Solos Clássicos: Little Wing

Iremos iniciar esta semana dando continuidade a nossa série de artigos sobre Solos Clássicos para guitarra. O primeiro artigo da série mostra como tocar o solo da música Beat It, criado por Eddie Van Halen. Hoje, escolhemos o solo da música Little Wings de Jimi Hendrix.

Esta belíssima canção é um dos ápices da carreira de Hendrix, em que beleza e sensibilidade atingiram seu grau máximo. O mais curioso é que esse solo inacreditável era, na opinião de Chas Chandler – ex-baixista do The Animals (o primeiro empresário e, de certa forma, o descobridor do guitarrista), apenas um dos muitos que Hendrix testou para o tema. Ele dizia que a mais bela versão do solo acabou sendo ignorada pelo próprio Hendrix, não muito satisfeito com o som obtido.

Solo da música Little Wing, de Jimi Hendrix

Solo da música Little Wing de Jimi Hendrix 1Solo da música Little Wing de Jimi Hendrix 2

A música está sobre o campo harmônico de Mi menor e a escala mais utilizada por ele foi a pentatônica que, neste caso, está em Mi menor. Um ponto marcante na técnica de Hendrix era o uso de bends, reverse bends e slides. Repare que no primeiro compasso existe um bend da 12a casa para a 15a, um slide que deve ser feito com o dedo 1 para que soe igual ao original. No terceiro compasso, aparece o primeiro reverse bend (técnica de tocar um bend ao contrário, ou seja, primeiro você da o bend sem executá-lo, toca a nota e retorna em seguida ao seu suposto ponto de partida).

Um outro fato interessante aqui é um compasso binário que aparece no meio do solo, no qual Hendrix tocava a 12a casa da guitarra em harmônicos e com o uso da alavanca. Muitas dessas frases são utilizadas por vários guitarrista até hoje. Outro ponto importante é que sua guitarra deve estar afinada meio tom abaixo.

Espero que tenham gosto da transcrição completa do solo de Little Wing, do mestre Jimi Hendrix. Até o próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


nove + = 18