Padrões de acordes para Baixo

Este artigo irá explicar melhor sobre a importância de padrões de acordes voltados para o contrabaixo. Ter um bom entendimento de acordes é uma parte crítica na hora de dominar as notas para tocar no baixo (assim como o rítmo). Se você se encontra frustado por não conseguir tocar uma bass line ou um groove, é muito provável que você não esteja dominando os acordes.

Mas afinal de contas, o quê são acordes?

Um acorde é um grupo de notas tocadas juntas ao mesmo tempo. Baixistas não tocam acordes tão frequentemente como guitarristas e pianistas. Isso ocorre porque tocar várias notas em tom baixo ao mesmo tempo pode soar muito grave. Tocar acordes às vezes pode encher por demais o espaço sonoro e competir com o resto da banda. Claro que acordes são importantes, mas tem que tomar cuidado.

Em vez de tocar os acordes diretamente, os baixistas deliniam as notas dos acordes. É preferencialmente enfatizada as notas individuais que compõem os acordes. Ao delinear as notas dos acordes o baixista implica o som de um acorde em particular. É como se os guitarristas dissessem a palavra inteira “uva”. Enquanto os baixistas soletram “U”  “V”  “A”. Nas real é a mesma coisa, mas de maneiras diferentes.

Para dar um exemplo, um acorde C maior é criado pela combinação das notas tocadas C, E ,e G ao mesmo tempo. (Dó, Mi, Sol). Como um baixista eu posso tocar um acorde C maior numa bass line tocando invidividualmente as notas C, E e G. Eu poderia tocá-las em ordem, notas repetidas, ou alterar a ordem e etc. Se eu toquei C-C-E-E-G-G-E-E, eu estaria implicando o som do acorde C maior.

Definindo Acordes, Arpeggios e Padrões de Acordes (Patterns)

Já que discutiremos os acordes e as notas contidas nele, nós precisamos fazer algumas definições claras e distinções entre acordes, arpejos (arpeggios) e padrões de acordes:

Um Acorde é três ou mais notas diferentes tocadas ao mesmo tempo.

Um arpejo (a verão original é arpeggio) são as notas individuais de um acorde tocadas uma após a outra. Por exemplo, um arpejo em C maior é tocado em C, E, G e C uma oitava acima. Um arpejo normalmente sugere que as notas sejam tocadas em ordem de menor para  maior, e muitas vezes volta para menor.

Você vai praticar os arpejos para cima e para baixo pra caramba! Uma perspectiva mais saudável de se pensar em tocar acordes e arpejos é pensar nessas notas como um conjunto específico de notas. Eu gosto de chamar de “Tons de Acordes”. Que na verdade são notas individuais que compõem um acorde em particular. Por exemplo, C, E e G são os tons de acorde para o acorde C maior. Nenhuma ordem de notas de baixo para cima está implícita quando digo “tons de acorde.”

Os padrões de acordes ou patterns, é um padrão de tons de acordes no braço do baixo. Vou mostrar a vocês uns simples padrões.

padrões de acordes

Qual a diferença entre uma escala de um padrão de acordes?

Escalas e acordes ambos são grupos específicos de notas, mas há algumas diferenças importantes. A diferença é que as notas de um acorde são tocadas ao mesmo tempo. As notas de uma escala não são. Acordes costumam ter menos notas do que as escalas. A maioria dos acordes contêm 3 ou 4 notas diferentes. A maioria das escalas contêm sete notas.

Por que aprender padrões de acordes?

Como baixista seu papel é apoiar o som de cada acorde. Se você não conhecer os padrões de acordes, você não vai poder cumprir com suas obrigações. Quanto mais você conhecer seus tons de acordes, melhor conseguirá definir o som de cada acorde. E então, você será um baixista mais interessante e criativo.

Baixistas tocam outras coisas além de notas de acordes?

Sim, com certeza. A principal coisa a entender é que os tons de acordes é o coração de uma bassline. Outras notas provenientes de escalas ou notas cromáticas, servem para complementar e enfeitar as notas do acorde. Sem enfatizar corretamente os tons dos acordes, você vai acabar com um bassline fraco.

Em Resumo

Se você ainda não adivinhou até agora, estudar os tons de acordes deve ser uma parte importante em seus estudos como baixista. Quanto mais estudar tons de acordes mais forte será a sua bassline. Quanto melhor for a sua bassline, mais as pessoas vão querer requisitar seus serviços.

Artigo sobre padrões de acordes para baixo publicado e editador por JP – PortalMúsica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− um = 1