Quais as melhores cordas de guitarra?

O que diferencia as cordas de guitarra uma das outras?

melhores cordas de guitarraOs guitarristas que levam a sério a idéia de sempre buscar um bom timbre na sua guitarra estão sempre de olho nas melhores marcas de cordas para guitarra. Algumas cordas de guitarra reproduzem um som fino e metálico, e em outros casos um som mais plano com uma sonoridade mais branda. Além do som, há outros fatores que tornam algumas cordas de guitarra melhores do que as outras. Um fator importante é a sua durabilidade. A idéia é quanto mais elas resistirem, melhor será, e menos tempo com a incômoda situação de ter que trocá-las.

Alguns tipos de cordas de guitarra elétrica transmitem a sensação de suavidade em seus dedos enquanto outras têm uma sensação mais dura. Com certeza rola muita preferência pessoal nessa discussão mas no final, geral possuem opiniões unânimes sobre as melhores marcas de cordas de guitarra. Este artigo sobre cordas de guitarra irá apresentar a você algumas das cordas da mais alta qualidade no mercado e contar um pouco sobre cada modelo para te dar uma melhor noção sobre o assunto.

Quanto mais cara melhor?

Às vezes na vida, as coisas que custam mais dinheiro são melhores do que as variedades mais baratas do mesmo produto. Às vezes, isto não se aplica, mas de um modo geral, este ditado aplica-se certamente às cordas de guitarra. Aquelas cordas que estão la no finalzinho da prateleira que custam apenas alguns reais são geralmente (mas não sempre) as cordas que quebram rapidamente, ásperas em suas mãos e perdem o seu tom com pouco tempo de uso. Algumas das cordas de guitarra que serão abordadas neste artigo serão duas ou três vezes mais caras do que outras cordas você pode estar acostumado a comprar, mas você está aqui para conhecer as melhores, então são as melhores as melhores cordas de guitarra que você vai conseguir.

Cordas de guitarra Revestidas:

Esta é uma grande inovação em se tratando de cordas de guitarra. Elas um pouco mais caras do que as cordas convencionais, mas elas prometem um tom melhor, uma vida mais longa e mais suáveis de tocar. Nota-se que a sua popularidade está crescendo entre os guitarristas então dá para sentir que elas cumprem com seu dever. Vamos ver algumas marcas famosas de cordas de guitarra revestidas.

  • Elixir – Esta é a empresa responsável por trazer esse tipo de corda ao mercado. Em 1995, eles decidiram tocar um projeto já que não tinham visto nenhuma mudança em décadas e resolveram aperfeiçoar. Eles estavam tentando chegar a uma forma de reduzir a quantidade de resíduos que os guitarristas deixavam conforme tocavam. Estes resíduos incluem óleos, sujeira, suor e pele morta, e é responsável pela corrosão de metais em suas cordas fazendo com que percam o seu tom e eventualmente causando um rompimento delas. Os engenheiros da Elixir introduziram algo chamado de politetrafluoretileno que serve de revestimento nas cordas. Depois de muita pesquisa e testes de qualidade, a empresa chegou a uma fórmula até conseguir esse truque. Essas cordas de guitarra são de três a cinco vezes mais duráveis do que as cordas tradicionais, e um som fantástico.
  • Ernie Ball – Em 2008, a lendária companhia Ernie Ball entrou no jogo das cordas revestidas. Sua técnica difere um pouco das cordas Elixir porque as cordas da Ernie Ball possuem uma fina camada de esmalte. Isso proporciona um som um pouco diferente e eu sinto que muitos guitarristas gostaram.
  • DR Strings – O pessoal da DR Strings quebraram um pouco o paradigma das cordas revestidas e trouxeram um pouco de diversão para nós. Essas cordas de guitarra são encontradas em uma variedade de cores e escalas. Isso mesmo. É possível ter um set de cordas rosas, assim como verde, branco, vermelho, preto e azul. Daí vai do gosto de cada um hahaha.

Cordas de guitarra feitas de Níquel:

Antes de surgirem as cordas revestidas, as cordas de níquel eram as melhores opções na praça. Alguns guitarristas ainda preferem o som e a textura dessas cordas.

  • D’Addario Pure Nickel Round WoundEssas cordas trazem um pouco do rock and roll raíz dos anos 50 em seus sets, quando os fios de níquel puro eram a norma.
  • Dean Markley Jimi Hendrix – Quando um conjunto de cordas possuem a foto do Jimi Hendrix na capa, você provavelmente não pode estar errado. Essas cordas são puras dos anos 60, antigas, de ótima qualidade e aquele inegável som de níquel.

Cordas de guitarra feitas de Aço:

As cordas de aço podem ter caído em desuso ao longo dos anos, assim como as cordas de níquel conforme os guitarristas descobriram as cordas revestidas. mas elas foram as cordas padrão por muito tempo e ainda constituem uma grande fatia do mercado de cordas.

  • D’Addario ProSteels Round Wound – Estas cordas de guitarra provêm de força extra e mantêm o amor de muitos guitarristas por cordas de aço. As ligas de aço inoxidável estão aí para ajudar na vida útil das cordas e resistir à corrosão.
  • Ernie Ball – A Ernie Ball já fez várias cordas de aço inoxidável incluindo as escolhas de Slinky e Super Slinky. As variações são sutis, assim você vai ter que experimentá-las para ver qual o modelo que funciona melhor para você.

Cordas de guitarra: Considerações Finais

De fato há muitas opções para você, mas a maioria dos guitarristas escolhem aquelas cordas que eles mais gostam, se sentem à vontade e se adaptam rapidamente a elas. É uma boa idéia já que ficar trocando constantemente as cordas em sua guitarra pode afetar no seu desempenho. Experimente algumas, e quando finalmente encontrar uma de seu agrado, é uma boa dica ficar com ela. Em suma, seriam essas as principais cordas de guitarra.

Artigo sobre Quais as melhores cordas de guitarra? editado e escrito por JP – PortalMúsica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 1 = seis