Os diferentes tipos de captadores para guitarra e quais os melhores

No artigo anterior eu havia explicado o que são captadores para guitarra e como eles funcionam. Caso você for iniciante ou não esteja familiarizado com o assunto, aqui está o link para que você possa dar uma lida antes de prosseguir com este artigo: O que são captadores de guitarra e como eles funcionam.

Muito bem, desta vez farei um artigo mais focado com os diferentes tipos de captadores e as suas diferenças na sua sonoridade, e outros detalhes como a sua aparência e o tipo ideal para determinado estilo musical.

Tipos de captadores para guitarra

Captadores para guitarra Magnéticos

São os tipos mais comuns e usados de captadores para guitarra. Os captadores para guitarra mais simples são feitos de um único imã com um único fio envolto dele, mas por ser grande demais dar-se a impressão de ser milhares de fios envolta. A vibração das cordas reproduz a mesma vibração no campo magnético do ímã, na qual transmite essa vibração para um amplificador. O amplificador aumenta o sinal, e tornando-se assim audível com os falantes.

Captadores para guitarra tipo Piezo

captadores para guitarra

 

 

 

 

 

Alguns guitarristas usam também captadores piezoelétricos, ou piezo. Eles basicamente foram desenvolvidos para instrumentos acústicos e são montados abaixo da ponte da guitarra. Os captadores para guitarra piezo às vezes são colocados em uma guitarra para dar aquela sonoridade acústica.

Captadores para guitarra tipo Single Coil

captadores para guitarra

 

 

 

 

Os captadores para guitarra single coil possuem uma bobina de fio magnético separados para cada corda. Colocados abaixo das cordas, geralmente próximo da ponte, braço da guitarra, ou entre os dois. Nas guitarras com três captadores eles podem ser colocados em cada uma das três posições. A desvantagem dos captadores single coil é que eles são sensíveis à interferências eletrônicas.

Captadores para guitarra tipo Humbucker ou Double Coil

captadores para guitarra

 

 

 

 

Os captadores para guitarra Humbucker foram desenvolvidos para reduzir os problemas de ruído e interferência do captador single coil. É constituído por dois captadores com polaridade oposta. Isso faz com que o ruído e a interferência do ambiente bate nas bobinas magnéticas e cancelando assim esse efeito.

Qual é o número ideal de captadores em uma guitarra?

Algumas guitarras têm apenas um captador, outras até três, e outras mais difícilmente  de achar tem até quatro ou mais captadores. Cada marca e modelo de guitarra muitas vezes são únicas confome esses captadores são ajustados. A gama de sons criados por essas diferentes configurações são incrivelmente grandes. Não há “resposta correta ” para esta pergunta. A qualidade do som de um instrumento é subjetiva.

Por exemplo, uma Stratocaster Standard é configurada com três captadores single-coil. Uma das poucas guitarras Gibson com três captadores é a Les Paul Custom, com três captadores humbucker. Apesar do mesmo número de captadores, essas duas guitarras têm sons distintos (e bons por sinal).

Qual tipo de captador para guitarra é o melhor?

Tal como acontece com o número de captadores para guitarra, “o melhor ” é subjetivo. Uma grande quantidade de músicas fantásticas já foram feitas em ambos captadores para guitarra, tanto em single-coil quanto em captadores humbucking. Geralmente não há o “melhor”. Para a maioria, o certo depende do som que a pessoa faz, o tipo musical e as necessidades e desejos de cada músico. Ambos os tipos de captadores podem vir com alta ou baixa qualidade.  Notadamente, pode haver uma Fender Stratocaster que tenha um humbucker e dois single-coils. Além disso, pode haver também uma Gibson Les Paul que tenha um single-coil e um humbucker.

Qual a diferença entre Captadores Single Coil e Captadores Humbucking?

captadores para guitarraA diferença visual entre captadores para guitarra single coil e um captador (também conhecido como “humbucker”) é mostrada na foto à direita.

Como você pode ver é bastante simples distinguir esses dois tipos. Então, qual é a razão que faz alguém ter esses dois tipos de captadores?

O captador single coil foi o primeiro dos dois a ser inventado. O problema com ele foi o fato de que ele não só captava o som da guitarra, mas também como outros sons indesejados, bem como outros ruídos na hora de tocar a guitarra. O humbucker foi a solução para isso, e foi projetado para cortar esse “hum”. Daí o nome de HUMbucking.

No entanto, a maneira de como o humbucker ou humbucking ou double coil trabalha, faz com que ele faça um som diferente em relação aos single coil. O single coil típico tem um som mais “brilhante” e mais agudo do que os captadores para guitarra humbuckers,  enquanto o humbucker tem um som mais potente (também produz uma saída mais alta).

Qual captador é melhor para mim e o meu estilo de música?

Esta é também uma questão subjetiva. Como a música é uma arte criativa, músicos, muitas vezes, ultrapassam limites, tradições e normas.

Em geral, podemos encontrar os captadores para guitarra single coil mais normalmente em estilos como o country, sertanejo, blues e até mesmo no punk e por aí vai.. Já os Humbuckers são mais comuns no rock (dependendo do estilo pois single coil também é comum aí) no heavy metal e hard rock.

Mas o mais importante é decidir por si próprio qual deles é que mais te agrada, ou até mesmo tente diferentes combinações como muitos guitarristas fazem, faça um teste com seus amigos ou em uma loja de instrumentos musicais.

Breve abordagem sobre a história dos captadores

No final dos anos 20 e começo dos anos 30 o George Beauchamp foi creditado pela criação dos captadores single coil, tanto para guitarra quanto para baixo.

Seth Lover, um funcionário da empresa Gibson nos anos 50, é creditado por ter inventado o humbucker. Lover também foi creditado com a criação dos captadores para guitarra Humbuckers  “Wide Range ” para a Fender nos anos 70.

Comentários

  1. missun diz

    É exatamente esse tipo de captador que estou procurando pra minha guitarra semi acústica. É possível instalar? Alguém pode me dar o caminho das pedras? hehehehe

    • swestphal diz

      Olá Emerson

      Grande parte das lojas e luthiers vão fazer isso pra você. Mas sua dúvida nos serviu de sugestão para fazer um artigo sobre isso!

      Obrigado pela visita.

  2. diz

    Muito bom o post!!!
    Por gentileza, estou com uma dúvida…
    tenho uma Dean classic 250 custom, uma LTD ESP Ec200qm les paul e como todo mundo passa pelo aprendizado haha tenho também uma Condor Strato.

    Ocorre que a Condor fica parada por questão de qualidade sonora, aí vem minha dúvida, para tocar heavy metal e hardcore os melhores captadores são da emg? E se eu os colocasse na Condor, ficaria bom o som dela? Ou então qual destas guitarras ficaria melhor o Cap da EMG?

    Agradeço desde já!!
    abraço e parabéns pelo post.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 1 = seis