Guitarra ou Violão: Qual aprender primeiro?

Afinal de contas, Guitarra ou Violão: qual aprender primeiro? Sem dúvida é a mais clássica entre todas as dúvidas dos guitarristas iniciantes. Resolvemos então fazer esse artigo baseado nessa épica pergunta, vamos esclarecer de uma vez essa dúvida tão comum entre aqueles que querem começar a  aprender algum instrumento de corda.

Guitarra ou Violão: Qual aprender primeiro?

Então, qual o melhor instrumento para iniciantes, guitarra ou violão? A resposta a essa pergunta, apesar de que muitos poderiam levar você a acreditar, não é algo tão simplista assim dizer “guitarra é melhor” ou “violão é melhor”. Este assunto tem um grande tom de subjetividade, e é motivo de discórdia até mesmo entre professores e profissionais pois cada um tem seu ponto de vista. Mas fique tranquilo, daremos uma visão imparcial e lúcida sobre essa pergunta sobre qual aprender primeiro violão ou guitarra.

Para encontrar uma resposta a essa pergunta em si, vamos começar a aprender um pouco mais sobre as guitarras e violões, bem como saber as principais diferenças, características, vantagens e desvantagens!

Violão

Com certeza o violão geralmente é o instrumento mais popular quando se vem em mente na hora de querer aprender algum instrumento. Apesar de associarmos o violão com músicas mais leves, folks, regionais ou acústicas em geral, o violão na verdade é um instrumento versátil, variando desde o country, sertanejo passando pelo blues até chegar no heavy metal.

Precisamos saber também que existem dois tipos básicos de violões, o chamado violão popular e o violão clássico.

  • O violão popular literalmente é o mais popular e barato, geralmente apresenta 6 cordas feitas de aço, e é a opção mais indicada para os iniciantes. Mais utilizado para gêneros populares como música pop, mpb, rock e sertanejo.
  • O violão clássico apesar de ter uma grande semelhança visual com o violão popular, e também ser um instrumento acústico, as diferenças entre um violão clássico de um popular na sua sonoridade são bem nítidas. Geralmente o violão clássico apresenta 6 cordas, nas quais 3 são de nylon. O braço nos violões clássicos são mais amplos, se a música erudita ou clássica não for o seu enfoque, então aconselho a deixar esse tipo de violão de fora.

Se você estiver interessado em saber todos os diferentes tipos de violões, acesse esse link clicando aqui!

Vantagens e desvantagens do Violão

As vantagens de começar a aprender em um violão:

  • Você não precisa de qualquer cabo, amplificador ou qualquer aparelhagem para tocar violão.
  • Fácil acessibilidade, praticamente qualquer lugar você pode levá-lo.
  • Muitas pessoas (sua família) vão preferir a naturalidade acústica de tons calmos e suaves que um violão proporciona em vez dos sons distorcidos e amplificados eletricamente.
  • Se você pode ser capaz de tocar algo em um violão com cordas de aço, você também pode fazer o mesmo em uma guitarra (vice-versa não pode ser aplicado nesses casos).

As desvantagens de começar a aprender em um violão:

  • Mais difícil os seus dedos se acostumarem do que em uma guitarra. No começo, o iniciante provavelmente não conseguirá tocar por mais de 20 minutos até que os seus dedos comecem a doer pra valer. Claro que isso só dura algumas semanas, até você desenvolver os primeiros calos :)
  • Com as cordas mais duras significa também que os acordes serão mais difíceis de serem tocados.
  • Braço maior, coisa que um iniciantes nem sempre irá desfrutar.
  • Instrumento mais frágil do que as guitarras.
  • Maior zumbido das cordas devido às cordas mais duras.

Guitarra

A guitarra por não ser um instrumento oco faz com que ela necessite de um amplificador, sem um amplificador seu som sai muito baixo e sem distorção, tornando-a assim basicamente um instrumento elétrico. Geralmente, as pessoas comuns acham as guitarras um instrumento mais complicado do que um violão, porque são botões e mais botões (knobs) para ficar ajustando, e há outras coisas também que pode dar errado.

As guitarras são instrumentos mais muito mais fáceis de tocar do que os violões. As cordas são mais leves e mais fáceis de serem pressionadas. As incomodações e dores que o iniciante sente ao começar a tocar um violão, geralmente não é sentido em uma guitarra.

A guitarra e o violão apresentam funções diferentes na música. Considerando que os violões são frequentemente usados para dedilhar acordes em muitas canções e as guitarras para tocar os solos bem como os acordes também.

Vantagens de Desvantagens da Guitarra

As vantagens de começar a aprender em uma guitarra:

  • Manter os acordes pressionados será mais fácil. A largura do braço será menor também.
  • As cordas das guitarras são mais suaves do que nos violões e isso facilita a vida dos seus dedos.
  • Alguns tipos de acordes serão mais fáceis de tocar na guitarra do que no violão.
  • Você pode conectar um fone de ouvido no seu amplificador e evitar incomodações 😉

As desvantagens de começar a aprender em uma guitarra:

  • Você vai precisar comprar um Amplificador (amp) e assim precisar de mais $$.
  • Encontrar os tons e timbres ideias para os iniciantes não é uma tarefa das mais fáceis para quem entende nada de guitarra e amplificador. E uma guitarra que soe desagradável aos seus ouvidos pode ser algo desanimador.
  • Ser capaz de tocar algo em uma guitarra não necessariamente significa que você pode ser capaz de tocar em um violão também.

Guitarra ou Violão: Qual aprender primeiro?

A Influência do estilo musical

Talvez o fator mais importante ao decidir entre qual começar a tocar primeiro entre guitarra  ou violão é definir o seu gosto ou estilo musical que pretende tocar. Se você gosta de metal ou rock and roll e pretende tocar isto, então começar em uma guitarra é uma escolha lógica. No entanto, se você adora música acústica, e quer aprender a dedilhar as suas músicas favoritas, provavelmente um violão é o melhor para você.

Guitarra ou Violão: Qual aprender primeiro?

Considerações Finais

Outra coisa importante na hora de decidir entre tocar guitarra ou violão é definir a sua proposta. Se você já tem uma proposta firme de querer tocar com seus amigos seja por diversão ou mesmo querer formar uma banda, seja numa banda jazz, blues, rock ou mesmo pop, então não há por que começar a aprender primeiro violão.

Agora se não tiver uma proposta assim tão definida eu aconselho a começar pelo violão. Por quê? Pelo simples fato de que se você souber tocar algo no violão, você será capaz de tocar isso na guitarra, mas não necessariamente vice-versa!

Mas seja qual for o seu instrumento que irá aprender primeiro guitarra ou violão, lembre-se que se você não tiver um mínimo de perseverança e dedicação, as suas chances de desistência podem ser altas.

Guitarra ou Violão: Qual aprender primeiro? escrito por Portal Música

Comentários

  1. Renan diz

    Concordo , violão primeiro porque é mais dificil e vc pode começar treinando guitarra no violão , tecnicas e escalas de guitarra podem ser feitas no violão , e o violão como dito é mais difícil no inicio isso faz com que vc desenvolva mais ( é claro vc vai t q se esforçar mais) , mas eu n aconselho vc comprar uma guitarra sem saber nada de escalas e tecnicas de guitarra , treine isso no violão (não vai sair um som tão agradavel quanto na guitarra mas vc consegue desenvolver a técnica e fazer na guitarra qnd tiver uma) , toco guitarra ja a 15 anos , toco rápido e tudo mais , porem eu começei 5 anos treinando guitarra no violão , começei primeiro com violão basico depois deixei de fazer aulas e 4 anos fiquei só tentando pegar musicas do mettalica no violão (como nothing else , one e outras que ficam boas no violão) é claro que eu não tinha muito sucesso nisso sempre mas quando ja tava c uns 3 anos tocando consegui pegar nothing else inteira até o solo e fiquei mto feliz e me animei (ja tava com algumas tecnicas de guitarra um pouco desenvolvidas e ja sabendo toacar algumas escalas em nível de velocidade intermediario , e isso sem ao menos ter uma guitarra tudo no violão) ai eu comprei uma guitarra de 600 rs da ibanez me lembro até hj era usada e comprei um amp de 100 conto e só , comprei um metronomo e fiquei 9 anos da minha vida trancado no quarto treinando escalas e tecnicas com meu metronomo isso até umas 7hs por dia , até repeti de ano na escola por causa disso mas n me arrependo de uma virgula do que eu fiz pq depois desses 9 anos que eu treinei eu peguei 1 ano pra começar a tirar músicas que eu achava impossível uns anos atras e consegui tirar uma por uma perfeitamente sem erro e ai é claro começei a trabalhar comprei uma ibanez melhor (4000 RS) e um amp melhor e ganhei uma pedaleira da BOSS aqla GT10 la mto boa ai eu me animei mesmo e toco até hj acho o máximo é meu robe , unica coisa que eu faço(fora trabalha é claro) , então é isso ai se qze toca bem q nem esses cara q seis ve ai tocando n é facil não so prova disso tem q treina muito mesmo mas o que tem que ter mais mesmo é PACIENCIA , pq tem dia q se vai treina e se sente um lixo mas é assim mesmo.

  2. diz

    Eu comecei pela guitarra, e agora to no violão e toco musicas blues,rock in roll na guitarra e no violão,eu acho melhor começar no violão (pra pessoas que não tem nenhum especialidade em intrumentos de cordas)e eu recomendo q vc tenha mt perssistencia(

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


7 × = sessenta três