Categorizado | Guitarra, Violão

Como memorizar as notas no braço do violão e guitarra

Memorizar as notas no braço do violão e na guitarra são umas das principais dúvidas dos iniciantes. Parece que as notas estão todas bagunçadas e não acabam nunca. Bom, essa pode ser sua primeira conclusão ao olhar para o diagrama abaixo:

memorizar as notas do braço

Porém, iremos explicar de forma bem simples como memorizar as notas no braço e explicar de fato, como essas notas estão de fato organizadas e como você pode memorizá-las. Ao passo que isso não é essencial para você começar a tocar, mas acredito que memorizar as notas do braço pode ser imprenscidível ter esse conhecimento da posição das notas no braço do instrumento. Isso vai facilitar bastante também na hora de aprender músicas e escalas (tudo vai ocorrer mais rapidamente).

Como memorizar as notas no braço

As notas no braço da guitarra progridem cromaticamente. Em outras palavras, elas aumentam meio tom cada vez. Digamos que você comece tocando um A (Lá), então as notas irão progredir da seguinte forma:

A, A#/Bb, B, C, C#/Db, D, D#/Eb, E, F, F#/Gb, G, G#/Ab, A.

Perceba que não há sustenido e bemol entre B e C, ou E e F (você pode entender melhor por que isso ocorre, procurando outras lições em nosso site). Abaixo detalhamos melhor as notas no braço da guitarra e do violão:

memorizar as notas no braço

Perceba que as notas repetem após a 12a. casa, o que significa que a nota na 1a casa será a mesma na 13a casa, ou tocar a corda solta será o mesmo que tocar a 12a casa pressionada. Para memorizar as notas no braço, faça o seguinte:

- Comece tocando as notas na primeira corda e vá progredindo lentamente. Enquanto toca as notas, preste atenção no som que elas emitem e veja o diagrama que dispomos no site. Como pode ver, elas seguem uma ordem única, que se aplica à todas as cordas.

- Após tocar todas as notas da primeira corda, avance para a próxima corda. Você irá perceber que as notas no braço do violão e da guitarra se relacionam, e você irá localizar as mesmas notas em várias posições diferentes, em todas as cordas (oitavas). E também irá ver que o padrão é sempre o mesmo. Por exemplo, se você começar na corda E (primeira corda):

E F F# G G# A A# B C C# D D# E –> 13 notas

Agora começando pela corda A (5a corda):

A A# B C C# D D# E F F# G G# A –> 13 notas

- Depois de tocar as notas em todas as cordas, separe um tempo do seu treino para tentar localizar as notas nas cordas. Por exemplo, comece com um C e tente encontrar todos as notas C no braço do instrumento, seguindo a progressão que ensinamos anteriormente.

- Quando estiver bom em localizar as notas, tente tocar as cordas e notas aleatoriamente e dizer seus nomes. Quando você ficar bom nesse exercício, certamente vai te ajudar a memorizar a notas no braço, memorizando todas as notas mesmo!

Pode parecer difícil, mas não é. Você precisa ser persistente e paciente, como quase tudo que deseja aprender! Espero que este artigo sobre como memorizar as notas no braço seja útil para voce.

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

3 Comentários para “Como memorizar as notas no braço do violão e guitarra”

  1. alvaro/teclado disse:

    legal mano, muito bom…

  2. cristiano disse:

    otimo , estou começando e estou achando muito bom mesmo ’0′

Trackbacks/Pingbacks


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook