Quais as melhores marcas de cordas para violão acústico?

Cordas para violão acústico consiste em muitos tipos de calibres e marcas. Os novatos muitas vezes se confundem quanto ao tipo de corda e marca na hora de comprar. Uma pergunta muito comum  que os violonistas iniciantes fazem na hora de escolher uma marca para cordas de violão é, qual a melhor marca de cordas para violão?

Cordas para violão: Tamanho delas

Para esclarecer melhor as coisas e dar uma noção melhor para quem não sabe, há quatro principais medidas de cordas para violão:

  • Extra Leve 10 – 46. Mais fácil de tocar e menor tensão. Bom para iniciantes, mas propenso a produzir um som mais fino.
  • Calibre Leve 11 – 52. Fácil de se manter tocando e produz um som mais forte e rico.
  • Calibre Leve 12 – 52. Essas cordas para violão são populares com músicos profissionais. Maior estabilidade de afinação. Não recomendado para violões mais baratos devido à alta tensão.
  • Calibre Médio 13 – 56. Um dos maiores calibres. Muito grande, tom rico, mas difícil de tocar em alguns violões devido à alta tensão.

Em se tratando de cordas para violão, para os iniciantes  normalmente é sugerido optarem por cordas mais leves, porque são simples de tocar. No entanto, não há “A melhor marca do mercado”. A escolha de uma determinada marca é uma preferência mais pessoal.

Você pode querer dar uma olhada nas marcas mais conhecidas como: Elixir, D’Addario, Martin, Ernie Ball, etc. Teste algumas delas até encontrar aquela que satisfaça seu gosto. A Elixir Ultra Light é umas das cordas para violão que mais caíram no gosto das pessoas porque ela é  extremamente fácil de tocar e muito longa. Às vezes, após você mudar para uma corda de calibre leve, se você ainda estiver em dificuldade em tocar, você pode levar seu violão para a loja ou lugar onde comprou para darem uma checada. A altura da corda em relação ao braço pode estar um pouco alta demais, o que é um problema fácil de resolver para um luthier ou mesmo uma loja. Mais pela frente faremos outro artigo sobre cordas para violão focando mais em outros detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− oito = 1