Palhetada Down e Up

Olá pessoal! Neste artigo sobre Palhetada Down e Up, vamos citar vários exemplos desses 2 estilos de palhetada, com tablaturas e explicações. Bem, a palheta é uma escolha pessoal que não pode se tornar um tormento. Tudo é meio relativo que varia conforme os gostos, estilos musicias, estilo do guitarrista e até mesmo o seu equipamento. Por este motivo, não existe um estilo de palhetada melhor que outra.

Claro que todos nós temos as nossas preferências, que muitas vezes são baseadas no que os nossos ídolos tocam, mas nem sempre o que é melhor pra ele será para você. Há vários aspectos importantes sobre a palheta que deve ser levado em consideração como por exemplo, o posicionamento da palheta no instrumento, palhetada down e up, e os ataques (acentuados, muted e aberto). Mas neste artigo focaremos na Palhetada Down e Up.

Palhetada Down e Up

Palhetada Down: É o ataque mais comum da palheta nas cordas. Praticamente todos os ritmos utilizam o ataque de cima para baixo como parte da levada.Riffstambém utilizam, em muitos casos, apenas a palhetada down. Guitarristas do hard rock costumam usar muito essa técnica de palhetada para baixo, para criar um som mais “pesado”.

A palhetada pra baixo costuma ser mais lenta do que a palhetada alternada, mas muitas vezes pode ser uma opção mais fácil para guitarristas iniciantes. A palhetada down também pode ser mais rápida do que a palhetada alternada, principalmente ao utilizarmos uma técnica chamada de sweep picking. No entanto, uma sequência estritamente de palhetadas para baixo deixa o som mais para um staccato tenso e curto (0:50-0:52 ouça na música “Master of Puppets” do Metallica). Mas não é só nos casos do heavy e do hard rock que eles é usado, mesmo no estilo gospel-soul 12/8 são outros casos em que podemos construir a levada apenas com a palhetada down.

Exemplos de palhetadas down:

1 – Um exemplo de palhetada para baixo vemos  em “Long Hot Summer Night” de Jimmy Hendrix.

palhetada down

 

 

 

2 – Mais um exemplo agora em “Master of Puppets” do Metallica, aqui é só uma introdução, mas a música toda é usada a palhetada para baixo.

palhetadas down

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 – A introdução de “Spanish Castle Magic”, no CD Axis: Bold Love utiliza somente a palhetada down.

palhetada para baixo

 

 

 

 

 

 

 

4 Em compassos de levada 12/8 podemos tocar qualquer acorde dentro da rítmica abaixo, apenas com palhetada down.

 

 

 

Palhetada Up: As palhetadas para cima são as mais comuns — quando tocada de forma isolada e não alternada – é bem distinguível dos demais padrões de palhetadas. Temos vários casos de levadas com palhetada up em gêneros como Reggae e R&B.

Exemplos de palhetada up:

1 – Exemplos de palhetada para cima podemos ver em Reggaes básicos com acentos no contratempo da colcheia.

palhetada up

 

 

2 – O guitarrista Hiram Bullock, na música “What About Me” (DVD Chicago Blues) faz uma levada utilizando apenas palhetada up.

palhetada para cima

 

 

 

Neste caso ouve uma pequena mistura, pois os acordes são tocado com palhetada up, e as single notes do riff são tocadas com palhetada down.

A maioria das levadas utiliza palhetadas alternadas. Nós da Portal Música já fizemos um artigo sobre palhetada alternada, para aprender esta técnica tão importante acesse o nosso link – Palhetada Alternada.

É isso gente, espero que possam ter tido uma boa leitura e bons estudos com o nosso artigo sobre Palhetada Down e Up.

Artigo sobre Palhetada Down e Up escrito e editado por JP – Portal Música.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


7 − sete =