O quê são captadores de guitarra e como eles funcionam?

Podemos dizer que os captadores de guitarra podem ser considerados o coração de uma guitarra, é uma das partes mais visíveis e o que diferencia uma guitarra elétrica de uma acústica. Sem os captadores, a guitarra elétrica não teria como enviar o sinal para o amplificador e fazer o maravilhoso som que estamos acostumados. Mas o que os captadores de guitarra fazem e como eles funcionam isso permanece um mistério para a maioria.  Então vamos desmistificar essa importante peça da guitarra para uma melhor compreensão.

Como são projetados os Captadores de Guitarra?

Captadores de guitarras elétricas são dispositivos relativamente simples, embora muitos designs diferentes podem ser encontrados no mercado de hoje. Os pickups ou captadores são essencialmente um ímã ou uma série de ímãs envolto em milhares de camadas muito finas de fio elétrico. Eles tem a forma de retângulos finos e longos o suficiente para alcançar todas as cordas de uma guitarra. Eles são parafusados ​​no corpo da guitarra, por debaixo das cordas com a superfície magnetizada por cima.

Alguns captadores de guitarra oferecem recursos multiplos para fornecer um som complexo e em camadas. Os captadores de guitarra mais complexos podem ser ajustados para que os sinais enviados de algumas cordas sejam mais altas do que enviadas por outras.

Como os captadores de guitarra Detectam a Vibração das Cordas?

Quando uma corda ou um acorde de uma guitarra for tocada, isto produz um único, mensurável, e identificável padrão de vibração. Uma vez que essa vibração for tocada nas proximidades magnetizadas do captador ele interrompe imediatamente o campo magnético da mesma forma que foi tocado. Esse campo de vibração magnético é então reproduzido em muitas camadas finas de arame que cercam o captador.

Como os captadores de guitarra Transmitem a Vibração das Cordas?

Quando o sinal de vibração atinge o circuito, ele passa por pelo menos dois resistores eletrônicos. Um ou mais resistores serão emparelhados com capacitores de modo que possam filtrar determinados intervalos de tons altos ou baixos. Estes resistores são geralmente controlados por botões ou knob no corpo da guitarra e são usados ​​para atingir uma gama mais vasta de qualidades musicais. Outro resistor simplesmente controla o volume, ou amplitude, do sinal por abafamento, ou aumentando as vibrações. Também é normalmente controlado por um knob em destaque. Outro resistor simplesmente controla o volume ou a amplitude do sinal por abafamento, e que também é feito através de um knob.

Espero que vocês tenham conseguido entender bem este artigo sobre captadores de guitarra e a sua funcionalidade 😀

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


5 + = doze