Técnicas para mão direita para tocar contrabaixo

Para um baixista, ter um bom controle de técnicas para mão direita na hora de tocar o contrabaixo é algo imprescindível. Isso é um caminho básico para se tornar um bom baixista. Neste artigo, iremos abordar algumas técnicas populares para mão direita assim como abordagens menos comuns de se ver por aí (com levadas diferenciadas).

Técnicas para mão direita para tocar contrabaixo

Palheta

Muitos baixistas usam a palheta para fazer o pluck em vez de usar os dedos. Querendo ou não, usar a palheta para tocar contrabaixo é uma questão de preferência – se você sente que tem mais controle na hora de tocar com uma palheta, então use-a! Com uma palheta você consegue obter uma tonalidade mais high end no seu baixo. Alguns baixistas  que usam palhetas incluem: Mike Gordon (Phish), Mark Hoppus (Blink 182), e Jason Newsted (Metallica).

Dois Dedos

técnicas para mão direita

Sem dúvida, o estilo mais comum de tocar é usar os dois dedos para “andar” na corda. Para este estilo, você usa os dedos para fazer o pluck na corda conforme desejar. Baixistas que usam este estilo incluem: Meshell Ndegeocello (solo), Jaco Pastorious (Weather Report), Jesse Murphy (The Brazilian Girls), Arthur Maia e por aí vai..

tocar baixo

Três Dedos

O estilo de três dedos é muito menos utilizado, basicamente, em vez de usar dois dedos, você pode usar até três. Este estilo é ótimo para quem estiver tocando em rápidas tercinas ou adicionando algumas notas rápidas. Baixistas que usam este estilo incluem: John Myung (Dream Theater) e John Entwistle (The Who).

Técnicas para mão direita para tocar contrabaixo

Tapping

Essencialmente, o Tapping que é tocado em um guitarra é muito parecido com o Tapping que é tocado num baixo. Este método é uma grande técnica de se usar durante os solos, e curiosamente, durante em canções estilo balada. O tapping é usado por uma infinidade de baixistas.

tapping no contrabaixo

Slap e Pop

Essas duas técnicas são muito utilizadas em gêneros como o funk, que consistem em tocar a corda com o polegar e fazer o pluck com os dedos. O Slap e o Pop são usados por inúmeros baixistas também, entre eles um dos mais conhecidos é o Flea.

Slap e Pop contrabaixo

Double Thumb

Esta já é uma técnica mais rara de encontrar criada pelo Victor Wooten. Wooten usa o seu polegar mais como uma palheta para executar upstrokes e downstrokes (batidas pra cima e batidas pra baixo). Aliado a isso, ele também faz um Pop na corda com seu indicador e dedo médio. Com o Double Thumb, Wooten consegue tocar de forma muito rápida e limpa.

Incrível técnica de Bill “The Buddha” Dickens

Bill Dickens tem uma técnica onde consegue fazer tanto o tap, slap e o pop  ao mesmo tempo. Por exemplo, Bill pode fazer um tap na corda E no quinto traste, e então fazer um slap ao mesmo tempo na mesma corda, tap uma oitava a cima, e então fazer o pluck. Completando todas essas etapas em sucessão, Dickens é capaz de tocar com rapidez relâmpago.

Fique com o vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três + 8 =