Teoria musical para iniciantes

Este artigo sobre teoria musical para iniciantes será voltado para aqueles que não tem nenhuma noção de teoria musical nem tão pouco estão acostumados com o termo, portanto, falaremos do assunto de forma simples e detalhada. Acreditamos que através de um mínimo de conceitos básicos sobre teoria musical o estudante poderá obter repertório suficiente para prosseguir no estudo musical.

É de grande importância que, no final deste artigo sobre teoria musical para iniciantes, o aluno tenha compreesão total e absoluta sobre o que foi estudado e que não restem dúvidas para poder se aprofundar sobre esse assunto da teoria musical. Caso for no seu interesse, visite este outro artigo sobre a história das notas musicais!

Teoria musical para iniciantes

TOM E SEMITOM

Como vimos, a música ocidental possui um sistema compostos por 12 sons (notas) diferentes: sete notas naturais e cinco acidentais. Para se obter uma relação concreta entre os sons musicais foi criadaa uma unidade de medida, chama de Tom.

Tom é a unidade de medida musical, e é usado para determinar a distância sonora entre os sons musicais.

O TOM pode ser dividido em duas partes, que recebem o nome de SEMITOM. O Semitom, além de representar a metade da unidade padrão, também é a menor medida possível entre os sonos do nosso sistema musical. Para que fique claro, vamos explicar novamente utilizando comparações com outros métodos mais comuns do nosso cotidiano. Para se conseguir uma relação entre notas que tornasse possível a manipulação dos sons, foi criada uma medida de altura (grave e agudo) das notas. Essa medida possui uma unidade a que se deu o nome Tom. O Tom é simplesmente a medida dos sons em música, assim como temos o metro para medir as distâncias, o quilograma para medidas de peso e os minutos para medir o tempo, o Tom irá medir as frequências sonoras, ou seja, através da altura do som se estabelecerá uma nomenclatura. Então, o Tom é a distânia existente, por  exemplo, entre as notas Dó e Ré -  entre outras, como veremos logo adiante. Sendo que o mesmo pode ser dividido em duas partes, que serão chamadas de SEMITOM. O Semitom é o menor espaço existente entre dois sons musciais e essa é a medida que ocorre entre as casas da guitarra, ou seja, de um traste para outro.

O semitom é o menor intervalo possível entre dois sons musicais.

Falamos até agora dos setes sons naturais! Agora iremos tratar dos outros cinco sons a que nos referimos como Acidentes Musicais.

ACIDENTES MUSICAIS

Acidentes Musicais são as notas formadas através da utilização dos Sinais de Alteração. Estes Sinais simbolos que, quando colocados juntos de alguma nota natural, irão alterar a sua frequência (altura) criando assim o Acidente Musical. Portanto, os Sinais de Alteração ou Acidentes Musicais alteram a frequência das notas naturais, sendo que na grafia o seu nome não mudará. Essas mudanças podem acontecer de duas maneiras: Bemois ( b ) e Sustenidos ( # ).

BEMOIS E SUSTENIDOS

Essas alterações têm o objetivo de movimentar a frequência das notas para que elas possam assumir outros contextos musicais. Bemóis e Sustenidos são as alterações na frequência, que se pode fazer em algumas notas naturais, essas alterações ocorrem de forma oposta, da seguinte forma:

Bemol (b): Reduz a frequência das notas em um SEMITOM, ou seja, faz o som da nota ficar mais grave, após receber a alteração, em um SEMITOM.
teoria musical para iniciantes

 

 

 

 

 

 

Sustenido (#): Eleva a frequência das notas em um SEMITOM, ou seja, faz o som da nota ficar mais agudo, após receber a alteração, em um SEMITOM.

teoria musical para iniciantes

 

 

 

 

 

Os acidentes musicais alteram as notas da segunte maneira:

Nota Sol = quando colocamos a alteração b, temos Solb.
Nota Sol = quando colocamos a alteração #, temos Sol#.

Ou ainda, podemos visualizar de forma inversa:

Nota Solb = é a nota Sol (natural) que recebeu um Acidente b, e portanto ficou um Semitom mais grave.
Nota Sol# = é a nota Sol (natural) que recebeu o Acidente #, e portanto ficou um Semitom mais aguda.

Temos ainda mais duas formas possíveis derivadas das primeiras.
Dobrado Bemol (bb): abaixa a altura da nota musical em um tom, ou seja, reduz a frequência das notas em um TOM.

teoria musical para iniciantes

 

 

 

 

 

 

Dobrado Sustenido (##): aumenta a altura da nota musical em um tom, ou seja, eleva a frequência da nota em um Tom.

teoria musical para iniciantes

 

 

 

 

 

Solbb = Sol dobrado bemol, nota Sol diminuta de dois SEMITONS (um Tom).
Sol## = Sol dobrado sustenido, nota Sol acrescida de dois Semitons (um Tom).

Em resumo:

Bemol (b) = Reduz a nota em meio tom.
Sustenido (#) = Eleva a nota em meio tom.
Dobrado bemol (bb) = Reduz a nota em um tom.
Dobrado sustenido (##) = Eleva a nota em um tom.

É isso então pessoal, espero que este artigo sobre teoria musical para iniciantes possa ter esclarecido melhor as suas dúvidas!

Artigo sobre Teoria musical para iniciantes escrito por JP.

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

Um Comentário para “Teoria musical para iniciantes”

  1. thaynna disse:

    gostei do site me ajudou muito

Trackbacks/Pingbacks


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook