O quê são notas mortas ou ghost notes e como tocar?

Antes de você ler este artigo sobre notas mortas ou ghost notes, gostaria que desse uma lida neste outro artigo sobre acentuações musicais para melhor compreensão desse assunto, e assim continuar com os estudos. Estou te pedindo isso pois as notas mortas fazem parte da acentuação musical. Clique Aqui para ler mais informações sobre acentuações musicais.

O quê são notas mortas ou ghost notes?

Notas mortas, principalmente como acompanhamento rítmico, são mais precisamente acordes que são abafados com a mão esquerda (que toca os voicings), enquanto a mão direita (que faz o acompanhamento rítmico) toca normalmente. As notas mortas constituem um dos segredos para um bom groove, pois mesmo quando se toca lentamente elas se destacam na levada.

Não confundir com o muted, pois as notas mortas são utilizadas simultaneamente com as notas que soam normalmente. A combinação de notas mortas e notas soando é que resultará no efeito rítmico de condução do groove.

Experimente, em qualquer groove, tocar as notas mortas no contratempo para avaliar o efeito das notas mortas.

Ex.  1)

notas mortas

 

 

 

Gn = Ghost Note

Essa é uma célula muito encontrada nas antigas gravações do grupo de funk-sou/americano Tower Of Power, com o guitarrista Bruce Conte curiosamente utilizando uma Gibson Les Paul com um amplificador Fender — combinação que, no início dos anos setenta, era considerada incomum. Além da utilização de notas mortas, essa combinação Gibson-Fender deu a Bruce Conte uma sonoridade de grande personalidade.

Um exemplo bem conhecido é “Purple Haze”, de Jimmy Hendrix, na gravação original do disco Are You Experienced?

Ex.: 2)

notas mortas

 

 

 

 

 

Outro exemplo em que podemos perceber com nitidez a importância das notas mortas seria “There is a Girl”, faixa encontrada no CD My Turn, do baterista Idriss Muhammad, na qual Hiram Bullock faz o groove de guitarra sobre uma progressão de II-V simples calcando a levada em notas mortas.

 

 

 

Bom pessoal espero que este artigo tenha sido esclarecedor, e lembrem-se, não é nada de nota fatasma, e sim ghost note ou notas mortas!

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook