Qual a importância das escalas de guitarra?

Escalas de Guitarra:

Por que eu deveria aprender escalas de guitarra? Qual a importância das escalas?

As escalas são uma parte fundamental da música e será muito importante aprendê-las. Aprender as escalas de guitarra irá ajudar de várias maneiras, como exemplo:

  • Melhorar a Destreza e a Força dos Dedos – Tocar escalas regularmente ajudará a aumentar a sua destreza manual, ou seja, tocando mais rápido e com dedilhados mais precisos, além também da força dos dedos. Isto tudo irá ajudá-lo a tornar um melhor guitarrista.
  • Treinar o Ouvido – Com o aprendizagem das escalas você vai começar a memorizar vários padrões de notas e você vai começar a ser capaz de reconhecer quais escalas estão sendo usadas.
  • Capacidade de Improvisar e Compor Música – Com uma maior compreensão das escalas de guitarra você vai começar a ser capaz de improvisar solos, bem como compor sua própria música.

Praticando escalas de guitarra

As escalas devem ser praticadas sempre que possível. O ideal seria tocar algumas escalas como um aquecimento antes de começar a tocar de verdade. Se você quiser fazer algum treino de velocidade você pode usar um metrônomo. Ajuste-o com um tempo mais lento para poder acompanhar o ritmo enquanto toca as escalas . Uma vez que você dominar naquele tempo você pode começar a aumentar o ritmo um pouco de cada vez, por exemplo, 5bpm. É uma boa abordagem sistemática para garantir que você não pegue nenhum mau hábito.

Demonstrações de Escalas de Guitarra

Por favor, note que as notas vermelhas representam a tônica da escala.

Escala Maior:

escalas de guitarra

A escala maior é composta por sete notas distintas, mais uma oitava que se duplica numa oitava maior, e é classificada como uma escala diatônica.

Pentatônica Maior:

escalas de guitarra

Esta é uma das escalas pentatônicas mais comuns, que podem ser construídas de várias maneiras.

Escala Menor:

escalas de guitarra

A escala menor em teoria musical é uma escala diatônica cujo terceiro grau de escala é um intervalo de uma terça menor acima da tônica.

Pentatônica Menor:

escalas de guitarra

A escala pentatônica menor é derivada da escala pentatônica maior, e usa tons de escala 1, 3, 4, 5 e 7 da escala menor natural.

Menor Harmônica:

escalas de guitarra

A escala menor harmônica é o mesmo que o menor natural, mas com um grau de sétima elevado cromaticamente.

Menor Melódica:

escalas de guitarra

A escala menor melódica é a mesma que a escala menor natural com a ressalva de que o sexto e sétimo tons são criados por um semitom (meio passo), quando a escala é ascendente. Quando a escala é decrescente, a escala menor melódica é o mesma que a menor natural.

Blues:

escalas de guitarra

A escala que é mais comumente referida como “a escala de blues” é derivada da escala pentatônica menor.

Bem pessoal espero que este artigo possar dar uma boa noção sobre a importância das escalas de guitarra.

Artigo Qual a importância das escalas de guitarra? Editado e atualizado por JP – PortalMúsica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


quatro + = 5