Os melhores baixistas da história

Introdução

Falar sobre os melhores baixistas da história é algo que tem que ser bem avaliado, pois a memória humana é facilmente de ser esquecida, e os modismos muitas vezes atrapalham uma melhor avaliação. Bem, os baixistas muitas vezes são aqueles caras que ficam na “linha de fundo” de uma banda, e junto com os bateristas formam a chamada cozinha da banda, que de certa forma faz sentido (caso queria ler sobre a importância do baixo clique Aqui). Porém, existiram na história aqueles baixistas que nunca se conformaram em ficar por trás dos bastidores em apenas fazer a sua função, eles tinham pegada, presença de palco, e claro, muita técnica! E que fizeram com todo merecimento ganharem o título de melhores baixistas da história.

Esta lista dos melhores baixistas será feita da seguinte maneira, para ser justo, focarei em baixistas mais antigos e pioneiros do mundo do R&B, Funk, Jazz and Soul. E outros baixistas virtuosos do mundo do rock and roll que não podem ficar de fora dessa. Alias, outro detalhe, para não causar polêmica, esta lista está em ordem alfabética e não numérica.

Os melhores baixistas da história

  • Os melhores baixistas – Aston “Family Man” Barrett: A sensação rastafari jamaicana. Serviu de grande ajuda para o Bob Marley com seus rítmos, fora que Family Man ajudou a forjar o modelo de Reggae com seu expansivos e estrondosos patterns de baixo. Mas mais do que apenas um baixista, Family Man também teve um papel importante na organização das músicas do Bob Marley, e mais tarde co-produziu uma série de álbuns que viraram ícones para o reggae. Seus patterns de baixo fazem parte do new wave of dancehall reggae .
  • Os melhores baixistas – Bootsy Collins: Este é um baixista fora de série! Depois de achar James Brown desasiadamente exigente, algo como um capataz que deveria se adequar ao gosto dele. Então no começo dos anos 70 Boostsy deixou a banda do JB e embarcou em outro  projeto de Funky – comandado por um gênio chamado de George Clinton. Bootsy criou várias canções alegres e dançantes que influenciou toda uma geração. Com certeza um dos melhores baixistas de todos os tempos.
  • Os melhores baixistas – Cliff Lee Burton: Este é um nome bem popular nos rankings dos melhores baixistas, muitos baixistas “old school” podem discordar por achar um clichê, mas não dá para deixá-lo de fora dessa lista. Ele foi uma dos responsáveis (talvez o maior) pela popularidade do Metallica (uma das bandas responsáveis pela divulgação do thrash metal) nos anos 80, e um dos baixistas mais marcantes para o metal até hoje. Desempenhava um papel de “baixista solo” com grande papel rítmico e harmônico na banda. Muitos não o consideram como um dos melhores baixistas, mas seu papel foi muito importante para o baixo.
  • Os melhores baixistas – Donald “Duck” Dunn: Um dos responsáveis pelo cenário do Soul ao estilo Memphis. Dunn nasceu em Memphis – EUA, e no final dos anos 60 gravou grandes clássicos pela gravadora Stax. Runn, é um baixista que marcou época e um dos melhores baixistas da história.
  • Os melhores baixistas – Geddy Lee: Batizado como Gary Lee Winrib, ele foi bem conhecido por ser uma liderança no baixo, teclado e também nos vocais na banda canadense Rush. Por ser uma banda com só três membros oficiais, o Rush ganhava uma orquestra inteira quando o Geddy Lee assumia os palcos com seu baixo. Ele é um músico premiado e provou ser uma pessoa influente no gênero do rock e heavy metal.
  • Os melhores baixistas – Jaco Pastorius: Batizado como John Francis Anthony, Jaco Pastorius foi um músico popular de jazz, e compositor,  que tinha uma fama bem aclamada por ser um baixista de baixo elétrico em seu gênero. Ele é considerado um dos mais inovadores e influentes baixistas de todos os tempos. Tido para muitos como o melhor baxista da sua geração, mas ele é um dos melhores baixistas no mínimo!
  • Os melhores baixistas – John Entwistle: John Entwistle ficou conhecido por ser o baixista do The Who. Ele também era um cantor, compositor e tocava corneta e já teve um merecido título de “O melhor baixista da história do rock “.
  • Os melhores baixistas – James Jamerson: Por um longo período este foi um baixista que não teve o seu devido reconhecimento. Felizmente, hoje em dia ele já foi bastante creditado – ele é um dos pais do baixo elétrico. Jamerson tocou baixo em 30 canções que ficaram em primeiro lugar nas paradas pop, algo que nem mesmo os Beatles podem reivindicar.
  • Os melhores baixistas – John Paul Jones: O famoso baixista do Led Zeppelin. Ele é um músico versátil que também toca bandolim, piano e outros instrumentos musicais. John Paul criou maravilhas com a sua música enquanto acompanhava o baterista de improviso o John Bonham.
  • Os melhores baixistas – Larry Graham: O pai do slap e do pop! Durante um perído quando ele tocava num grupo onde se viam sem um baterista, Larry não deixou o barco afundar e criou uma técnica de baixo que hoje chamamos de Slap, ele descobriu que quando dava uns  ‘tapas’ com o polegar nas cordas do baixo ele conseguia simular o som de uma espécie de “tambor”. Enquando que ao fazer o pop com o dedo médio ele simulava o som da “caixa” da bateria. E assim nasceu um novo estilo de groove! Seria impossível não considerá-lo como um dos melhores baixistas de todos os tempos.
  • Os melhores baixistas – Les Claypool: Leslie Edward Claypool, popularmente conhecido como Les Claypool é outro grande baixista e o aclamado baixista na banda de rock Primus. É um baixista que dispensa comentários e muito estiloso no seu baixo elétrico.
  • Os melhores baixistas – Marcus Miller: Este é um grande músico multi-instrumentista. Além de baixo é claro, ele toca guitarra, saxofone, teclado e clarineta. Com base nos métodos de slap/popping the Larry Graham, Miller desenvolveu um agressivo e forte ataque resultando num som característico.
  • Os melhores baixistas – Steve Harris: Steve Harris é o líder da banda,  baixista e principal compositor da banda de heavy metal Iron Maiden. Na verdade, ele foi o membro fundador da banda junto com Dave Murray no ano de 1975. Agora, Harris é o único membro presente fundador  na banda.

Outra lista de baixistas que se destacaram bastante como um dos melhores baixistas da história:

Artista/Banda

  • Flea – Red Hot Chili Peppers
  • John Deacon – Queen
  • John McVie – Fleetwood Mac
  • Noel Redding – The Jimi Hendrix Experience
  • Bob Babbitt – Funk Brothers
  • John Wetton – Uriah Heep
  • Phil Lesh – Grateful Dead
  • Chris Squire – Yes
  • Tony Levin – King Crimson
  • Louis Johnson – Brothers Johnson
  • Sting – The Police
  • Jack Casady – Jefferson Airplane
  • John Myung – Dream Theater

Pois então, para aqueles que tinham curiosidade em saber sobre os grandes nomes do baixo, está é uma boa seleção dos melhores baixistas da história, espero que gostem.

Comentários

  1. Pedrim diz

    Parabens pela seleção!
    Tive o prazer de conhecer o Aston, realmente o cara é um bau de sabedoria, ele falou mto da “alpha boys school” uma escola de kingston que formou grandes musicos, quem tiver interesse tem alguns videos no youtube, mas realmente ficou faltando o Victor nessa lista, que além de ser um puta baixista o cara luta kung fu pa carai kkkkkkkk

  2. Walace diz

    O nome do artigo tinha q ser “Os mais famosos baixistas estrangeiros da historia” não necessariamente os melhores.. oq Steve Harris esta fazendo na lista? e aliais na frente do John Myung q tb acho q nao deveria esta na lista, mas tem muito mais tecnica q harris . so prova q é um artigo totalmente fundado no gosto pessoal do autor e nao reflete realmente os melhores da historia..mostrei pro meu professor de regencia e contrabaixo contenporaneo do conservatorio e ele nem sabia quem era steve harris e ele assim como eu so concordou com 3 ou 4 nomes dessa lista pra “melhores” o resto é puro gosto pessoal ..

  3. Guima diz

    Pois é…todo mundo tem mais um baixista para entrar na lista. Pensem: o cara listou os melhores, em sua opinião e vocês tem outra opinião. Na verdade, basta o cara estar em uma banda famosa para ser um bom baixista…todos são bons, os melhores vai depender de sua predileção de uma banda para outra, de um estilo para outro. Nada foi esquecido, ninguém está faltando na lista. Há milhares de boas listas na rede, basta pesquisar. Em todas eles só tem fera!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 1 = três