Guia prático para gravação de contra baixo

Como gravar contra baixoIndependente do tipo de música que você está gravando, é essencial que o baixo tenha um bom som. Você pode perder semanas ou meses aprendendo sobre processamento de som de contrabaixos, mas para a alegria daqueles que querem um rápido atalho (ou querem apenas ter uma idéia do básico), o Portal Música reuniu neste artigo uma visão simplificada deste assunto.  Vamos lá!

Como gravar contra baixo: Dinâmica

A compressão é sem dúvida a chave para obter um som de qualidade do seu instrumento, conseguindo 2 benefícios ao mesmo tempo. Primeiro, ela pode melhorar bastante uma performance dinamicamente desleixada além de dar mais potência ao som do baixo. Veja alguns ajustes básicos utilizados tipicamente:

Ratio (razão): Isto é ajustado geralmente entre 2:1 ou 4:1, mas se o compressor for do tipo ‘over-easy’, não é incomum ver o ratio ajustado em até 6:1.

Threshold (ponto inicial):  Para equilibrar as coisas, o nível de threshold deve ser ajustado de modo que a nota mais silenciosa já faça o compressor funcionar. Muito mais alto que isso fará com que as notas caiam fora do mix. Por outro lado, ajustar mais para baixo pode exagerar o efeito “punch” (peso) quando feito em conjunto com o controle de ataque (attack control).

Attack (ataque): Quando quiser ajustar o compressor para suavir sua performance, ajuste o ataque para o mínimo. Depois disso, prolongue o tempo do ataque e diminua o threshold para adicionar mais peso à música.

Release: Isso deve ser ajustado baseando-se inteiramente pelo seu ouvido. Se estiver muito longo, você irá perder o mesmo da música, obtido pelos outros ajustes; se estiver muito curto, o som do baixo será modulado em uma ondulação nada  agradável.

Como gravar contra baixo: Equalização

EQ pode parecer mais como uma arte com o baixo do que qualquer outro instrumento, pois aparenta não ter muito efeito prático. Um erro comum é encher de ganho de baixa frequência, acreditando que isso irá definir melhor os graves através do mix, mas ironicamente, isto geralmente causa o efeito oposto: o caráter de um baixo é definido pelas suas harmônicas, e estas são impulsionadas ao cortar frequências baixas, bem como aumentando o nível geral dos graves no mix.

Assumindo que você possui um som rico em detalhes para começar, impulsionar frequências de 3-4kHz irá realçar os detalhes e o peso do baixo. Frequências acima dessas podem ser removidas para reduzir chiaço de um sintetizador ou de um pré-amplificador de baixo, com pouco ou nenhum efeito adverso.

Aumentar frequências acima de 75Hz pode ajudar com músicas mais agitadas – mas pode prejudicar seu mix por outro lado. Se há bastante graves no mix, você pode precisar utilizar um compressor multibanda no estágio de masterização para fazer seu mix soar tão alto quanto outras músicas.

Como gravar contra baixo: Efeitos

Sempre que duas notas são tocadas ao mesmo tempo (em qualquer instrumento), um monte de coisas complexas ocorrem. Com a maioria dos instrumentos, os resultados são extremamente musicais, mas com o baixo, eles geralmente não são agradáveis.

Entretanto é aconselhável ser cauteloso ao usar efeitos de reverb ou delay em baixos, uma vez que isto causa as notas se sobreporem. Certamente não é impossível – um reverb curto ajuda o baixo a ganhar um pouco de espaço no mix – é geralmente uma boa idéia ajustar as frequências baixas dos canais de retorno do reverb ou delay (a maioria dos plug-ins bons de reverb tem um filtro high-pass embutido para isso).

Sons graves ricos em detalhes são bons para efeitos de chorus e flanger; o chorus pode dar aos sintetizadores de baixos uma poderosa presença em estéreo, enquanto o flanger no contrabaixo é um efeito clássico que cria um som “fretless” (permite notas mais ou menos sustenidas e mais ou menos bemolizadas). Filtros ressonantes low-pass que passam por todos os tipos de sons graves são muito utilizados por produtores de músicas agitadas (dance por exemplo).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


5 × = quarenta