Semitom Diatônico e Semitom Cromático

Oi, eu gostaria de mostrar a vocês então o que é um Semitom Diatônico e um Semitom Cromático.

O quê é um Semitom Cromâtico e um Semitom Diatônico?

Semitom CromáticoQuando formado por notas de mesmo nome:

 

 

 

 

 

Semitom Diatônico – Quando formado por duas notas de nomes diferentes, exemplo:

 

 

 

 

Sabemos que dois Semitons formam um Tom. É fato que na formação do Tom um dos Semitons é cromático e o outro é diatônico. Teoricamente, o intervalo de Tom é dividido em nove mínimas partes chamadas Comas. Entre o Semitom Diatônico e o Cromático existe a diferença de um Coma.

É imperceptível para o nosso ouvido a diferença de um Coma, mas os físicos através de aparelhos de acústica – baseados em cálculos matemáticos, comprovaram a diferença de um Coma existente entre os dois Semitons. Durante muito tempo os físicos e os músicos discordaram quanto ao número de Comas que compões o Semitom Cromático e o Diatônico. Os físicos defendem a tese de que o Semitom Cromático possui quatro Comas, enquanto o Semitom Diatônico possui cinco Comas, já os músicos defendem o oposto.

Para anular essa diferença, foi criado um sistema que iguala os dois Semitons em partes perfeitamente iguais, deixando tanto o semitom Cromático, quanto o Diatônico com quatro Comas e meio, portanto, temos Fá# igual a Solb ou Lá# igual a Sib.

Esse sistema é chamado Sistema Temperado, e esse modo de divisão dos Semitons irá se chamar Afinação Temperada. A partir daí, temos instrumentos temperados (possuem pré-afinação), por exemplo: piano, guitarra, violão, entre outros…
Os instrumentos que não possuem Afinação Temperada são aqueles que não possuem trastes, por exemplo: violino, violoncelo e etc. (a voz também é um “instrumento” de Afinação Não-Temperada).

Semitom Diatônico e Semitom Cromático editado por JP

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− três = 1