Por que todo músico deveria ter um estúdio de gravação em casa?

Estúdio de Gravação em CasaEstamos numa era sem precedentes em termos de tecnologia e acessibilidade, onde os preços de computadores e equipamentos para gravação caíram tremendamente … enquanto que ao mesmo tempo os seus recursos tecnológicos dispararam. Dito isso, eu acredito que nós estamos vivendo em um momento da história onde eu posso dizer com segurança que aquela ideia de ter uma home studio ou estúdio de gravação em casa deixou de ser um bicho de sete cabeças com gastos tremendos. Hoje é possível montar um bom estúdio de gravação por menos de 500 dólares, sem desculpas ao dizer que isso é apenas para profissionais. Vamos dar uma breve olhada em três razões.

Com um estúdio de gravação em casa facilita a sua vida na hora de escrever suas próprias músicas

Com as ferramentas que temos hoje em dia, eu acredito que ter uma home studio é o que há de melhor para expormos as nossas ideias e colocar em prática a nossa criatividade musical. Além de termos a alcance os equipamentos mais acessíveis, temos alcance também de softwares que facilitam a nossa vida como por exemplo o PRO TOOL. Ele não só permite lembrar o que você está escrevendo, mas como também ajuda a criar músicas que você nunca antes tinha pensado.

Nos Estados Unidos por exemplo, artistas contemporâneos  estão usando seus estúdios em casa para ajudar a escrever os seus mais recentes álbuns. Linkin Park, Fall Out Boy, T-Pain são apenas um dos artistas de rótulo superior que iniciam a escrita de seus músicas em frente a um computador com apenas uma ideia ou duas. Mike Shinoda do Linkin Park mencionou em uma entrevista que “a maioria das músicas do nosso primeiro álbum foram escritas nas configurações do meu Pro Tools, e ainda usamos até hoje para gravar algumas demos.” Agora vamos para próxima explicação..

Estúdios em casa ajudam a você elaborar melhor suas músicas demo

Se você é um cantor/compositor ou está em uma banda e vocês estão se preparando para fazer um álbum, suas demos ou demonstrações feitas em sua home studio podem acelerar esse processo e ajudar você a obter um produto final mais polido. Voltando ao exemplo do Linkin Park, suas demos possibilitam você experimentar arranjos e novas ideias de produções antes mesmo dessas músicas serem gravadas em um estúdio profissional. Foi-se a época em que o artista entregava uma demo de forma precária.

Shinoda faz o seu relato sobre gravar suas demos no Pro Tools. “Demos geralmente começam … com um esboço de base e um scat vocal junto. Então, nos encontramos uma vez por semana para ouvir e votar nas músicas. As boas ideias podem ser rapidamente desenvolvidas no Pro Tools, onde as desenvolvemos melhor. É um sistema muito simplificado, organizado, e  geralmente temos tantas músicas que isso torna exatamente o que precisamos para manter o controle do que estamos trabalhando.”

* Scat Vocal é uma prática oriunda do jazz que serve como treino antes da pessoa realmente começar a cantar.

Home Studios ajudam a você colaborar

Combine o poder dos computadores pessoais, o poder de acessibilidade em alta velocidade da internet de hoje e os softwares disponíveis no mercado e você tem uma tempestade perfeita para uma boa colaboração musical. Mais do que nunca, músicos estão trabalhando em gravações com outros músicos ao redor do mundo … ao mesmo tempo!

O melhor exemplo disso nos últimos anos é a Pistol Youth, que teve o seu nascimento exclusivamente online. Bradley Carter (de Nova Zelândia) queria colaborar em algo novo então ele decidiu escrever e gravar um EP de 6 músicas com outros três amigos em três países diferentes! Os caras nunca haviam se visto pessoalmente durante o processo. Você pode conferir uma entrevista em vídeo aqui. Vocês podem ver essa história aqui neste vídeo, está em inglês não sei se tem legenda.

Claro que é um exemplo extremo, mas mostra o poder e as oportunidades oferecidas a você, quando se tem elementos básicos para formar um home studio.

Considerações finais

Agora que desmistificamos esse lance de que ter um estúdio de gravação em casa é para poucos, você deve estar se pensando: por onde começar? Eu também faria essa mesma pergunta, e para facilitar a vida de todo mundo, pretendemos mostrar um tutorial de como montar uma home studio sem gastar muito, com várias dicas e indicações com equipamentos.

Se você já tem alguma experiência com home studio e gostaria de compartilhar a sua experiência ou relato, por favor não exite e opine.

Até a próxima!

Comentários

  1. Thiagogó diz

    Achei legal a iniciativa, realmente home estudio para demos são ótimos, soh não podemos esquecer que soh os equipamentos não fazem nada sem conhecimento…

    Existe toda uma física, técnicas e experimentações envolvidas nesse negócio de gravar… claro q é possível conseguir resultados ótimos a baixo custo e em casa mesmo, mas isso vai depender de muitos fatores… tratamento acústico (principalmente para instrumentos acústicos), conhecimento, e mmmuuuuiiittttaa paciência rsrsr…
    Agora acho q ter um home studio para construir, ou compor uma música é até q essencial… facilita bastante no trabalho de gravar o ep final…

    Pensando em equipamentos eu até facilitaria as coisas pensando em mics como h2 ou h4n da zoom ou outros como tascam… são stand alone(não dependem de computador, nem softwares e funcionam como interface) devem estar na faixa de R$600 a R$2000 dependendo do lugar(loja é mais caro, mas tem garantia), agora se for pegar a coisa um pouco mais a sério… acho legal pegar uma horinha num estudio profissa soh pra testar mics e headphones e coisas do tipo pra ter uma idéia do que comprar….

    Outra dica… preço as vezes não faz diferença no som( é uma grande verdade mas de mentira)…. ja ouvi microfones de 50 reais com SOM muito mais interessante doque de 300 reais… porem, a durabilidade… ui… essa pega…

    Bom, tbm vai do que vc quer de resultado.

    No audio é muito difícil passar uma receita pronta, pois tudo depende do resultado q vc quer no final, e o que vc vai usar pra ter que mexer o “menos possível” para alcançar esse resultado… Essa é a manha…
    *Menos é mais no audio..

    Agora, uma dica pra economizar um pouco.. em vez de comprar caixas de referencia prefira um phone bom e flat… isso pq com caixas tbm dependemos da acústica do ambiente, e isso vai interferir diretamente na sua mixagem…

    Bom, chega de viaja na maionese.. qualquer coisa ta ai meu e-mail… se tiverem dúvidas, criticas, qualquer coisa manda q se tiver ao meu alcance eu respondo…

  2. Rafael Loureiro diz

    Lembrar que se pode poupar muito dinheiro mandando vir material de grandes armazéns, como a Musicstore ou a Thomman;
    Ter um espaço bem limpo e organizado (ajuda bastante ^^) com boa iluminação;
    Um bom par de colunas;
    Algum tipo de computador (laptop ou desktop) com softwares de todo o tipo (criação de músicas, gravação, metrónomos, etc);
    Ter livros sobre gravação e etc 😉

  3. valter simao diz

    Penso em montar um estudio de gravação em casa para produções independentes. Tenho um filho músico,compositor, professor de violão e guitarra e uma filha cantora. Eles são musicos Gospel e gostariam de gravar um CD. Gostaria de sber, qual o equipamento necessário para montar um estúdio em casa, que ofereça recurso rasoável para gravação.

  4. diz

    Olá amigo o meu nome é Sue Helen tenho 23 anos e sou cantora de música sertaneja desde aos 12 anos de idade depois dai não parei mais de cantar gosto muito do meu trabalho com a musica sertaneja isso me faz bastante feliz, e gostaria de saber como é que eu faço pra mim formar uma dupla sertaneja com maestros como: guitarrista violeiro baterista pianista baixista violinista bandolista e cantar com dupla pra ter um parceiro pra me trabalhar juntos na musica sertaneja que eu trabalhar com musica sertaneja sozinha está difícil pra mim, me dar umas dicas sobre isso ok…
    beijos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


seis + 3 =