Os 10 melhores pedais para o baixo

Fazer uma listagem dos melhores pedais para o baixo não é uma tarefa fácil, porque é algo meio subjetivo, mas com várias pesquisas se chega lá! Os pedais de efeitos são um dos acessórios mais legais para quem curte tocar um baixo e apreciado pela maioria dos baixistas. Embora, existem muitos baixistas por aí que realmente não sentem a necessidade desses efeitos para justificar a sua tocabilidade, mas há muitos efeitos que podem fazer muita coisa para melhorar o som. Alguns desses efeitos produzidos pelos pedais incluem deixar o som do baixo mais grave, distorcido ou mais comprimido, e assim por diante, ou seja, isso amplia a sua capacidade experimental.

Com alguma pesquisa feita baseada por baixistas e em comunidades voltadas para o baixo resolvi então fazer uma listagem dos pedais mais desejados pelos baixistas. Então vamos dar uma conferida em alguns dos melhores pedais para o baixo.

Os melhores pedais para o baixo

 

1 – Pedal de Distorção Electro-Harmonix Bass Big Muff

Distorção Big Muff

Esse pedal da Electro-Harmonix para distorção Big Muff inclui 3 knobs; volume, tom e sustain, junto com um pequeno switch para reforçar o grave. Este pedal também tem um fuzz bem gordo com agudos bem sólidos. O baixista da banda Muse o Christopher Wolstenholme usou bastante esse pedal. Seus efeitos são realmente legais executando com perfeição a forma como um pedal de distorção deve soar em um baixo. Usando o mesmo exemplo do baixista Christopher Wolstenholme, temos alguns exemplos em álbuns como “Showbiz” e alguns em “Origin Of Symmetry”. A única diferença é que naquela época esses pedais estavam na versão antiga e hoje em dia estão bem mais em conta. Em se tratando de pedal de distorção para o baixo, este é sem dúvida um dos melhores pedais para o baixo.

2 – Pedal de Distorção Electro-Harmonix Steel Leather Bass Expander

Expansor

Este interessante modelo tem knobs para controlar a percussão e os efeitos de ataque no seu baixo. É um pedal inteiramente projetado voltado para o baixo e bom para shows. Como diz no próprio nome, é um expansor que é o inverso de compressor,  e o ataque reforçado irá agarantir que o seu baixo não perca desempenho.

 

3 – Pedal de Distorção Behringer  UM300

Baixistas do heavy metal em alerta!

O pedal de distorção  Behringer  UM300 tem distorções propícias para o heavy metal, pegando pesado nos graves e um prolongado sustain. Com uma dedicada distorção ele é um pedal feito para baixistas do metal . O legal desse pedal é a densidade das distorções nas quais o baixista pode moldar o quanto quiser deixando mais grosso ou mais fino. Embora, a maioria dos baixistas desse gênero musical preferem timbres mais densos e graves. Então se você estiver procurando por um pedal que tenha uma furiosa distorção dos graves, fique de olho neste pedal!

4 – Pedal Dunlop Crybaby 105Q

Pedal Wah Wah para baixo

Esse pedal da Dunlop é um dos pedais mais fáceis de se controlar entre os pedais de efeitos do tipo Wah. Pode ser considerado também um dos melhores pedais wah wah para quem toca baixo. Bem, acho que dispensa comentários sobre que efeito é esse né? O Wah é mais comum na guitarra mas no baixo fica legal também dependendo do estilo, é similar, mas é mais grave é claro. Caso não saiba do que se trata procure no YouTube que lá está cheio de exemplos, mesmo no baixo.

 

5 – Pedal de distorção Ibanez PD7 Phat-Hed Bass Distortion

Um tipo sujo de distorção para os baixos

Esse pedal da Ibanez possui 3 pré-amps do estilo voicings, um switch para ataque junto com quatro outros knobs (drive, low, high, level). Esse é um pedal recomendando principalmente por aqueles que tocam um grunge. Ele continua com uma distorção suja mesmo com opções mais clean ajustados nele. Talvez não seja uma boa opção de pedal para os headbangers, mas para aqueles que estavam céticos quanto a um pedal da Ibanez eu posso garantir que realmente tem qualidade.

 

6 – Pedal Electro-Harmonix Bassballs (nano)

Uma dos melhores pedais para o baixo para um estilo  “funkeado”

Esse é um daqueles pedais de efeito que traz um toque de funk. Ele basicamente tem uma combinação de wah e distorção. Esse pedal pode ser facilmente utilizado em uma guitarra também mas ele foi mais projetado para o baixo. É muito interessante saber que tem filtros que produz sons como o wah e ainda por cima adiciona um pouco de distorção. Acho que este é um candidato perfeito para aqueles que gostam de tocar um Funk/Soul.

 

7 – Pedal de Efeito DigiTech BP80

Pedal de MultiEfeitos

Eu sei que muita gente fica com pé atrás quando se trata de pedais da Digitech, especialmente aqueles com multiefeitos, mas esses com sons sintetizados valem a pena. O preço e os sons sintetizados são a grande vantagem neste caso, você mesmo pode pré-ajustar ao seu gosto com uma versatilidade bem interessante. É um bom custo-benefício e posso dizer que é um dos melhores pedais para o baixo.

 

8 – Pedal MXR M182 El Grande

O grande Bass Fuzz

O MXR M182 tem recursos como controle de volume, tom e fuzz. Ele dá ao baixo uma grande quantidade de fuzz se for preciso. Por um preço baixo esta é uma ótima escolha para aqueles que gostam de um pedal dedicado ao fuzz em seu baixo. É claro que estou me referindo também para aqueles que tem um orçamento apertado. Lembre-se que este não é um pedal de distorção! Fora que a MXR já tem um  longa tradição em fazer pedais para o baixo.

 

9 – Pedal BOSS GT10B

Pedal de Multiefeito

Este é um dos melhores pedais para o baixo em se tratando  de multi-efeito para o baixo, porque a Boss quis desenvolver um pedal de multi-efeito especialmente para o baixo. Há praticamente de tudo, desde chorus, distorção, sons sintetizados, buzz e etc. Você pode programar esse pedal também para uma predefinição ao vivo.

E quanto aos outros pedais para o baixo?

Para não ser injusto, eu não irei fazer a descrição do décimo pedal desta lista dos melhores pedais para o baixo. E sim, irei deixar outra lista de pedais que tiveram boas indicações de outros baixistas, vamos ver então as outras opções:

  • Line 6 Bass POD XT Pro
  • Carl Martin Bass Chorus
  • EBS WahOne Bass Wah
  • Electro Harmonix Bass Metaphors Compression/Distortion
  • Electro-Harmonix Bass Micro Synthesizer XO
  • Line 6 Bass PODxt
  • Line 6 Bass PODxt Live
  • Moog MF-105B
  • Fulltone Bass Drive Mosfet

Considerações Finais

Enfim, fizemos a nossa parte de indicar um dos pedais mais requisitados e indicados atualmente pelos baixistas. Agora é com você a tarefa de avaliar a sua proposta e saber o tipo de efeito que precisará para o seu baixo.

Os 10 melhores pedais para o baixo editato por Portal Música

Comentários

    • diz

      Olá Cleber,
      É possível encontrar pedais como esse em lojas especializadas na internet e até no MercadoLivre.
      Espero ter ajudado e obrigado pela visita! Volte sempre :)

  1. Vitor Mohr diz

    Cara, pelo título do tópico “Os 10 melhores pedais para o baixo” acho que falta algumas coisas ali, escolher dentre tantos pedais apenas 10 é complicado! pode ser uma questão meio pessoal, mas pedal da behringer no topo é meio tenso( Opinião pessoal, é claro)… mas gostei muito das descrições dos pedais!

  2. diz

    Olá galera.
    Acabei de comprar uma ZOOM B9-1UT.
    Alguém conhece?
    Conseguiria me explicar quais os recursos que ela possui?
    Nunca mexi com pedais antes mas já notei diferença nos sons sem editar.
    Valeu galera.
    Abraços

  3. Edivaldo diz

    amigos queria saber o nome do efeito aonde vc grava um som e depois vc usa o som que gravou como base e toca outro som por cima dele ou seja usando-o como base no aguardo Edibass.

  4. adriano diz

    Olá gostaria de saber se algum desses pedais para contrabaixo têm um efeito roncador parecido com o timbre que o Geddy Lee baixista do Rush consegue tirar em suas músicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 × nove =