Rocksmith: O jogo que faz aprender a tocar guitarra!

Olá amigos leitores do PortalMúsica! Hoje teremos um artigo diferente, este é o nosso momento gamer, vamos falar sobre o jogo que está revolucionando o mercado e que está ajudando muita gente a aprender a tocar guitarra. Estamos falando do jogo Rocksmith, daremos esta breve review do jogo com informações básicas e críticas pessoais do nosso ponto de vista sobre este game.

aprender a tocar guitarra com jogos

Rocksmith: O jogo que faz aprender a tocar guitarra!

Parece que desta vez a indústria dos jogos de música resolveu mudar o mercado. Depois que o mercado foi inundado com títulos onde crianças e adultos ficavam batendo em botões de guitarras falsas de plástico por horas a fio, parece que o público se saturou disto. Assim como eu, muitas pessoas gastaram semanas tentando enfrentar os deuses do rock ao tocar esses pequenos botões coloridos hehe. Depois que a Activision e a Harmonix resolveram dar um tempo com suas franquias, os fãs também deram férias para este tipo de jogo. Porém, a Ubisoft resolveu por um fim nisso e lançou realmente um jogo verdadeiro de música.

Mas o quê torna o Rocksmith especial?

rocksmithA diferença deste jogo em relação aos demais é que desta vez você usa uma guitarra de verdade, e não uma de plástico. Qualquer guitarra desde que você tenha um conector de saída ¼”. Isso porque a Ubisoft incluiu a simples, mas incrivelmente importante saída ¼”para conversão de cabo USB, o que possibilita que o jogador conecte seu próprio instrumento em vez de pagar por uma guitarra falsa. Se você não tem a sua própria guitarra ainda, você pode comprar o pacote do jogo que acompanha uma Epiphone Les Paul Jr. para Rocksmith.  Não tenho nada contra essa Epiphone caso você já tenha adquirido uma, mas honestamente, há muitas opções melhores e mais baratas em lojas de instrumentos musicais, principalmente uma usada.

O Rocksmith elevou tanto o nível deste tipo de jogo que quase não dá para chamar de um simples jogo. Claro que tem dezenas de conquistas e troféus a serem conquistados, mas a quantidade de detalhes aqui coloca o game mais em uma categoria de treinamento interativo de guitarra do que um simples jogo. A Ubisoft lançou uma série de efeitos modificados como amps e pedais para os guitarristas para experimentar e tocar neste jogo.

Afinação

Basicamente este título foi montado do zero para ajudar a você a aprender a tocar guitarra e conseguir fazer efeitos interessantes. De imediato você começa com um tutorial que o ajuda a afinar seu instrumento e continuar na direção certa. Isso é bom porque até mesmo os iniciantes terão chances de lidar com as tarefas na forma com que o Rocksmith está configurado.

Eu vou dizer, para aqueles alunos insatisfeitos com seus professores profissionais e outros “nem tanto” profissionais este jogo se encaixa como uma luva. Eu sei também que para alguns a tarefa da afinação é algo simples mas assustadora, nem todos tem um ouvido bom para isso. Por isso o Rocksmith tem um afinador cromado que é fácil de usar e ajustável. Também é mais preciso do que muitos afinadores eletrônicos por aí..

jogo que faz aprender a tocar guitarra

Ajustes automáticos de dificuldade, músicas desbloqueadas e DLCs.

Um dos aspectos mais interessantes de Rocksmith é o ajuste automático dificuldade que ajuda os jogadores a enfrentar novos estilos sem passar por um momento frustante. Isso não quer dizer que Rocksmith seja fácil ou que você estará longe de algumas horas de dedicação, mas com ele você pode conseguirar tirar aqueles riffs que antes achava impossível.

Com esta finalidade de ser algo muito além de um simples jogo, mas como também um material de aprendizado interativo, há uma grande variedade de músicas para tocar. Estão inclusas faixas de bandas como Nirvana, Muse e  Lynyrd Skynyrd. Uma coisa que achei interessante e que vale destacar é que as músicas não são bloqueadas, estão disponíveis de imediato para jogar. Isso permite com que o jogador no modo carreira faça uma evolução constante.

Inicialmente achei a diversidade de gêneros um pouco limitada, mas fiquei sabendo que a Ubisoft futuramente lançará vários DLCs para Rocksmith que prometem resolver isso.  Outra coisa também que eu li na internet é que podem lançar um DLC para possibilidade de jogar no contrabaixo. Aguardemos!

Em resumo

Rocksmith é um jogo divertido e tecnicamente educativo. Esqueça se você estiver esperando um jogo ao estilo Guitar Hero, pois é bem diferente e pra melhor. Não é nada parecido com franquia da Activision ou Rock Band. Eu nunca joguei neste modo mas existe também o modo multiplayer. Se você sempre quis tocar guitarra, mas está encontrando muitas dificuldades pelo caminho,  ou simplesmente desanimou, esta é uma oportunidade perfeita de se divertir enquanto aprende. Se você não tem uma guitarra ainda, você pode pegar o pacote com a Les Paul Jr. por cerca de US$ 199,99 (sem contar os impostos e taxas adicionais). Se você já possui o seu instrumento de seis cordas, o Rocksmith já vem com um ¼” para conversão de cabo USB.

É diversão garantida, disponível para PC, Xbox 360 e PS3.

Comentários

  1. diz

    Eu toco guitarra e comprei o rock smith para xbox 360, eu só achei chato o lag q da quando vc toca, ja coloquei audio separado do hdmi mas ainda tem um lag, não sei se é por isso q tem hora q mesmo tocando como ele pediu fala q vc errou uma nota no meio de mtas rapidas, isso me fez desanimar um pouco dele. Tem pessoas q dizem ter conseguido eliminar o lag eu ainda não.
    Mas é legal, mais para quem ja toca pois acho dificil quem nunca tocou aprender com ele. Antes de comprar pegue mais cimentarios se puder testar em alguma loja melhor ainda.
    Td de bom a todos

    • swestphal diz

      Olá Adriano,

      Obrigado pelo comentário. Em nossos testes, o Rocksmith não apresentou lag, porém, existem outras reclamações. É possível utilizá-lo no PC também, talvez o problema não ocorra (mas pessoalmente nunca testei no PC).

  2. Citohara diz

    Olá, tenho o Rocksmith para PS3 e dei uma vasculhada pela internet tentando encontrar um tutorial mais completo de como seguir carreira no jogo, na última atualização do meu, já é possível plugar baixo para tocar, no site há várias DLC’s para comprar inclusive pacotes muito interessantes.
    Mas minha dúvida é: estou no stage 4 e gostaria de voltar para o 1 e refaze-lo ou treinar mais as músicas porque quando passei por este estágio acho que não tinha ainda o modo Acelerator e Riffs porém não vejo a opção de voltar. Outra dúvida: eu consigo “reiniciar” o jogo para que eu comece novamente do “zero”? Se for possível, gostaria que postasse informações mais atualizadas a respeito do jogo ou um tuto mais completo…Abraços

    • diz

      Citohare, olha particularmente nao joguei Rocksmith no PS3, mas imagino que o certo seria apagar o jogo e começar do 0 (estou falando por dedução). Espero ter ajudado.

    • Cristian diz

      Cara, va no menu do ps3, e procura por dados de jogos, apaga o save do rocksmith. Quando vc entrar estará tudo zerado. terá de fazer tudo novamente.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 × = oito