Categorizado | Análises, Contra Baixo, Destaques

Quais os diferentes tipos de baixo?

Neste artigo abordaremos sobre um assunto legal, os diferentes tipos de baixo. O baixo é um instrumento musical maravilhoso que é usado principalmente como um backup para fornecer um baixo tom de fundo em uma música. Você pode ter observado que as músicas sem os graves tons do baixo soam um tanto quanto vazias. Se você quer entender como a tocar um baixo, é melhor que você comece a entender os princípios básicos dos acordes de guitarra na guitarra acústica ou elétrica.

Conhecer os diferentes tipos de baixo é uma das primeiras lições que você deve tomar. Você deve entender que os baixos não são qualificados como classes distintas, mas são classificados de acordo com suas especificações, tais como número de cordas, com trastes ou fretless, acústico ou elétrico. Vamos discutir mais sobre os diferentes tipos de baixo nas categorias abaixo.

Quais os diferentes tipos de baixo?

Tipos de Baixo – Número de Cordas

O número de cordas em seu baixo desempenha um papel muito importante nos tons e na escala em seu baixo. Se você der uma olhada em um contrabaixo padrão em uma loja de instrumentos musicais, ele terá quatro cordas. A maioria dos baixistas preferem usar o baixo de quatro cordas em canções mais simples. Há tipos de baixo com cinco, seis e até mesmo oito cordas, e também são usados normalmente  ​​em canções com complicados riffs de guitarra e variações extremas de oitava. Quanto maior o número de cordas, maior será a extensão do que está sendo tocado no baixo, mas isso evidentemente não significa que o baixista é o melhor por tocar num nesses tipos de baixo com mais cordas. Mas note-se que tocar em um baixo de seis e oito cordas pode ser desafiador e, certamente, exige muita prática.

Tipos de Baixo – Acústico ou Elétrico

Esta também pode ser considerada uma categoria distinta entre os baixos. Baixos acústicos são aqueles que, assim como o ritmo de guitarras acústicas, tem uma caixa acústica para amplificar o som. Como eles são difíceis de se ouvir sem amplificação elétrica, eles são geralmente equipados com captadores (pickups). Devido a um som mais limpo e baixo, estes tipos são usados ​​principalmente na música country, clássica, e jazz. Baixos elétricos são aqueles que não têm uma caixa acústica, mas poderosos captadores e corpos sólidos. Esses tipos de baixos podem ser usados ​​no metal, música contemporânea e outros gêneros do rock.

Tipos de Baixo – Com Traste ou Sem Traste (fretless)

Os trastes são muito importantes para saber em que traste as pontas dos dedos devem ser colocados para obter o tom preciso. Eles são as linhas de metal embutido no braço da guitarra ou baixo, que dá aos músicos a idéia sobre a nota apropriada. Os baixos com trastes são normalmente utilizados em todo o mundo, e são os tipos de baixo mais comuns. O menos comum são baixos sem trastes, porque são bem mais difíceis de serem tocados. Se você não colocar suas mãos em posições adequadas sobre o braço, a nota tende a mudar. Estes tipos de baixo sem trastes são geralmente preferidos por músicos profissionais que passaram anos na indústria da música.

Tipos de Baixos – Marcas e Estilo de Corpo

Há muitas marcas de baixo que também produzem outros instrumentos musicais. Algumas das melhores marcas podemos citar a Fender, Ernie Ball Music Man, Yamaha, Ibanez, Warwick, Warmoth, Gibson, e muitos outros. Warwick e Warmoth  são duas empresas popular que fabricam baixos personalizados para seus consumidores. O corpo dos baixos também apresentam formas variadas. Alguns baixos apresentam um corpo com estilo mais de violino, outros com modelos Les Paul, Flying V, Explorer e Gibson SG, etc. Essas formas e estilos diferentes no entanto não apresentam um efeito sobre a qualidade do som do instrumento.

Esta é uma explicação sobre os melhores tipos de baixos com as diferenças em suas características. Se você for um iniciante e quer comprar um baixo, é sugerido que você compre um baixo de 4 cordas elétrico, está entre os tipos de baixo mais indicados.

Artigo sobre Quais os diferentes tipos de baixo? escrito e editado por JP – PortalMúsica

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

2 Comentários para “Quais os diferentes tipos de baixo?”

  1. Fausto Emílio Corrêa disse:

    Tenho lido e apreciado as materias.
    Muito Bom. Parabéns.

Trackbacks/Pingbacks


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook