Slide Guitar: Como tocar guitarra com slide

guitarra slideSlide guitar ou bottleneck guitar é uma técnica de guitarra, onde, ao invés de usar os dedos para tocar as cordas, um objeto (com a forma de um gargalo de garrafa) é encostado suavemente nas cordas. A palavra “slide” que significa “deslizar” é um nome muito apropriado para a técnica, pois este objeto que chamamos de slide é deslizado pelas cordas, produzindo um som muito próprio, devido a maneira como se formam as notas reproduzidas. A técnica pode ser utilizada para obter tons exatos, mas também tons falsos. Guitarristas que tocam slide muitas vezes preferem um violão de aço, ou uma guitarra feita para esse propósito.

Como tocar guitarra com slide: Uma breve história

duane allmanA técnica de slide teve seu início no instrumento de brinquedo conhecido como  “Arco Diddley”, um instrumento de corda africano com apenas uma corda. A técnica se tornou popular por causa de artistas de blues afro-americanos que utilizaram a técnica de slide. Sylvester Weaver foi o primeiro guitarrista a gravar um solo usando slide guitar. Mais tarde, cada vez mais artistas começaram a usar a técnica de slide guitar em seus CDs. Anos depois, Duane Allman, considerado um homem muito importante para a técnica de slide, trouxe a técnica para o rock, entre outros. Em 1971, Duane lançou um CD (“Layla and other Assorted Love Songs) com Derek e os Domino’s. Lá, ele demonstrou suas habilidades com slides e mostrou o quão legal essa técnica pode ser.

coricidinAllman sempre tocou slide guitar usando uma garrafa vazia, de um remédio conhecido como Coricidin, que colocava sobre o seu dedo anelar. Seu uso acabou popularizando este objeto e outros guitarristas de slide, como Bonnie Raitt, Rory Gallagher e o guitarrista do Lynyrd Skynyrd, Gary Rossington, também utilizaram essas pequenas garrafas em suas performances de slide guitar. Hoje em dia, este remédio não possui mais este formato de garrafa, que é tão bom para fazer slides, porém, apesar das originais estarem fora de produção, há réplicas sendo produzidas ainda.

Como tocar guitarra com slide: Tipos de slides

slides para guitarraPara tocar guitarra slide você deve primeiro comprar um slide. Slides são produzidos de todos os tipos de materiais. Hoje em dia pessoas ainda utilizam o gargalo de uma garrafa de vidro, mas também tubos de aço inoxidável ou tubos de cromo ou latão. Um slide tem normalmente entre 2,5 e 5 centímetros de comprimento e cerca de 2 centímetros de diâmetro. Slides de porcelana e cerâmica também são usados por causa de sua capacidade de absorver o suor dos dedos. As pessoas também usam barras de aço, apoiadas através das cordas e seguradas pelos dedos da mão esquerda. Até mesmo as lâminas das facas são usadas como slides. A razão pela qual existem todos esses tipos diferentes de slides é por causa de seu som. Cada material tem seu próprio som.

Uma guitarra convencional pode ser usada para tocar guitarra slide. A maioria das pessoas prefere aumentar a altura das cordas quando vai tocar guitarra com slide. Esta mudança faz com que o slide deslize mais fácil, porém, pressionar as notas fica mais difícil. Quando quiser tocar com slide e também com os dedos, é interessante não aumentar muito a altura das cordas. A guitarra havaiana (lap steel) e a guitarra pedal steel são tocadas em posição horizontal e é muito comum se ver músicos utilizarem o slide neste tipo de guitarra. Guitarras ressonadoras, como o dobro, são utilizadas com bastante frequência em conjunto com slides. Estas guitarras são normalmente tocadas na maneira convencional. Na forma convencional de tocar geralmente utiliza-se um slide em forma de tubo, enquanto os que tocam a guitarra deitada geralmente utilizam barras sólidas, ou “balas”. Estas “balas” têm uma pegada mais aderente devido ao fato de que a mão não vai debaixo do pescoço do instrumento.

Como tocar guitarra com slide: A técnica

slide guitarAo tocar guitarra com slide, o slide suavemente toca a corda e as cordas não podem bater nos trastes. Sua posição é paralela ao traste, dependendo da nota que você quer tocar. A tonalidade da corda pode ser alterada deslizando o slide para cima ou para baixo, ao longo do braço da guitarra. A localização exata cabe a quem está tocando, mas, para os iniciantes, pode ser bom ficar exatamente acima do traste, porque assim terá certeza de reproduzir um tom agradável. Para os guitarristas de nível mais avançado, os trastes são apenas uma ferramenta visual e nada mais. Confie nas suas habilidades!

Como tocar guitarra com slide: Vibrato

A técnica de vibrato é muito fácil com um slide, basta mover o slide para cima e para baixo aos poucos. Por causa da liberdade de tons, é possível reproduzir todo o tipo de sons, até mesmo choros ou assobios. Claro que a transição suave das notas é uma ótima ferramenta, mas também é um tanto difícil de usar.

A grande limitação do slide reside no fato de que só há uma forma para tocar os acordes, somente em uma linha direta. Com alguns ajustes de sintonia é possível fazer alguns acordes, mas você não terá a mesma liberdade que teria usando os dedos. Isto explica porque um monte de guitarristas colocam o slide em seu dedo médio ou anelar, pois assim, podem usar o seu dedo minimo ou anelar (se não estiver com o slide) para fazer mais formas de acordes. O dedo indicador geralmente toca suavamente as cordas atrás do slide para evitar ruídos e permitir um som mais claro e limpo.

Como tocar guitarra com slide: Formas de execução

A guitarra pode ser segurada de duas maneiras: a “normal”, onde o braço da guitarra aponta para a mesma direção dos seus joelho, ou na forma deitada, onde o braço da guitarra está virado para cima. A guitarra deitada pode ser colocado no colo, em uma cadeira ou sustentada por um cinto. Ao tocar nesta posição, os dedos do guitarrista estão apontando para longe dele e sua mão não fica ao redor do braço da guitarra. O dedo indicador é o mais próximo da ponte, enquanto o minimo é o mais próximo da mão (cabeça) da guitarra.

Como tocar guitarra com slide: Afinação

Guitarristas que tocam com slide preferem usar afinações abertas na maioria das vezes. Eles afinam as guitarras de modo que possam tocar um acorde sem precisar dos dedos. A única coisa que resta a fazer então é deslizar o slide para o traste e acorde corretos. Esta forma é a mesma que, por exemplo, um guitarrista tocando um dedilhado na forma de E (ou qualquer outra forma) e faz todos os outros acordes maiores usando pestana. Por exemplo, afinando em E temos E B E G# B E. Quando tocamos esta no terceiro traste temos um acorde Gmaj, quando tocamos no 5º traste temos um acorde Amaj e assim por diante.

Como tocar guitarra com slide: Conclusão

O slide guitar é muitas vezes combinado com a técnica de finger picking (palhetada). Isto pode ser feito com dedeiras ou com a ponta dos dedos. No entanto, alguns guitarristas preferem usar uma palheta mesmo. Tocar guitarra com slide não é fácil e há dois fatores principais para isso: em primeiro lugar, é mais difícil conseguir o tom certo e pode ser difícil silenciar as cordas indesejadas. Quando você estiver tocando as notas, o slide sempre vai encostar em outras cordas, fazendo-as vibrar. Isso resulta em a sons indesejados e as cordas tem que ser abafadas. Isto pode ser feito de várias maneiras, como tocar a corda com os dedos que estão livres, ou usando a técnica de palm muting. O método padrão de tocar guitarra, onde você deve pressionar os trastes para que as  cordas toquem o braço, deve ser deixado de lado quando for tocar usando um slide. E isso, com certeza pode ser um fator determinante para seu sucesso ao tocar guitarra com slide.

David Gilmour executando o solo da música High Hopes em uma lap steel guitar, usando slide.

Lista de guitarristas que tocam com slide

Duane Allman
Kokomo Arnold
John Butler
Preto Ace
Doyle Bramhall II
Bob Brozman
Debashish Bhattacharya
Lindsey Buckingham
Jonny Buckland
Eric Clapton
Ry Cooder
Randy Crouch
Chris Rea
Mike Campbell
Dean DeLeo
eric clapton slide guitarLuther Dickinson
Don Felder
David Gilmour
Lowell George
Rory Gallagher
Steve Hackett
Ben Harper
George Harrison
Earl Hooker
Son House
Steve Howe (guitarra lap steel)
J.B. Hutto
Max Hart
Elmore James
Blind Willie Johnson
Robert Johnson
Brian Jones
Eddie Jones
Warren Haynes
Steve Howe
Robby Krieger
Ken Emerson
Leo Kottke
Sonny Landreth
Daniel Lanois
John Lennon
Ellen McIlwaine
Robert Nighthawk
Lee Roy Parnell
Charley Patton
Preço Rod
Jimmy Page
Bonnie Raitt
Dennis Robbins
David Reo
Keith Richards
Johnny Shines
Hound Dog Taylor
Mick Taylor
George Thorogood
David Tronzo
Derek Trucks
Waddy Wachtel
Joe Walsh
Muddy Waters
Bukka White
Homesick James Williamson
Jack White
Johnny Winter
Ron Wood

Se você sabe como tocar guitarra com slide ou quer aprender, comente!

Comentários

  1. Sau Pinheiro diz

    Olá amigos do Portal Música. Gostei muito da matéria, completíssima.
    Lembrando que a afinação de Gmaj, é uma das mais usadas, eternizada por Muddy Waters, e seguida até hj. Além de ser uma afinação muito comum no blues e no rock, existe um macete para facilitar a vida do guitarrista q dispoe de apenas um inrtrumento e precisa de agilidade no palco. Com a afinação standart, vc baixa a 1ª corda, ‘carinhosamente chamada mizinho ‘, para D. fazendo isso vc tem uma afinação híbrida, standardt e Gmaj aberto. Jimmi Page foi um pouco mais longe na sonoridade, e fez obras primas com a afinação DADGAD. É um ré com a quarta suspensa, ou seja, um acorde Dmaj com a quarta no lugar da terça. Dsus. abraço á todos

  2. Daniel diz

    Muito boa a matéria cara.

    Estou fazendo um TCC do curso de Design de Produto, justamente sobre o slide. E estou achando diversas histórias divergentes sobre a criação do mesmo.

    Gostaria de saber de onde você tirou essas referencias sobre a criação e tals.. precisava saber certinho como rolou, você tem alguma fonte pra me passar? tipo um livro ou documentário..

    Agradeço desde já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


5 − = um