Categorizado | Destaques, Teoria Musical, Violão

Métodos para Memorizar as Notas no Braço do Violão (Parte I)

Fala galera! Vamos ver então alguns Métodos para Memorizar as Notas no Braço do Violão? Espero que algumas dessas técnicas possam ser úteis e que ajude a entender melhor a escala de seu violão. Vamos ver então alguns dos segredos que fazem você entender melhor o braço do seu violão. Para o conteúdo não ficar muito extenso resolvi dividir o artigo em duas partes.

Métodos para Memorizar as Notas no Braço do Violão

Aqui está uma coleção de idéias que pode te ajudar a aguçar melhor o seu conhecimento sobre o braço do violão, e por consequência, memorizar as notas no braço do violão. Você pode fazer isso com seu violão em mãos, ou mesmo enquanto caminha no seu dia a dia ou fazendo alguma outra atividade que dê tempo para você pensar. Use essas ideias para melhorar o aspecto de seu conhecimento sobre o seu instrumento. Lembre-se, quanto mais você repetir o processo de “achar”  as notas no braço do violão em sua cabeça, mais o seu subconsciente ficará programado. Com prática você simplesmente “sabe” onde estarão as notas no braço do baixo.

 

 

 

 

 

Sobre os Métodos

Antes eu tinha comentado sobre segredos para memorizar as notas no braço do violão. Os segredos são realmente achar tempo para praticar a localização de todas as notas no braço do violão através de relações e associações. Por exemplo, se você conhece a nota “C” na corda E na Oitava casa, você facilmente percebe que B está uma casa abaixo na 7ª Casa, e D duas casas acima na 10ª Casa. Há um bom número de métodos para ajudar você a localizar as notas. Se você simplesmente consegue memorizar todas as notas em todas as casas sem entender esses relacionamentos, então ótimo! No entanto, usando os métodos aqui apresentados pode lhe ajudar a plantar raízes firmes no conhecimento do braço do seu violão com base naquilo que você já sabe.

As 5 primeiras casas

Você deverá saber todas as notas nas primeiras cinco casas em cada corda. Essa é a base para ter um bom conhecimento sólido do braço do seu violão. Uma boa maneira de testar e melhorar o seu conhecimento dessas primeiras casas é pensar em uma nota de forma aleatória, ou use um diagrama contendo todas as notas, então localize aquela nota em cada corda onde quer que ela pode ser achada. Melhor ainda, se você sabe ler, ou estiver aprendendo a ler sobre noções padrões musicais, desenhe uma nota sobre uma pauta. Preze pela exatidão primeiro, depois pela velocidade (o quão rápido você pode localizar a nota). Isso serve para as outras casas de cima também. Use ambas notas com sustenidos e bemois, assim você começa a conhecer as notas e a localização de ambos os nomes. Então a partir daqui fica esse compromisso de você souber todas as notas das primeiras cinco casas.

Conhecimento Base

Deixe-me resumir um pouco as coisas para que nós possamos trabalha em cima disso. Primeiramente perceba que, nós já conhecemos os nomes das cordas e já conhecemos as notas na décima segunda casa porque ela é uma oitava das cordas. Nós também conhecemos a quinta casa de cada corda porque (com apenas uma exceção) nós usamos esta casa para afinar a corda acima. Por exemplo, pressionando a 5ª casa até o fundo na corda E produz um A como a acorda acima dela. Então, talvez até mesmo sem perceber, nós sabemos  as notas da quinta casa. A exceção que acabamos de mencionar que é a terceira (G) corda que nós paramos na quarta casa para afinar a segunda corda (B) acima dela. A quarta casa da terceira corda é B, então a quinta casa será C. Isso é útil em lembrar.

Dog Cat Fad na Décima Casa

Juntamente com a 5ª e a 12ª casa, a 10ª casa é a única outra casa (abaixo da 12ª) que não apresenta bemois e sustenidos. Isto o torna um “trampolim” para aprender a memorizar as notas no braço do violão. Depois de conhecer essa casa, fica fácil dar um passo atrás dela e encontrar outras notas.

Memorize as notas da décima casa – elas vão te ajudar muito bem.

D G C F A D

Você pode querer fazer a sua própria combinação de letras. O que eu uso é ao menos pra mim bem fáceis de decorarem, porque são três palavras fáceis em inglês, então ficou:

DoG Cat FAD.

As seguintes siglas que eu uso servem para lembrar que há intervalos de meia nota entre as notas BC e EF. Lembrando que estes intervalos  facilitam na hora de usar as associações para encontrar as notas em outras casas. Todas as outras notas têm uma semibreve, ou dois intervalos de meia nota. As siglas ficaram assim: 

Big Cats Eat Fat

(grandes felinos comem gordura)

Método Corda por Corda

Conheça a corda E

Se você é um cara acostumado a pegar trânsito, e odeia ficar horas e horas do seu dia a dia nisso, com certeza já pensou ou então já deve estar pegando uma rota alternativa com seu carro para poupar tempo. É sempre muito bom conhecer rotas alternativas, caso uma determinada rota estiver ruim, você pega outra alternativa. Aplicando essa abordagem ao tocar violão, se primeiro conhecermos uma determinada rota, então nós podemos encontrar outras rotas em relação a primeira. Sugiro que, se você ainda não conhece as notas da corda E até a 12ª casa, então comece a conhecer imediatamente. Ao fazer isso, você já conhecerá duas cordas, e restará menos para memorizar.

Em muitos violões, mesmo nos violões clássicos, possuem marcadores na 3ª, 5ª e 7ª casa. Na corda E, as casas produzem as notas G, A e B. Então logo acima da B fica a C na oitava casa. Desde que você já tenha memorizado essas notas DGCFAD na décima casa, saberemos que a nota na 10ª casa será D, deixando apenas E na 12ª casa. O resto são ou sustenidos ou bemóis. Isso é tudo.

Outras Cordas

Assim como fizemos com a corda E, pegue agora as outras cordas e conheça cada nota onde elas estão localizadas em tal corda. Se você memorizar numa média 1 corda por dia, em 1 semana já tera memorizado toda a escala do braço do violão!

A segunda parte sobre métodos para memorizar as notas no braço do violão falarei sobre um método que chamo de “caçar as notas”, que é uma maneira mais fácil de associar e procurar as notas no braço do seu violão. Em breve, disponibilizarei ele!

Métodos para Memorizar as Notas no Braço do Violão (Parte I) editado por JP.

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

Um Comentário para “Métodos para Memorizar as Notas no Braço do Violão (Parte I)”

Trackbacks/Pingbacks

  1. [...] Olá, vamos ver então a Parte II dos Métodos para Memorizar as Notas no Braço do Violão.  Para você acompanhar a Parte I clique aqui! [...]


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook