Os guitarristas mais influentes da história

Obviamente, toda vez que uma lista como – Os guitarristas mais influentes da história – ou similar é publicada, ela será subjetiva e alvo de críticas e elogios. Opiniões se diversificam, mas baseado em minha pesquisa, estes são os guitarristas que tiveram o maior impacto à longo prazo influenciando os guitarristas, durante o tempo em que a guitarra elétrica começou a ganhar expressão no cenário musical. Limitamos essa lista em 10, o que a deixa bem pequena e mais difícil de fazer e por esse motivo, pode ser que grandes guitarristas não sejam mencionados. Vamos à lista, em ordem cronológica:

andres segoviaOs guitarristas mais influentes da história: Andres Segovia

Segovia tornou a guitarra (violão) uma parte respeitável da música clássica e demonstrou como uma guitarra pode ser bela e virtuosa. Seus estudos e métodos são parte dos padrões lexicais da guitarra clássica nos dias de hoje. Andres, faleceu aos 94 anos, com seu desejo realizado: tornar a guitarra, que até então era um instrumento de dança cigana, num instrumento de concerto.

robert johnsonOs guitarristas mais influentes da história: Robert Johnson

Considerado o verdadeiro rei do Delta Blues, sua influência foi muito além do genêro blues, chegando até o rock and roll,  folk e outros gêneros. Sua forma de tocar utilizando slide e seus vocais assombrosos inspiraram inúmeras bandas incluindo Led Zeppelin, The Rolling Stones, Jeff Beck, Eric Clapton e, mais recentemente, The White Stripes.

charlie christianOs guitarristas mais influentes da história: Charlie Christian

Como o guitarrista de Benny Goodman, Christian trouxe a guitarra elétrica para a vanguarda como um instrumento solo. Ele foi um pioneiro, que mostrou que a guitarra elétrica era mais do que apenas um instrumento rítmico. Charlie popularizou a guitarra elétrica (a primeira ES-150 electric spanish), do qual o captador levou seu nome, Charlie Christian pickup.

merle travisOs guitarristas mais influentes da história: Merle Travis

Merle foi um dos principais desenvolvedores do estilo fingerpicking (dedilhado) usando uma linha de baixo alternada, que é frequentemente usada em gêneros como country, bluegrass e folk. A técnica, que recebeu seu nome, ficou conhecida como “Travis” picking. Bob Dylan, Paul Simon e Lindsay Buckingham fizeram bom uso dessa técnica.

les paulOs guitarristas mais influentes da história: Les Paul

Lester William Polsfuss, conhecido como Les Paul, foi um dos primeiros guitarristas ligados a tecnologia. Além de ser um grande guitarrista, também é considerado um brilhante inventor, criador das guitarras Les Paul. Lester, continuou a tocar guitarra, apresentando sua técnica em concertos ao vivo até pouco tempo antes de sua morte, em 2009. Mesmo assim, continua sendo uma grande inspiração para os guitarristas da atualidade.

chet atkinsOs guitarristas mais influentes da história: Chet Atkins

Chet Atkins levou a técnica de dedilhado a níveis virtuosos, unindo muitos estilos de música sem esforço. Suas composições melódicas agraciaram inúmeras gravações como guitarrista de sessão e um artista solo. Embora tenha sido o protótipo para os guitarristas de sessão profissionais de Nashville, ele também era um produtor bem sucedido.

wes montgomeryOs guitarristas mais influentes da história: Wes Montgomery

Montgomery tornou-se um dos guitarristas de jazz mais influentes na década de 60 devido sua criatividade ao tocar, utilizando uma técnica interessante de oitavas, onde ele tocava melodias usando oitavas tocadas com seu dedo polegar. Além de tocar o jazz padrão, ele acrescentou interpretações instrumentais de canções pop, de artistas como The Beatles, preparando o palco para mais tarde nomes do jazz como George Benson e Larry Carlton.

jimi hendrixOs guitarristas mais influentes da história: Jimi Hendrix

Hendrix era conhecido por um monte de coisas. Os belos acordes enfeitados em Little Wing, o som granulado no solo de Voodoo Child, seu cover da música All Allong The Watchtower de Dylan, o solo ouvido ao tocar Castles Made of Sand de trás pra frente, entre outros, o tornaram conhecido como um guitarrista inovador. Sua carreira curta porém intensa influenciou inúmeros artistas por muitos anos, mesmo após sua morte, e ainda continua a influenciá-los nos dias de hoje.

jimmy pageOs guitarristas mais influentes da história: Jimmy Page

Como integrante do Led Zeppelin, Page trouxe arranjos de guitarra multi-camada, que incluiam misturar guitarras elétricas com violões acústicos, utilizar afinações alternativas, compassos ímpares e, sem deixar de lado, um arco de violino! Jimmy Page é frequentemente citado e considerado por muitos um dos maiores e mais influentes guitarristas de todos os tempos.

eddie van halenOs guitarristas mais influentes da história: Eddie Van Halen

Eddie trouxe um novo nível de intensidade para o rock, com seus solos de cair o queixo, que é claro, contavam com sua técnica muito influente de tapping, que influenciou praticamente todos os guitarristas dos anos 80 em diante. Semelhante à Les Paul, Van Halen também está sempre a procura de novos tons, e por esse motivo, fez alguns inventos enquanto experimentava e combinava guitarras e amplificadores em busca do som perfeito.

Se você nunca ouviu falar de algum desses guitarristas, eu realmente aconselho que pesquise mais e ouça as composições deles. Se quiser sugerir algum guitarrista de sua preferência, nos conte um pouco sobre como esse guitarrista influenciou a música na sua opinião. Ter um senso amplo da história desse instrumento te tratá uma perspectiva melhor na hora de tocar, bem como irá te ajudar a saber onde você se encaixa nesse contexto.

Espero que tenha gostado de nossa lista de guitarristas mais influentes da história, opine!

Comentários

  1. Andre campolina vargues diz

    E com muita satisfaçao que tenho acompanhado seus artigos.Fantasticos ,objetivos e claros.Sou um amador profundamente envolvido com a musica e pessoas como vc sao de extremo valor para todos .Obr.andre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 × dois =