Guia geral de como limpar a guitarra (cuidados gerais e manutenção)

Olá, neste artigo sobre como limpar a guitarra darei algumas dicas úteis e cuidados que você terá para deixar a sua guitarra bem conservada. Uma guitarra pode não ser tão frágil quanto um violão, mas é importante que você não negligencie a sua guitarra. Para que a sua guitarra toque bem  e fique corretamente afinada, uma boa manutenção deve ser mantida. Então este artigo sobre limpeza e cuidados com a guitarra será abordado da seguinte maneira:

  • Como limpar a guitarra?
  • Como limpar o braço da guitarra?
  • Como limpar e polir os trastes da guitarra?
  • Dicas gerais para limpar a guitarra
  • Produtos de limpeza e polidores para guitarra

Como Limpar A Guitarra

Geralmente essa é uma pergunta bem frequente sobre o que as pessoas fazem para limpar a guitarra, assim como dicas e soluções. O que eu posso dizer é que existe uma montanha de produtos de limpeza para guitarra por aí, e a maioria desses produtos são realmente bons. Não é necessário comprar esses produtos de limpeza que seja de alguma marca famosa de guitarra, alguns produtos para limpar os móveis já funcionam bem na hora de limpar a guitarra.

Eu gosto de usar uma combinação de produtos para limpar as minhas guitarras. Mas antes de limparmos a sua guitarra, é importante ter um segundo olhar sobre qual tipo de acabamento que o corpo e o braço de sua guitarra possui. Acabamentos mais brilhantes no corpo da guitarra requerem uma quantidade diferente de atenção do que um corpo com acabamento fosco, ou então uma escala com ou sem acabamento também possui tratamento diferenciado na hora de limpar a guitarra.

Como Limpar a Guitarra com um Acabamento Brilhante

A maioria das guitarras têm acabamento brilhante. Isto é bom porque na maioria dos casos o acabamento brilhante é mais fácil de limpar do que um acabamento fosco.

Existem dois tipos principais de produtos de limpeza para os acabamentos brilhantes: sprays e pastas ou géis. Pessoalmente, prefiro os sprays nas guitarras com esse tipo de acabamento. Eu acho que esses produtos fazem um bom trabalho de remover a sujeira e impressões digitais, proporcionando um brilho suave. Geralmente, costumo usar o Dunlop Formula 65 Polish Cleaner, basta dar uma borrifada com o spray ao redor do corpo e já é o suficiente para limpar a guitarra. Só tome cuidado para não aplicar sem querer sobres os captadores, pois como qualquer tipo de líquido pode corroer esse tipo de material.

Em seguida, pegue um pano macio, geralmente eu uso uma camiseta velha mesmo, e então comece a limpar a guitarra. Uma vez que a sujeira é removida da superfície da guitarra, pegue um outro pano limpo e seco e faça o “polimento” para finalizar o processo de limpeza deixando o acabamento ainda mais brilhante. Se você quiser um toque profissional, você pode usar também um pano de microfibra como da Planet Waves como podemos ver na foto abaixo.

 

 

 

 

As pastas limpadoras podem causar um pouco de confusão e exigem mais trabalho para limpar a guitarra, mas as pastas de modo geral funcionam bem. Se você estiver indo limpar a sua guitarra com essas pastas, certifique-se de não usar qualquer produto de limpeza que contenha abrasivos ou silicone na hora da limpeza. Estes elementos vão arranhar o acabamento da guitarra.

Para aplicar essas pastas, simplesmente pegue o seu pano de microfibra ou de alguma camiseta macia e passe a pasta sobre o tecido. Limpe em redemoinho até eliminar a sujeira do corpo. Depois, passe um outro pano limpo e seco para finalizar o processo e reforçar o brilho.

Importante : Você não precisa esfregar com força, tudo que você precisa fazer é limpar envolta com o limpador para evitar de fazer arranhões desnecessários.

Como Limpar a Guitarra com Acabamento Acetinado

As guitarras com acabamento acetinado exigem um processo de limpeza diferente do acabamento brilhante. Eu não usaria as pastas para limpar a guitarra nesses casos em uma guitarra com acabamento simples ou acetinado porque a pasta eventualmente pode desgastar ou suavizar o acabamento acetinado causando aquele brilho. Na maioria dos casos com acabamento acetinado eu usaria o Dunlop 65 Polish para limpar a guitarra. Se a guitarra não estiver muito suja e você apenas deseja remover impressões digitais, eu simplesmente utilizaria um pano de microfibra levemente úmido para limpar as impressões digitais. Mas lembrando que com esse tipo de acabamento não é uma boa ficar limpando com muita frequência a sua guitarra.

Rachaduras e Madeira Exposta em uma Guitarra

Se a sua guitarra tiver uma rachadura ou tiver alguma parte com a madeira exposta no seu acabamento, não coloque nenhum produto nesta região.

Como Limpar o Braço e os Trastes da Guitarra

Se você já toca com a sua guitarra por um bom tempo, você já deve ter notado que conforme você toca nela, ela cria uma fina sujeira acumulada na superfície da escala. Esta fina sujeira é composta por suor dos seus dedos, poeira do ar, e ou poeira ou sujeira de suas cordas. Felizmente, essa sujeira é fácil de limpar! Nos braços ou escalas das guitarra existem os dois principais estilos: braços inacabados ou sem acabamento  e o braço com acabamento.

Os trastes das guitarras também podem ficar sujos, e principalmente, podem ficar corroídos e descoloridos. Então mostrarei a vocês como limpar e manter os trastes e o braço da guitarra.

Como Limpar e Conservar os Trastes e o Braço sem Acabamento de uma Guitarra

Uma grande porcentagem dos braços das guitarras são sem acabamento – significa que não foi passado a laca/envernizamento no braço em si.  Entre esses tipos de braços as madeiras mais comuns ficam entre o Ébano e o Jacarandá (rosewood). Muitas pessoas tem os seus truques, algumas simplesmente nem limpam, mas eu gosto de usar Óleo de Linhaça. O óleo de linhaça não somente ajuda a limpar a madeira sem acabamento mas também ajuda a preservá-la melhor. O óleo de linhaça é bom para as madeiras que ainda não receberam uma camada de verniz para protegá-la da ação do tempo e do desgaste natural. Não é uma boa deixar o braço da guitarra ressecada, pois pode causar até pequenas rachaduras no braço da guitarra! Então o óleo de linhaça faz essa função de proteger e devolver o brilho.

Para limpar você  pode aplicar o óleo diretamente ao longo do braço em pequenas gotas e então começar a limpar com uma lã de aço ou palha de aço N° 0000 (não é uma palha de açõ de cozinha, e sim são camadas bem finas). Nessas horas é bom cobrir os captadores com algum pano para evitar de acontecer alguma magnetização. Enquanto você faz esse serviço de limpar as escalas, você pode aproveitar para limpar e polir os trastes com essa mesma palha de aço. Após todo esse processo de limpeza você pode tirar o excesso de óleo com um papel toalha.

Mas nem todas as escalas e braços sem acabamento são feitos de Ébano e Jacarandá. Algumas escalas sem acabamento são feitas de Maple. As escalas feitas de Maple são um pouco mais desafiadoras. Esta madeira com cor clara pode ser facilmente manchada com o óleo de linhaça. Então NÃO PASSE qualquer tipo de óleo em um braço ou escala feito da madeira Maple. Nestes casos alguma lâmina ou um material com uma superfícei mais dura e cortante já serve para raspar a sugeira (alguns usam até mesmo cartão de crédito hehe).

limpar a guitarra
Palha de aço n° 0000

limpar a guitarra

 

 

 

 

 

Na hora de limpar os trastes e um braço feito de Maple, recomendo colocar fitas adesivas sobre o braço para proteger a madeira da palha de aço. Uma vez colocado a fita, comece a limpar os trastes com uma lã de aço N° 0000, sem usar qualquer óleo apenas a palha, então sopre a poeira e retire a fita adesiva. O resultado final será um braço limpo e protegido e os trastes polidos e brilhantes!

Como Limpar e Conservar os Trastes e Braços com Acabamento nas Guitarras

Braços com acabamento é o menos comum nas guitarras. Tirando guitarras feitas por Luthiers só me lembro de alguns modelos da Fender (mais antigos) e Rickenbacker. Mas você pode topar  com uma dessas um dia. Então, vou falar sobre como mantê-los. Não use palha de aço, óleos ou qualquer coisa para raspar a superfície de um braço com acabamento. Todos esses processos irão prejudicar o acabamento. Então é recomendado passar apenas um pano de microfibra úmido para limpar a sugeira.

Também não recomendo passar a palha de aço nos trastes em braços com acabamento. Muitas escalas com acabamento já recebem um spray antes da instalação dos trastes. Isso significa que os trastes têm uma fina camada de verniz sobre eles. Então passar um material muito abrassivo como esse irá prejudicar tanto os trastes quanto o braço.

Dicas e cuidados Gerais para Manter a Guitarra

Como em qualquer guitarra, o ambiente externo tem uma papel importante na boa conservação da guitarra. Fatores como excesso de umidade, calor, frio e seco podem interferir de forma direta na guitarra. Além de prejudicar na aparência estética, esses elementos podem causar rachaduras no acabamento e por ai vai.. Então vou listar algumas dicas para proteger melhor a sua guitarra dos fatores climáticos.

Qual a temperatura ideal para deixar a minha guitarra?

A temperatura pode ser um fator mortal à guitarra. O calor extremo pode entortar o braço dela e algumas articulações desgrudarem, assim como o frio extremo pode provocar rachaduras no acabamento. É importante não deixar a sua guitarra em áreas onde há temperaturas extremas de qualquer tipo. Não deixe a sua guitarra no carro, na janela, ou em contato direto com a luz solar com o Sol forte. Também não a deixe em contato direto com qualquer tipo de aquecedor.

Então um ambiente interno bem arejado sem mudanças bruscas ao longo do ano é o ideal. Claro que quando você vai tocar por ai muitas vezes não dá para ficar pensando nisso, mas dai faz parte do contexto.

Nível ideal de umidade para minha guitarra?

A umidade pode ser tão perigosa à sua guitarra quanto as mudanças de temperatura. Um excesso de umidade constante pode causar um inchamento na madeira da guitarra e outros compromentimentos no acabamento. O problema é o seguinte; com um excesso de umidade a madeira da guitarra tende a se expandir assim como a maioria das madeiras, e o acabamento dela ficará em um tamanho constante, fazendo com que rache o acabamento.

A umidade muito baixa prolongada tem efeito inverso. A madeira da guitarra tende a secar e encolher enquanto que o acabamento tenderá a ficar no mesmo tamanho.  E mais uma vez, podendo comprometer o acabamento. Muitos Luthiers concordam que a a umidade idela seria em torno de 50%. É claro que pode ficar mais ou menos nisso, mas esta é uma regra de ouro. Então um umidificador ou desumidificador é um alternativa interessante durante os dias com umidade desértica ou umidade amazônica.

Um tempo muito seco é ruim também para os trastes. Quando o braço e a escala da guitarra ficam muito secas, elas tendem a contrair e a encolher. Já o metal dos trastes não são tão reativos a essas mudanças externas como a madeira, permanecendo com o mesmo comprimento. Você  vai notar isso confome tocar ao longo do braço e sentir um dos trastes tocando os seus dedos.

Obviamente lembramos que essas dicas para limpar a guitarra são boas sugestões que você pode aplicar e não significa que são regras que você tem que seguir, e claro, o estado de convervação conta muito. Quando melhor o estado de consercação, menos trabalho terá para limpar a guitarra!

Se você quiser mais detalhes de como limpar o corpo da guitarra nós temos este outro artigo clicando aqui!

Artigo sobre Guia geral de como limpar a guitarra (cuidados gerais e manutenção) criado e editado por JP.

Comentários

  1. Ryan diz

    Boa tarde!
    Cara minha guitarra é uma LP Street da Tagima e gostaria de saber como faço para identificar se ela tem acabamento nos trastes e no braço???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


7 − um =