Categorizado | Análises, Destaques, Violão

Os diferentes tipos de Violões Acústicos

Olá, vamos fala então sobre os diferentes tipos de violões acústico. Existem vários e diferentes tipos de violões. Os mais comuns são os violões Dreadnought (6 cordas e 12 cordas), Clássico e Parlor. Cada tipo de violão é projetado para acomodar diferentes estilos musicais. Nas fotos abaixo estão representados cada um desses diferentes tipos de violões. Então vamos rever cada um desses estilos.

Diferentes tipos de violões: Violão Acústico Estilo Dreadnought

Embora o Dreadnought apareça em muitas variações, este é um dos primeiros modelos que vem em mente quando se fala em “violão”.Às vezes chamado de violão ocidental, o Dreadnought é um grande instrumento com um som cheio e bem grave. Idealmente, os Dreadnoughts são violões barulhentos,  concebidos para acompanhar cantores ou se encaixarem em uma ampla gama de linguagens musicais. Para o violonista médio, este é um violão de obrigação.

Os diferentes estilos de violões dreadnought incluem o standard dreadnought, contruído com uma ampla gama de madeiras mais comuns como o mogno e o pinho, até madeiras mais exóticas como o Jacarandá brasileiro ou mais conhecido lá fora como rosewood, e o lancewood. Alguns violões não usam madeira em tudo, em vez disso, usam um material composto com a fibra de carbono. Essas mudanças de materiais na sua construção mudam significativamente no som do instrumento.

diferentes tipos de violões

Diferentes tipos de violões: Dreadnought de 12 Cordas

Esse tipo de violão de 12 cordas é semelhante na construção e estilo ao violão de seis cordas. Embora tenha 12 cordas, em vez das habituais 6 cordas, as cordas trabalham em pares afinados com as mesmas notas, os dois primeiros pares são ajustados exatamente para o mesmo tom, enquanto os outros estão afinados com as mesmas notas de uma oitava parte. A tenção adicional nas cordas nesse tipo de violão torna um violão menos aconselhado para iniciantes. Sem dúvida é um grande violão para dedilhados, mas os bendings são quase impossíveis.

diferentes tipos de violões

Diferentes tipos de violões: Cutaway Dreadnought

Outro estilo de violão Dreadnought, dessa vez com um corte em seu corpo para obter um outro tipo de dinâmica. Esse tipo de corte surte um efeito no som do violão, mas a realidade é que, se você quiser tocar esses trastes, você tem que ser capaz de alcançá-los. O pressuposto é que há uma perda de resposta do grave devido à diminuição do volume interno. Novamente, um violão bem feito terá um ótimo som de qualquer maneira.

diferentes tipos de violões

Diferentes tipos de  violões: Parlor

O termo “violão parlor” remonta aos dias em que as músicas nem mesmo eram gravadas, onde os entretenimentos eram realizados ao vivo, e muitas vezes em salões para a sorte daqueles que podiam tê-los. Hoje, o termo descreve um tamanho e estilo de violão. Violões Parlor têm corpos menores do que os dreadnaughts e muitas vezes são menores do que até mesmo os violões clássicos. Contrariamente à suposição popular, a sua dimensão reduzida não se destina a acomodar os músicos menores, mas sim fornecer uma resposta de freqüência mais uniforme. Em outras palavras, agudos, graves e todas as freqüências entre eles tem o mesmo volume. Em um ambiente acusticamente quase perfeito como uma “sala de visitas” ou sala de concerto, esta resposta de freqüência ainda é uma necessidade, se a música não for sobrecarregada com graves.

Muitas vezes (na verdade, geralmente), o braço de um violão Parlor (salão) é mais amplo do que de um Dreadnaught. Violões Parlor são muitas vezes a escolha de muitos músicos que usam a técnica fingerstyle. Um braço maior acomoda melhor esse estilo de tocar dando mais espaço para receber os dedos individuais entre as cordas.

Entre os diferentes tipos de violões as frequências médias deste violão são incisivos e agradáveis tornando esses instrumento uma boa opção para todos, mas principalmente para quem toca música flamenca ou um folk.

diferentes tipos de violões

Diferentes tipos de violões: Violão Clássico (Cordas de Nylon)

Violões clássicos são caracterizados pelo uso de cordas de nylon (nos velhos tempos, tripas de gato) . Normalmente, esses instrumentos têm um braço largo e muito plano. Alguns  instrutores “oldschool” acham que este é um violão para apenas iniciantes, porque consideraram a tensão mais leve das cordas e um calibre maior para facilitar os dedos (Hoje em dia até os instrumentos com custos mais baixos podem ser muito bons e com facilidade na hora de tocar. Então compre um violão condizente com o estilo de  música que você deseja tocar).

Violões clássicos são mais adequados para músicas clássicas, eruditas, folk, mpb, etc.. e deixe as cordas de aço para outros estilos mais populares. Mas isso não é uma regra é claro!

diferentes tipos de violões

Diferentes tipos de violões: Violão Acústico Jumbo

Os violões jumbos foram projetados para serem altos e cheios de graves. É basicamente semelhante em função e uso ao Dreadnought. Se bem feitos, são ótimos violões. Em algumas situações, as frequências médias ficam perdidas, dominadas pelo grave. Esteja ciente disto se você está comprando um violão desse estilo, e ouça de forma objtiva em diferentes tipos de salas e ambientes.

diferentes tipos de violões

Acho deu pra todos vocês terem uma boa base sobre os diferentes tipos de violões né? Até o próximo artigo!

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

Um Comentário para “Os diferentes tipos de Violões Acústicos”

Trackbacks/Pingbacks

  1. [...] Se você estiver interessado em saber todos os diferentes tipos de violões, acesse esse link clicando aqui! [...]


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook