Teoria Musical: Entenda O Pentagrama Musical (Pauta)

Olá, neste artigo sobre Pentagrama Musical ou Pauta Musical, vamos explicar para você o que é um pentagrama musical, que é uma parte bem importante no contexto da teoria musical.

Notação Musical: O que é um pentagrama musical?

Em música, os sons são representados graficamente por sinais conhecidos como notas. Por sua vez, esses nomes de notas não serão suficientemente complexos para representar o som, pois o nome da nota nos dá apenas uma das qualidade do som musical, deixando de lado outras como a duração da nota, o timbre a intensidade e etc…Esta forma de escrita da música recebe o nome de Notação Musical.

A Notação Musical mais comum é o Pentagrama Musical e, como o próprio nome já diz, o mesmo é composto por cinco linhas – e, consequentemente, por quatro espaços. O pentagrama pode ser também chamado de Pauta, ou Pauta Musical.

pentagrama musical

 

 

 

 

As linhas são contadas de baixo para cima. Nas linhas e nos espaços é que se escrevem as notas presentadas dos sons musicais. É nas linhas e nos espaços do pentagrama que escrevemos as notas musicais. De acordo com a posição da nota no pentagrama, saberemos se o som é agudo ou grave. Essa escrita se dá através de símbolos que chamamos de Figuras Musicais. Essas figuras musicais irão representar, além da altura, a duração das notas, como veremos mais adiante. Para o momento, o importante é termos em mente que nessas linhas e espaços iremos escrever os sons.

As linhas e espaços naturais da pauta não são suficientes para que possamos escrever todos os sonos, por esse motivo, podemos escrever além da pauta, tanto para baixo (sons mais graves) quanto  para cima (sonos mais agudos). A isso damos os nomes de Linhas Suplementares Inferiores e Linhas Suplementares Superiores.

Por essa consequência, temos os Espaços Suplementares Inferiores e Superiores, que são escritos respectivamente abaixo e acima do Pentagrama Musical. O uso dessas Linhas e Espaços Suplementares não é limitado, contudo, não é costume utilizar mais de cinco delas.

pauta musical

Obs.: A numeração das linhas e espaços suplementares cresce ao se afastar da pauta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para se nomerar uma nota escrita no pentagrama é necessário uma referência, a qual damos o nome de Clave. Por enquanto, vamos nos limitar à Clave de Sol.

Nesta Clave, nosso referencial será a nota sol na 2ª linha. Nos espaços e nas linhas, ascendentes ou descendentes. Vamos de acordo com a ordem já mencionada nomear as notas sucessivamente. Portante teremos:

entender pentagrama musical

Nos artigos posteriores sobre teoria musical explicarei sobre as figuras musicais e os tipos de compassos, fique ligado! Espero que tenham entendido bem sobre o Pentagrama Musical ou simplesmente Pentagrama.

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

10 Comentários para “Teoria Musical: Entenda O Pentagrama Musical (Pauta)”

  1. Michely Brito disse:

    Amei, gostei muito sou professora e gostei da metodologia de vcs.
    Fica facil para o aluno entender.
    Obrigada …

  2. maria jose braga afonso disse:

    olha não leva a mal querido, mas não entendi nada.

  3. tai111 disse:

    gostei muiiiiito super imterecante

  4. helena baschera disse:

    ola,, nao estou entendendo os riscos em cima ou em baixo das notas, me explica melhor grata

  5. muito maravilhoso essa pagina blz!!!!!!!!!

  6. eu adorooooo musica e mega legal:):):):):):):):) adoroooooo

  7. Antonio disse:

    PENTAGRAMA CONSIDERAMOS DA SEGUINTE MANEIRA 1;PRIMEIRO 2;BI 3; TRI 4;TÉTRA 5;PENTA CINCO LINHAS QUATRO ESPAÇOS CADA LINHA UMA GRAMA 5 LINHA UM PENTAGRAMA

  8. ana de gouveia disse:

    gostei da explicação do que eu precisava,tenho dificuldade devido a idade ,estudo teclado ,obrigada

Trackbacks/Pingbacks


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook