Categorizado | Análises, Violão

Qual o melhor violão para começar a tocar?

Qual o melhor violão para começar a tocar?

melhor violão para começarExceto se você já tenha pego um violão emprestado ou ganhado um de presente, acredito que esta pergunta deve passar na cabeça de todo iniciante que está aprendendo a tocar violão. Neste artigo, pretendemos sugerir como você deve procurar seu novo instrumento, ou o melhor violão para começar, que irá te fazer compania durante este longo e prazeroso caminho… Normalmente você não ficará tocando com o mesmo violão a vida inteira, mas certamente o primeiro a gente nunca esquece! (piadinha infâme) Brincadeiras à parte, o primeiro violão deve ser bem escolhido por vários motivos, mas o principal é sua adaptação ao instrumento. Se você não gostar de tocar nele, como vai aprender?

Escolhendo o melhor violão para começar

Na hora de escolher o melhor violão para começar a tocar, os fatores mais importantes à se verificar são os seguintes:

1. Bolso – Pode não ser o teu caso, mas se tiver um orçamento restrito, ou indo direto ao popular: se estiver duro de fazer dó, comece por aí. Defina o quanto pode gastar.
2. Novo ou usado – Nem sempre o melhor violão para começar é o novo. Se o dinheiro for curto, talvez seja mais negócio procurar um violão de boa qualidade usado, melhor do que um novo de marca duvidosa.
3. Elétrico – É uma boa opção, porque dá mais versatilidade ao instrumento, eliminando o incoveniente de se usar um microfone para amplificar o som ou, pior ainda, aqueles captadores que se põe na boca do violão. A maioria deles tem “som de lata”, fica parecendo som de guitarra vagabunda.
4. Modelo – Há diversos modelos de violões, cada qual com características diferentes.
5. Cordas – Aço ou nylon? Decida-se antes, porque não é recomendável usar cordas de aço num violão que foi feito para cordas de nylon. Alguns modelos para nylon não têm tensor, e as cordas de aço exerceriam muita pressão no braço. Se você é mais rock, sertanejo, country, estilos assim, tome aço. MPB, clássico = nylon.  Cordas de aço maltratam mais os dedos, pelo menos até você criar calos. Em outras palavras, o melhor violão para começar a tocar sãos os de cordas de nylon.
6. Braço do violão – Preste atenção no braço do violão. Geralmente, violões com cordas de aço possuem os braços mais estreitos, ao estilo das guitarras. São mais fáceis de tocar, na minha opinião. Você não sofre tanto para fazer uma pestana, por exemplo. Entretanto, devido às cordas ficarem mais juntas umas das outras, há sempre o risco de se encostar o dedo em alguma corda adjacente, prejudicando o som do acorde. Ou seja, é preciso treinar para acostumar-se.
7. Timbre – Seja qual for a sua opção, escute com muita atenção o som do violão. Timbre é o que faz a diferenção no resultado final, naquilo que se vai ouvir. É a assinatura do violão. É claro que esta dica serve não somente para iniciantes que está em busca do melhor violão para começar, mas mesmo assim, preste atenção ao som, à clareza das notas individuais e ao resultado com acordes.
8. Afinação – Se todo o resto não for possível conseguir, que se consiga isto: um violão que afina e mantém a afinação. Este é o melhor violão, em muitos casos. Não há nada pior num instrumento que não se consegue afinar, ou que não segure a afinação por cinco minutos. Teste sempre isto, de preferência com um afinador eletrônico.
9.  Defeitos – Novo ou usado, dê uma geral no violão. Verifique:

* Tarraxas – veja se não estão soltas e se giram com facilidade.
* Braço – verifique a junção com o corpo do violão, se não está empenado.
* Trastes – certifique-se de que não estão muito gastos, soltos, machucados.
* Pestana – pode estar gasta demais, ter sido retrabalhada de maneira excessiva, estar quebrada.
* Ponte (cavalete) – veja que não esteja rachada ou descolada do corpo do violão (neste caso, não compre, é bananosa).
* Rastilho – quebrado, gasto demais, retrabalhado.
* Corpo – repare bem no tampo, se não está descolado (acontece), veja se não há marcas de batidas, riscos de palhetadas (ou unhadas) ou rachaduras.
* Acabamento – examine bem, o violão pode ter sido repintado o que, na maioria dos casos, não fica cem por cento.
* Violão elétrico – não deixe de testar plugado, verificando se faz muito ruído, se os controles funcionam corretamente, se não há  mau contato.

10. Anatomia – violão parece tudo igual, mas não é. Uns tem o corpo maior, são mais largos ou tem formas diferentes. Mesmo que você não tenha conhecimentos ainda para dar show, aconselho que sente em uma cadeira e pegue o instrumento para tocar. Mesmo que você ainda não toque nada, tente dedilhar um pouco as cordas e ver se você se adapta com o instrumento. É importante verificar se o seu antebraço fica apoiado confortavelmente no corpo do violão, pois caso contrário, você poderá se cansar rapidamente.

Qual a melhor marca de violão?

Antes de tudo, lembre-se que este artigo visa instruir e dar dicas para conseguir o melhor violão para começar. Então, as marcas que vamos sugerir não são nem de perto as melhores, porém, são marcas confiáveis e certamente podem oferecer um instrumento com ótimo custo-benefício para os iniciantes. Lembre-se que este pode não ser seu único violão, então veja ele como seu amigo de estudos. As marcas mais conhecidas por ter uma boa qualidade (e atenderem bem os requisitos acima), seguem abaixo:

  • melhor violão para começarDiGiorgio – eles possuem uma linha “estudante” perfeita para iniciantes (foto);
  • Giannini – uma marca muito recomendada para iniciantes;
  • Yamaha – além de fazerem teclados, eles também tem ótimos violões;
  • Cruiser – segunda linha da Crafter, uma excelente marca de violões;
  • Eagle – particularmente não conheço, mas já ouvi algumas recomendações;

Com certeza são boas marcas na categoria de “melhor violão para começar”. Claro que as recomendações não se limitam as marcas que citamos acima, mas acredito que estas sejam as principais e caso você opte por uma delas, certamente irá escolher um bom instrumento para iniciar seus estudos.

Onde comprar um violão para iniciante ou o melhor violão para começar?

Bom, você pode comprar pela internet ou em loja física, e particularmente, eu sugiro que você compre seu primeiro violão em uma loja física. Se comprar na internet, pode até pagar mais barato, mas existem riscos de dano no transporte e também você não poderá fazer qualquer tipo de análise no instrumento, podendo se arrepender depois, porque às vezes tal modelo nem é o melhor violão para começar.

Muitas lojas de instrumentos musicais possuem músicos experientes atendendo ou até luthiers, que podem fazer pequenos ajustes (como baixar as cordas por exemplo) para deixar seu violão com sua “pegada”. Além disso fica bem mais fácil para verificar pequenos defeitos, que embora não sejam tão comuns, podem ocorrer durante o transporte.

Se puder levar seu violão recém-comprado até um luthier para ele verificar, esta é uma boa idéia. Além de verificar se o instrumento está perfeito para tocar (e para durar), ele ainda pode te dar dicas bem interessantes de conservação e limpeza. Lendo atentamente as nossas intruções, já fica bem mais fácil de cocluir de qual o melhor violão para começar, ao menos, ter uma boa idéia disso.

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

5 Comentários para “Qual o melhor violão para começar a tocar?”

  1. Anderson Souza disse:

    Valew,este artigo me deu varias dicas excelentes…

  2. Veida disse:

    Meu maior sonho é ter um violão e aprender a tocar. Esse artigo me ajudou muito. Obrigada mesmo,bjos.

  3. maicon disse:

    kra valew mesmo, vou começar hj msm a ir pra aula di violão.
    Sempre qi tiver novos artigos manda ae po meu e-mail falô.Abrcs

  4. emerson disse:

    vlw vo ganha o meu de natal e quero ir na loja so pra ve o melhor(n nessessariamente o mais caro) flw

Trackbacks/Pingbacks


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook