Técnicas de guitarra: Como fazer o tapping com dois dedos

Olá, dessa vez vamos escrever sobre o tapping com dois dedos, se enquadrando portanto como two-hand tapping ou two-handed tapping. Anteriormente eu havia escrito sobre Tapping com um dedo, com vários exercícios diferentes para você treinar essa importante técnica de guitarra. Porém, faltou explicar alguns conceitos mais básicos sobre o tapping, para aqueles que ainda estão em dúvida. Então vamos lá.

O que é o Tapping?

Resumidamente, o Finger Tapping, ou simplesmente o tapping, é nada mais do que uma técnica usada por guitarristas quando eles dão pequenas batidas de leve (tap) ou marteladas com seus dedos para tocar uma nota ou um riff, sem usar a palheta. O Tapping faz com que as notas liguem-se entre si fazendo com que soem muito mais rápidas.

One Handed Tapping

One Handed Tapping é o conceito usado acima, mas usando somente uma mão. No caso, quando for one handed, usa-se somente a mão do traste ou a esquerda.

Two-Hand Tapping

Também é essencialmente a mesma coisa descrito acima, mas usando as duas mãos. Esta é uma técnica um pouco mais difícil, pois você tem que coordenar as duas mãos ao mesmo tempo.Você vai descobrir também que o timing será um um problema nas primeiras vezes que tentar essa técnica – este problema é eliminado com a prática conforme você adquire memória muscular dos movimentos e também melhora a sua coordenação. O Two hand tapping é uma variação difundida por Stanley Jordan, podendo  ser tocada até com 9 dedos ao mesmo tempo, geralmente uma mão para a base e a outra para o solo. Mas no nosso caso focaremos no tapping com dois dedos, ou two-hand tapping tocado com dois dedos.  Este é outro jeito de tocar o tapping com as duas mãos usando um ou dois dedos:

Onde colocar a palheta enquanto toca o tapping com dois dedos?

Nas fotos abaixo podemos observar as várias maneiras de colocar a palheta enquanto você toca o tapping, mas na foto superior direita é uma sugestão de quando tocar o tapping com dois dedos.

tapping com dois dedostapping com dois dedos

 

 

 

 

tapping com dois dedostapping com dois dedos

 

 

 

Quando usamos o tapping de um dedo só, a mão direita tende a ficar mais de lado, com a ponte do dedo virada para a pestana da guitarra. No caso do tapping com 2 dedos ou 3, mantenho a posição da mão parecida com a da esquerda, com a ponta dos dedos quase virado pra baixo. Os movimentos dos dedos também imita o da mão esquerda, puxando as cordas para dentro da mão (ao invés de empurrá-las para fora).

O dedo da mão direita a ser utilizado será indicado sobre a tablatura. Costumo usar intervalos de quintas com esse tipo de técnica, em razão da naturalidade com que se posicionam os dedos da mão direita.

tapping com dois dedos

 

 

 

 

 

 

 

 

tapping com dois dedos

 

 

 

 

tapping com dois dedos

 

 

 

 

 

 

 

tapping com dois dedos

 

 

 

 

O próximo exemplo é uma brincadeira com intervalos de quintas e justas.
Nele você terá que trocar a posição das mãos direitas e esquerdas.

tapping com dois dedos

 

 

 

 

tapping com dois dedos

 

 

 

 

Abaixo, algumas tétrades tocadas dentro da mesma concepção.
Lembre-se de que elas podem ter seus intervalos modificados originando outros tipos.

tapping com dois dedos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

tapping com dois dedos

 

 

 

 

 

 

 

tapping com dois dedos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

tapping com dois dedos

 

 

 

 

 

 

 

 

tapping com dois dedos

 

 

 

 

 

 

 

tapping com dois dedos

 

 

 

 

Com esta técnica podemos tocar o arpejo diminuto de várias maneiras e remeter àquela sonoridade neoclássica já bastante usada.

tapping com dois dedos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora vamos ver um exemplo dessa técnica sendo tocada em escala cromática. O estudo desta escala ajuda o desenvolvimento da técnica. Nenhuma nota será palhetada.

tapping com dois dedos

 

 

 

 

 

 

 

tapping com dois dedos

 

 

 

 

 

 

 

Bom galera, enfim, são bastantes exercícios para você praticar o tapping com dois dedos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 × = setenta dois