Técnicas de guitarra: Tapping com um dedo

Olá, neste artigo sobre o tapping com um dedo, vamos mostrar vários exemplos e exercícios para você poder estudar e praticar. O Tapping consiste em usar um ou dois dedos da mão direita tocando nota sobre a escala. Para executar essa técnica popularizada por Eddie Van Halen, o mais comum é a utilização de um dedo – na maioria das vezes, o médio (2). Mas você também pode tocar com os dedos 3 e 4 da mão direita. No começo você terá um pouco de dificuldade, pois primeiro deverá fortalecer os dedos e acostumá-los a esses novos movimentos. É comum também o uso do hammer-on com o dedo 1 da mão esquerda em frases nas quais, muitas vezes, não usamos palhetadas. Esse esforço é recompensado pela grande variedade de sons e idéias novas que irão surgir conforme você for tocando o tapping com um dedo.

Neste artigo vamos focar somente no tapping com um dedo. Posteriormente faremos um artigo sobre o tapping com dois dedos. Muito bem, as notas tocadas com a mão direita estarão marcadas com um círculo, o número do dedo a ser usado estará indicado acima da tablatura.

Técnicas de guitarra: Como fazer tapping com um dedo

tapping com um dedo

 

 

 

 

 

 

 

Tapping com padrão na Petantônica E menor:

Exemplo 1

tapping com um dedo

 

 

 

 

 

 

 

tapping com um dedo

 

 

 

 

Os exemplos a seguir são arpejos de G maior em suas três inversões. Note que, por trabalharmos com saltos de cordas, podemos usar tanto as três cordas pares quanto as três cordas ímpares. Os exemplos são dados nas cordas pares. Repita a idéia com tríades menores, aumentadas, diminutas, sus 4 e sus 2. Observe que nenhuma nota é palhetada. Use sempre hammer-ons nas mudanças de corda.

Exemplo 2

tapping com um dedo

 

 

 

Exemplo 3

tapping com um dedo

 

 

 

 

 

Exemplo 4

tapping com um dedo

 

 

 

 

 

Agora, um exemplo muito comum em escalas amplicado à tríade de Am.  Para executá-lo, usaremos a mesma concepção dos exemplos anteriores.

Exemplo 5

tapping com um dedo

 


 

 

 

 

Exemplo 6

tapping com um dedo

 

 

 

 

 

 

Exemplo 7

tapping com um dedo

 

 

 

 

 

 

 

Agora uma idéia similar às anteriores, numa outra abordagem. Note que o padrão melódico se move de três em três notas enquanto o rítmico se move de quatro em quatro, dando a sensação de polirritmia.

Exemplo 8

tapping com um dedo

 

 

 

 


tapping com um dedo

 

 

 

 

 

 

 

 

A seguir, o arpejo de Em7 tocado com tapping. Atenção para os saltos de cordas. A mesma idéia pode ser aplicada ao grupo de cordas pares. Lembre-se de aplicá-la em todos os tipos de tétrades.

Exemplo 9

tapping com um dedo

 

 

 

 

 


 

Alguns padrões com a idéia citada nos últimos exemplos.

Exemplo 10

tapping com um dedo

 

 

 

 

 

 

 

Os próximos 2 exemplos são construídos sobre a escala pentatônica menor:

Exemplo 11

tapping com um dedo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo 12

tapping com um dedo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pessoal espero que vocês tenham entendido bem esta lição, e que dê para praticar bastante o tapping com um dedo.

Comentários

  1. kleiton diz

    muito bom .bacana mesmo assim não só eu como outros aprendizes da musicas terão a oportunidade de aprender e explorar melhor
    as tecnicas magicas da guitarra valew .

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


seis × 7 =