido por ter tido em sua época 3 guitarras Gibson Flying V 1967 – sendo os dois primeiros modelos desta série sendo entitulados de “psicodélico” por causa de sua decoração. Originalmente era uma Flying V típicamente preta, e o próprio Jimi que fez esse acabamento psicodélico bem característo do final dos anos 60. Esta guitarra virou um ícone enquanto ele tocava pela sua banda The Jimi Hendrix Experience.

Psychedelic Flying V

Psychedelic Flying V Jimi Hendrix

 

Posição: 15
Guitarra: Black Strat
Guitarrista: David Gilmour

Informações: A “black strat” é um Fender Stratocaster de cor Sunburst mas pintada de preto. O modelo original de 1969 foi comprada por Gilmour em Nova York no ano de 1970. Esta lendária guitarra foi tocada por Gilmour na épica filmagem de “Live at Pompeii”.  E claro, eternos clássicos de outros álbuns.

 Black Strat

Black Strat David Gilmour

 

Posição: 14
Guitarra: Oldboy
Guitarrista: Tony Iommi

Informações: Feita em Birmingham pelo luthier John Diggins em algum momento entre 1975 e 1978, a guitarra foi usada pela primeira vez para fazer uns overdubs no álbum ‘Heaven and Hell” e mais tarde se tornou umas das principais guitarras do Tony Iommi. Posteriormente ele teve mais duas Jaydee SG com acabamento vermelho. Você pode notar essas outras nos vídeos “Trashed” e “Zero the Hero”. Basicamente ela foi usada em estúdio e nas turnês num período de 1980-1990.

Oldboy (Jaydee SG)

Guitarra oldboy Tony Iommi

 

Posição: 13
Guitarra: Old Black
Guitarrista: Neil Young

Informações: Neil Young foi o proprietário desta bela Gibson Les Paul 1953 desde que ele havia comprado do músico Jim Messina em 1969. Ela recebeu esse nome porque originalmente seu tampo era dourado e mais tarde recebeu uma amadora pintura preta, e ela frequentemente era uma dor de cabeça para Larry Cragg, o homem que cuidava de suas guitarras. A Old Black frequentemente desafinava e Young recusava-se a retificar os trastes – mas quando tudo estava certo – a Old Black conseguia fazer uns dos sons mais distintos da história da música.

Old Black

old black neil young

 

Posição: 12
Guitarra: Lenny
Guitarrista: Stevie Ray Vaughan

Informações: Em 1980, Vaughan se deparou com uma guitarra Fender Stratocaster 65 em uma loja de penhores em Austin, Texas, e imediatamente caiu nas graças por este intrumento vintage. Infelizmente, na época ele não tinha os U$350 que foi pedido. No entanto, sua esposa Lenora “Lenny” Vaughan, conseguiu chegar no valor necessário ao pedir $50 de cada um de seus sete amigos intimos e então conseguiu comprar esta guitarra para o 26° aniversário do front man de Double Trouble (álbum clássico do SRV). Dominado pela emoção, Vaughan ficou até tarde escrevendo uma música. Na manhã seguinte, Lenora acordou com os primeiros acordes da música “Lenny“.

Lenny

SRV Lenny guitarra

 

Posição: 11
Guitarra: Micawber
Guitarrista: Keith Richards

Informações: A guitarra chamada de Micawber é a mais conhecida de Keith, uma Fender Telecaster Blonde de 1953. Ela leva o nome de um personagem de Charles Dickens (ninguém sabe o porquê) e está com Keith desde o excelente disco Exile On Main St. Esta guitarra não tinha a sexta corda porque sempre foi mantida em uma afinação G aberto (G,D,G,B,D) da grossa para fina sem capotraste. Esta “blonde” foi modificada com um captador humbucker na posição do braço e um captador original da Tele na ponte. Você pode ouvi-la nas versões ao vivo de Before They Make Me Run, Brown Sugar, Mixed Emotions , e Honky Tonk Women. *A foto abaixo não é a mesma guitarra utilizada por keith*

Micawber

Micawber guitarra keith richards

 

Posição: 10
Guitarra: Angus Young Signature SG
Guitarrista: Angus Young

Informações: A parceria entre Angus e a Gibson já é antiga e duradoura. O primeiro modelo Signature possuia um captador projetado pelo próprio Angus Young (Angus Young Signature Humbucker) na ponte e um ’57 Classic Humbucker no braço. Outra característica marcante também era o desenho de um “devil schoolboy” na cabeça da guitarra. Este modelo é único e Angus não toca mais nem no estúdio nem ao vivo, embora mais no  começo da carreira ele tocava com esse mesmo modelo mas sem os detalhes signature. Posteriomente e recentemente, foi lançado outro modelo Signature com 2 variações de escolhas.

Angus Young Signature SG

 

Posição: 9
Guitarra: Red Special
Guitarrista: Brian May

Informações: Red Special é uma guitarra custom do guitarrista do Queen. Esta é uma guitarra construída pelo próprio Brian May e seu pai. Esta guitarra também já foi referida por outros nomes pelo Brian May como “Fireplace” ou “Old Lady”. May vinha tocando com ela desde os anos 60 tanto para álbuns quanto para apresentações ao vivo. Red Special é referente a sua coloração marrom-avermelhada. Fireplace ganhou esse nome porque a madeira utilizada para o braço da guitarra veio de uma lareira.

Red Special

Guitarra Red Special Brian May

 

Posição: 8
Guitarra: Lucy
Guitarrista: Albert King

Informações: A guitarra “Lucy” normalmente era associada com uma Gibson Flying V 1958. Ele aposentou Lucy em 1974 e começou a usar uma Flying V feita por Dan Erlewine. Albert King tinha uma grande preferência por esse modelo de guitarra, e Lucy, fez parte de uma fase de ouro do Blues da velha guarda.

Lucy

Guitarra Lucy Albert King

 

Posição: 7
Guitarra: Lucy
Guitarrista: George Harrison

Informações: Mais uma Lucy pra nossa lista! Neste caso, o nome de Lucy foi em homenagem à comediante ruiva Lucille Ball. Esta guitarra em tons de cereja foi um presentado dado por Eric Clapton à George em 1968, mas o modelo em questão é uma Les Paul ano 57. Em 1970 esta lendária guitarra foi roubada na própria casa de Geoge Harrison, e posteriormente adquirida por um músico mexicano em uma loja na California. Após uma negociação com este músico, Geoge a recuperou e ficou com ela até o dia de sua morte no ano de 2001.

Lucy

Guitarra Lucy George Harrison

 

Posição: 6
Guitarra: Blackie
Guitarrista: Eric Clapton

Informações: Em 1970, enquanto visitava uma loja de música em Nashville, Clapton deparou-se com uma prateleira de Fenders antigas. Acabou comprando seis delas por U$ 100 cada. Depois que voltou à Inglaterra, ele presenteou três destas guitarras aos companheiros roqueiros George Harrison, Pete Townshend, e Steve Winwood, e manteve as outras para si. Então Clapton decidiu fazer um experimento para ver se ele conseguiria montar uma “Super Strat” pegando as melhores partes de cada uma destas vintages. O resultado final foi a lendária “Blackie” Stratocaster, nomeada após ter recebido um acabamento preto.

Blackie

Guitarra Blackie Eric Clapton

 

Posição: 5
Guitarra: Les Paul
Guitarrista: Slash

Informações: A famosa Gibson Les Paul dourada usada por Slash é algo que até dispensa comentários. Slash é mais conhecido como o ex-guitarrista do Guns ‘N Roses. Mais tarde ele acabou saindo e fomou a sua própria banda chamada de Slash’s Snakepit e mais tarde, em 2009, ele produziu um álbum solo chamado de ‘Slash’. Agora o que torna essa guitarra tão ledendária é o fato dele ter tocado com ela o Appetite For Destruction’s. Entre as músicas mais famosas estão: Sweet Child O’ Mine, Paradise City & Welcome To The Jungle!

Les Paul Slash

Guitarra Les Paul SLAH

 

Posição: 4
Guitarra: Lucille
Guitarrista: B.B. King

Informações: Uma noite na década de 1950, B.B. King estava tocando num salão de dança em Twist, Arkansas. Naqueles dias, não era incomum acender um barril de querosene para manter o edifício quente. Infelizmente, naquela noite, uma briga entre alguns habitantes “fanfarrões” e o barril de querosene foi derrubado, causando um grande incêndio.

Salvo no lado de fora, B.B. King percebeu que havia deixado a sua querida guitarra lá dentro. Rapidamente ele entrou lá dentro para salvar a sua Gibson antes que o teto desabasse. Mais tarde, foi revelado que foram homens que tinham brigado por uma mulher chamada de Lucille os responsáveis pelo incêndio. A partir desse momento B.B. batizou todas as suas históricas guitarras de “Lucille”, para lembrar-lhe de nunca brigar por uma mulher.

Lucille

Guitarra Lucille

 

Posição: 3
Guitarra: Frankenstrat
Guitarrista: Eddie Van Halen

Informações: Os músicos do mundo todo por durante muito tempo debateram para saber qual guitarra merecia o título de melhor do mundo, se Gibson ou Fender. Eddie Van Halen o front man do Van Halen simplesmente combinou as duas marcas para formar a épica guitarra chamada de Frankenstrat. Nos anos 70, Eddie comprou por 50 dólares um corpo de guitarra em ash com acabamento natural, um valor baixo porque o corpo apresentava um nó muito grande na madeira. Mais tarde ele achou um braço feito em maple que lhe custou 80 dólares, somando assim ao todo em U$130. Depois disso, Eddie usou tudo que tinha a sua disposição, incluindo tinta para bicileta, fita adesiva e cera para dar à Frankenstrat um visual único. O guitarrista ainda cortou um velho disco de vinil para servir de escudo. “Franken” faz jus ao seu nome.

Frankenstrat

Frankenstrat Eddie Van Halen

 

Posição: 2
Guitarra: Gibson de Braço Duplo
Guitarrista: Jimmy Page

Informações: Jimmy Page já fez muitas pessoas pensarem que ele era um Et por poder tocar em uma guitarra com 2 braços. Jimmy usou a sua cherry Gibson EDS-1275 quando tocou ao vivo “Stairway to Heaven”, então ele não precisava parar ao trocar de uma guitarra de 6 cordas por outra de 12 cordas. Outras ocasiões onde ele usava essa guitarra em performances ao vivo eram: “The Song Remains The Same”, “Gallows Pole”, “Tangerine” e “The Rain Song”, assim como também pode ser visto no concerto “The Song Remains the Same”. Page usou a EDS-1275 quase que exclusicamente para tocar ao vivo, a única exceção foi na faixa “Carouselambra“, no álbum de 79 chamado de “In Through the Out Door“.

Gibson EDS-1275

Guitarra Gibson braço duplo

 

Posição: 1
Guitarra: Woodstock Strat
Guitarrista: Jimi Hendrix

Informações: Em seu curto período de vida, Jimi Hendrix foi capaz de sozinho, mudar o som do rock para sempre através de seu estilo inovador de tocar guitarra e talento único. Com uma performance intensa, Hendrix era conhecido por “sacrificar” suas guitarras ao iluminá-las com as chamas do fogo. Felizmente, a sua Stratocaster Branca que ele tocou durante a sua versão histórica de “Star-Spangled Banner” no Woodstock foi poupada deste destino ardente.

Após a sua morte, em 1970, esta guitarra foi guardada até que um dia ela foi vendida para o co-fundador da Microsoft o Paul Allen por U$ 1.3 milhões.

Woodstock White Strat

Woodstock Fender Jimi Hendrix

Então é isso galera, caso vocês tenham mais informações a compartilhar ou alguma opinião a acrescentar, mande o seu recado.

Algumas fontes interessantes de pesquisa e curiosidade sobre guitarras famosas:

– http://www.iconicguitar.com/
– http://www.celebrityrockstarguitars.com/
– http://www2.gibson.com/Gibson.aspx

 

Comentários

  1. sergio diz

    Legal o site. Backingtracks, espetaculares. Tablaturas, aulas, ótimo. Só esqueceram de citar o baixo do paul maccartney como uma guitarra famosa. rsrsrs
    Abraços.

    • diz

      Olá sergio, eu pensei em citar esse contrabaixo do Paul também, e um outro violão também, mas dai resolvi deixar pra uma outra matéria a parte :)

  2. garanhao italiano diz

    errado! a mesma que do The edge (U2) é a mesma do James Hitfild (Metallica). o modelo é o mesmo mas o fabricante ai sim é outro.

  3. vinicius diz

    é interresante artigo só umas duas coisas acho q faltou a primeira guitarra do jack white (a semi acustica)me descupe se eu não vi mas falto a guitarra do Kirk hammett do metallica

  4. aninha diz

    claro ,a White Strat é a melhor mesmo .a minha primeira guitarra era branca tambem, sempre curtir essas stratos se adaptam muito fácil á diversos timbres

  5. Eduardo diz

    Slash tocava ou toca com uma Les Paul 57 Goldtop e pra mim ela é uma das mais bonitas… competindo com a old black – to babando na goldtop que pra mim é sensacional

  6. BRENO diz

    Erradoo! absurdoo!… Slash ñ usou a gibson tabacoburst pra tocar o ”appetite for destruction”, a guitarra usada pra tocar grande parte desse album, foi uma réplica da guibson feita por um luthier encomendado por Slash, á pra ver claramente essa guitarra no clipe de sweet child ‘o mine! essa guitarra da foto foi feita bem depois da gravação de appetite for destruction!

  7. MPForest diz

    Só corrigindo, embora eu divirja em muitas coisas nessa lista (é pra classificar o guitarrista ou a guitarra? porque a strato do hendrix é quase a mesma que a do SRV), mas Randy Rhoads jamais tocou no Black Sabbath. Randy era guitarrista do Ozzy, em sua carreira solo após ser expulso do Sabbath pelo Tonny. aliás, Tonny é filho de brasileira, conforme informa em sua autobiografia. Aliás a foto da strato do Hendrix tá errada, ela continha dois tons de branco, sendo seu corpo meio esverdeado e o escudo branco gelo. Nem é fender a guita da foto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


oito − = 3