Licks de Guitarra para Criar Solos e frases: Parte 2

Fala galera! Vou disponibilizar pra vocês então mais alguns licks de guitarra para criar solos e frases. Caso você tiver interesse, acesse esse link para ver a Parte 1 dessa matéria!

Licks de Guitarra para Criar Solos e Frases: Parte 2

Hoje citaremos exemplos clássicos que devem estar em seu reportório como Summer Song de Joe Satriani, início do solo de Another Brick in the Wall do Pink Floyd, a introdução mais conhecida do repertório de Gary Moore a música Still Got the Blues, e outros exemplo clássicos de licks de guitarra para criar solos e frases e aguçar a sua criatividade e inspirá-lo melhor.

Licks de guitarra para criar solos e frases: Exemplo 1

Joe Satriani “Summer Song”

Em “Summer Song”  , Joe Satriani fez um lick com bends e reverse bend, tradicional em seu fraseado. Note que, após o último bend, a nota foi esticada em mais um tom, totalizando um bend de dois tons, concluindo a frase com ligados e slide.

 

 

 

 

Licks de guitarra para criar solos e frases: Exemplo 2

Pink Floyd“Another Brick in the Wall”

O mesmo procedimento do exemplo acima foi aplicado no início do solo de “Another Brick in the Wall”, do Pink Floyd quando o bend, depois de realizado, sobe mais um tom.

 

 

 

 

Licks de guitarra para criar solos e frases: Exemplo 3

Gary Moore“Still Got the Blues”

Já a introdução mais conhecida do repertório de Gary Moore é a de “Still Got the Blues”  o guitarrista executa com perfeição uma bela melodia com bends de meio e um tom.

 

 

 

 

A escala pentatônica é uma unanimidade quando se trata de blues e rock. Praticamente todos os solos desses gêneros possuem ao menos urna frase que utiliza esta escala e sua sonoridade é diretamente ligada a eles.

Licks de guitarra para criar solos e frases: Exemplo 4

Chuck Berry“Johnny B. Goode”

Na introdução de “Johnny B. Goode” foi feito um lick com double-stop sobre a penta de Bb maior, com o uso de alguns slides e apogiatura.

 

 

 

 

Licks de guitarra para criar solos e frases: Exemplo 5

Metallica“Seek & Destroy”

O próximo exemplo  traz elementos bem comuns nas áreas mais pesadas, como o thrash metal. O Metallica reinou nos anos 80 por apresentar licks matadores, como aqueles mostrados no final do solo de “Seek and Destroy” (exemplo 5 e 6). O primeiro começa com uma seqüência de bends, ao passo que o segundo inicia em um conhecido padrão melódico sobre a pentatônica.

 

 

 

 

Licks de guitarra para criar solos e frases: Exemplo 6

Metallica“Seek & Destroy”

 

 

 

 

Assine o nosso Feed e fique ligado nos artigos posteriores sobre licks de guitarra para criar solos e frases.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


oito − = 5