Perguntas sobre guitarra: FAQ dos guitarristas

Olá, fiz uma coletânea de perguntas sobre guitarra, aquelas mais comuns que eu vejo as pessoas fazendo, vamos conferir?

Perguntas sobre guitarra: As dúvidas mais comuns sobre guitarra

Perguntas sobre guitarra: Qual a melhor maneira de aprender a tocar guitarra?

Bem, obviamente isso seria melhor se você tivesse condições de pegar umas aulas de guitarra. No entanto, se você não tem tempo ou condições para isso, então é aconselhado ter uma abordagem mais sistemática da prática.

Compre alguns livros sobre teoria musical e aulas de guitarra, ou até mesmo cursos virtuais. Trabalhe seu caminho através destes livros e tente praticar a guitarra diariamente por um período mínimo de uma hora.  Aprender também sobre as escalas  vai lhe dar uma melhor compreensão da música (importante para a improvisação) e vai ajudar na sua coordenação para ambas as mãos.

Quando estiver praticando as escalas certifíque-se de estar usando um metrônomo. Comece com uma velocidade lenta e vai praticando de cima para baixo as escalas. Uma vez que você adquiriu agilidade para isso, aumente ligeiramente a velocidade. Repita este procedimente até o dia que você estiver fazendo de forma rápida e precisa.

Pode ser um agente de motivação caso você queira gravar os seus avanços para medir o seu progresso!

Perguntas sobre guitarra: Devo aprender primeiro a tocar violão ou guitarra?

Esta é uma das mais comuns  de perguntas sobre guitarra. Isto mais uma vez vai do seu gosto. Se você gosta mais de metal ou rock ou afins, então obviamente terá mais afinidade com guitarra, se gosta mais de folk, sertanejo ou outro gênero com predominância maior com violão então aprenda primeiro violão.

Uma coisa que ficará muito evidente quando trocar um instrumento pelo outro é quando estiver pressionando o traste, a espessura e a grossura do braço e os erros tornam-se mais evidentes na guitarra.

Perguntas sobre guitarra: Devo praticar sentado ou em pé?

Das perguntas sobre guitarra esta é uma das mais feitas também. Isso realmente é apenas uma questão de preferência pessoal e cabe a você escolher. Mas pode ser que seja mais fácil e cômodo para um iniciante quando estiver sentado na hora de olhar para o traste e prestar atenção na coordenação dos dedos.

Perguntas sobre guitarra: Minha mão dói quando eu toco os acordes, isso é normal?

Sim. Vai levar um tempo até você se acostumar a tocar acordes, dê um tempo para os músculos de suas mãos até eles se acostumarem com os movimentos. Se suas mãos começarem a doer, então pare por um tempo até parar de doer.

Perguntas sobre guitarra: Com que frequência eu devo trocar as cordas?

Normalmente você deve trocá-las uma vez por mês em se tratando de guitarra. A razão é que se você deixá-las lá por muito tempo, o som tende a perder qualidade e ficar chato. Você também notará que a pele morta começará a se acumular na corda (entre a corda e o braço), assim quando trocar as cordas certifique-se de fazer uma rápida limpeza no braço.

Perguntas sobre guitarra: Minhas cordas fazem muito zumbido quando eu toco!

Isto pode ocorrer devido a uma ou duas coisas possíveis. A primeira situação e a mais provável é que como por ser um novato, você não está tocando as cordas com força correta ou então está pressionando no lugar errado. Certifique-se de colocar o dedo o mais próximo quanto possível no traste (mais perto da ponte) e também com bastante pressão.

Se ainda assim estiver vibrando muito, pode ser então que seja um mau ajuste de sua guitarra (tensor, ponte, ou de alguma porca, etc..). O correto seria levar a alguém que entenda do assunto para dar uma melhorada.

Perguntas sobre guitarra: Onde devo comprar minha guitarra?

Se você não estiver certo de qual modelo levar, ou então entende muito pouco do assunto e está em dúvida, eu aconselho fortemente a procurar uma loja local em sua cidade. A razão disto é que podem lhe dar conselhos sobre qual melhor modelo pode-se adequar as suas necessidades, fora que lá você pode testar a sua guitarra antes de finalizar a compra.Seu, peso, sua forma, seu som produzido, tudo isso é importante testar.

Caso for comprar na internet, e houver divergência entre o modelo apresentado numa loja física e este mesmo modelo adquirido na internet, saiba isso pode acontecer porque a guitarra não é um produto como uma TV em que um deve ser ligitimamente igual ao outro.

Esperamos que esse artigo sobre Perguntas sobre guitarra: FAQ dos guitarristas tenha servido para esclarecer as suas dúvidas sobre guitarra :-)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


nove + = 11