Saiba como limpar o baixo parte por parte

Olá, neste artigo de hoje vamos escrever sobre como limpar o baixo, com cuidados gerais e manutenção, tudo parte por parte. Limpar o baixo é a tarefa mais básica para uma boa manutenção, e o primeiro passo é lavar as suas mãos! Não é uma piada, o acabamento e o hardware mostram todas as suas impressões digitais. Então o mínimo que você pode fazer é manter as suas impressões digitais limpas.

Como Limpar o Baixo Parte por Parte

Como Limpar o Corpo e Braço do baixo

Limpar o baixo, ou melhor, limpar o corpo do seu baixo é como limpar uma mobília antiga de sua casa: você tem que fazer isso com maior cuidado. Você pode polir o acabamento com um pano (podendo ser uma camisa velha), mas use um polidor de guitarra (geralmente em spray podendo ser adquirido em lojas de instrumentos musicais) em vez de polidores para móveis. Um polidor de guitarra irá retirar a poeira e a sujeira de seu instrumento e irá deixar o seu baixo com uma aparência de bem cuidado.

Aplique uma borrifada ou duas no pano e mãos à obra. Comece a limpeza esfregando o corpo de seu baixo (frente e atrás) passando também pela parte de trás do braço. O seu baixo vai adorar. No entando, mantenhe longe das cordas e da escala.

Como limpar as ferragens (hardware) do baixo

As ferragens consiste de todas as peças de metal e bronze ligados à madeira, com exceção aos trastes e os captadores. A ponte, o prendedor, o jack  são detalhes que fazem parte das ferragens. Normalmente, um paninho de pó bem esfregado é o suficiente para limpar essas partes do baixo e mantê-lo brilhante. Caso esteja realmente sujos, você pode usar aqueles polidores para limpar prata que normalmente se encontra em supermercados. Mas tenha cuidado para que ele não seja muito abrasivo e tome cuidado para não pegar na madeira, porque isso pode estragar a madeira.

Como Limpar os Captadores do Baixo

Quando se trata de limpar o baixo, os captadores estão em uma categoria a parte. Uma grande quantidade de poeira se acumula onde a madeira se encontra com o metal do captador.

Seja lá o que fizer, não use quaisquer líquidos. Captadores são objetos magnéticos, e coisas líquidas não são boas idéias, pois os líquidos podem causar pequenos curtos e assim estragar o captador.

Claro que, trocar os captadores de tempo em tempo (4/5 semanas) seria uma maneira de mantê-los limpos. Caso contrário, você pode usar cotonetes para limpar a área onde o seu captador se encontra com a madeira.

Como Limpar a Escala do Baixo

A escala consiste de duas partes principais:

  • A longa faixa de madeira na parte da frente do braço.
  • Os trastes de metal embutido na longa tira de madeira.

Essas duas partes são feitas de materiais muito diferentes, e cada uma precisa ser limpa de uma maneira especial. Você pode limpar somente após remover a suas velhas cordas ou antes de recolocá-las de volta.

A madeira

A madeira da sua escala é normalmente exposta, sendo assim propensa a secar. Para restaurar a madeira para o seu brilho natural, use um pano seco para se livrar da sujeira, em seguida, coloque algumas gotas (não mais do que cinco) óleo para escala (normalmente encontrado em lojas de instrumentos ou com algum luthier, óleo de limão é uma boa recomendação) em um pano de algodão limpo e então comece a limpeza da madeira. Deixe o óleo secar completamente antes de esfregar a escala novamente para retirar o excesso de óleo. A madeira da escala de seu baixo irá absorver facilmente o óleo, você pode fazer isso também toda vez que trocar de cordas.

Os trastes

Você pode usar um pano de polimento de jóias junto com algum polidor já embebido nele para polir os trastes.  O pano é barato, e seus trastes vão brilhar de alegria (talvez não tão brilhantes como diamantes, mas nunca se sabe).

Novamente, tome cuidado para não usar um polidor muito abrasivo.

Como Limpar as Cordas do Baixo

Sim, as cordas precisam serem limpas também! Afinal, elas são as mais abusadas. Você simplesmente pode limpar as cordas com uma pano ou uma malha de algodão seco depois que terminar de tocar. Mas usando algumas gotas de álcool no pano de algodão fica ainda melhor.

Deixe o álcool secar por alguns segundos no pano para diminuir um pouco o excesso de umidade. Em seguida, com a parte úmida, aperte as cordas usando os dedos indicador e polegar até limpar por todo comprimento da corda.

Mas cuidado para não deixar com que o álcool entre em contato com a madeira, ele pode ressecar a madeira.

 

 

 

 

 

 

 

Saiba como limpar o baixo parte por parte editado por JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 × cinco =