Exercícios para Guitarra Solo

Aqui estão os melhores exercícios para guitarra solo visando a velocidade que irá torná-lo mais rápido e um guitarrista mais impressionante! Esses exercícios para guitarra solo escolhidos a dedo vão ajudá-lo a ganhar a habilidade de criar fogo enquanto toca seus solos obtendo a força e a velocidade dos profissionais da guitarra!

Esses exercícios para guitarra solo visam e velocidade com o objetivo de deixá-lo mais veloz e ao mesmo tempo preciso e com um som limpo.

Eles são de uma natureza repetitiva e física na sua maior parte. Alguns deles não foram feitos para soarem musicalmente ou bonito, mas eles são fisicamente exigentes, eles te dão aquela habilidade de fritar na guitarra e fazer com que os outros fiquem de cara! São exercícios para guitarra solo tops de linha devirados de escalas, padrões de dedo, e cromatismo. São baseados em alguns tipos de padrões de dedo que se repete em várias regiões do braço da guitarra, tornando-os mais eficazes, fáceis de memorizar, e melhor de se tocar. Preparado para aprender em como deixar seus dedos mais forte e velozes  para construir um poderoso solo de guitarra?

– Por quê eu deveria aprender esses exercícios de velocidade para guitarra solo?

A prática leva à perfeição…e deixa os dedos mais fortes!

Antigamente quando eu decidi que queria me tornar um guitarrista mais rápido, eu comecei a levar mais a sério esses exercícios para guitarra solo como estes que irei propor, se você colocar em prática, e tiver perseverança e paciência, você VAI se tornar muito mais rápido!

Quando você praticar as escalas de guitarra, comece com um rítmo mais lento como um 60 BPM, ou aquele que se sinta confortável. Em seguida, aumente em 2-5BPM após repetir VÁRIAS vezes o exercício. Não pare até sentir que as suas notas estejam saindo sem esforço devido ao resultado direto de sua repetição.

Este é o segredo para construir uma memória muscular que os profissionais dependem para estarem sempre treinados e evitar aquele branco na hora de tocar!

Você deve tocar esses exercícios usando palhetada alternada, um metrônomo, e bons hábitos de uma boa prática. Sem TV, sem telefone celular, basta praticar, praticar e praticar!

– Prática de Escalas de Guitarra

Escalas Menor e Escalas Maior em “Tercina”

Esse é um dos melhores exercícios para guitarra solo de todos os tempos e dotado por vários guitarristas. Perfeito para aquecimento e flexionar seus dedos antes de suas perfomances ou sessões de treino!

Comece o padrão por movimentos descendentes e comece  o próximo por movimentos ascendentes.

Esse exercício para os dedos são construídos sobre intervalos chamados de tercinas. Intervalos fazem parte da teoria musical. Mas você pode tocar e praticar esses exercícios mesmo se ainda não estiver muito familiarizado com teoria musical!

Exemplo 1:

exercícios para guitarra solo

Exercícios Para Guitarra Solo: Linear

Esse exercício traz benefícios de duas maneiras: Primeiro, ele irá ajudá-lo a conseguir travar em uma escala ou em uma certa tônica. Ser capaz de travar em uma escala é necessário para a improvisação e para os solos.

Segundo, esse exercício irá ajudar a ter um alcance melhor  no braço da guitarra dando a sua mão esquerda um melhor alongamento. Isto significa que os dedos vão gradualmente aprender a cobrir uma vasta extensão do traste, dando-lhes acesso a mais notas!

Este exercício para guitarra solo em particular foi escrito com a tônica em Mi Menor. Trabalhe em cima e para baixo cada corda até começar a visualizar o mapa de notas no braço dentro da tônica.

Exemplo 2:

exercícios para guitarra solo

Agora veja se você é capaz de continuar o padrão ao longo das 4ª,5ª e 6ª cordas!
DICA: a 6ª corda é a MESMA do que a 1ª!

Escalar Cachoeira

A escala seguinte “derrama” para baixo no traste em um padrão cascata. Essa escala em si pode até ser usada em solos porque soa harmoniosa.

Exemplo 3:

exercícios para guitarra solo

Exercícios para guitarra solo: Exercícios Cromáticos

O “Famoso” Exercício de Quatro Dedos

Entre todos os exercícios para guitarra solo para o guitarrista ficar mais rápido, este é um dos mais fáceis e eficazes de aprender. Este padrão simplesmente faz com que você use todos os 4 dedos um de cada vez usando todas as combinações possíveis e se estende por 4 trastes adjacentes.

Consulte a tabela abaixo para saber as várias combinações possíveis de seus dedos, em seguida, atravesse cada corda usando cada padrão separadamente.

Por exemplo, a tablatura abaixo mostra a combinação no primeiro box (canto superior esquerdo da tabela), a partir do primeiro traste usando seu dedo indicador. Para variar, você deve ir para baixo através de todas as seis cordas, movendo um traste acima, em seguida, use a mesma combinação SUBINDO as cordas. Continue o padrão passando por todo caminho até subir o braço da guitarra, e então, escolha uma nova combinação sugerida na tabela.

Todas as combinações dos dedos (os números representam os números dos dedos, não o número do traste ou da casa):

123412431324134214231432
213421432314234124132431
312431423214324134123421
412341324213423143124321

 

Exemplo 4:

exercícios para guitarra solo

Exercícios para Guitarra Solo: Legato em Três Dedos

Esta forma de tocar o legato, podemos dizer que são três notas sendo tocadas por corda. Esse padrão é facilitado com o uso dos hammers on e pull offs. No caso do Hammer on a precisão é mais importante do que a força bruta, posicione bem os dedos da mão esquerda.

Exercício 5:

exercícios para guitarra solo

E então é isso, você tem em mãos um dos melhores exercícios para Guitarra Solo para torná-lo melhor, mais rápido e mais preciso na sua aventura no mundo das 6 cordas. Agora você pode ser criativo e inventar alguns exercícios para si mesmo! Compartilhe com seus amigos repassando dicas e exercícios. Se for do seu interesse, ajude-nos a divulgar algum exercício criado por ti mesmo que nós poderemos compartilhar com o público e de quebra daremos crédito ao autor do exercício criado! Espero que tenham gostado do artigo sobre exercícios para guitarra solo.


Comentários

  1. Vitor diz

    eu tenho uma duvida!! eu uso o metronomo so que eu coloco as subdivisoes para saber se estou fazendo as notas no tempo certo, isto atrapalha meu estudo?

    • Diego Caroli diz

      Não é aconselhável. Normalmente sugere-se que o músico não utilize subdivisões e que toque de forma contínua na velocidade em que lhe for possível, nota a nota, batida a batida do metrônomo!

  2. Daniel diz

    Eu sei toca um pouco de violao,mas nao tudo mas.As pessoas falam que tem que aprender toca violao primeiro para depois tocar guitarra isso e necessario mesmo ?

  3. Wesley diz

    Bom eu comecei tocando violão, pois achei muito mais facil quando comprei minha guitarra o violão me auxiliou muito. Como esta citado acima, nem se compara a largura do braço do violão, como de uma guitarra, a corda da guitarra comparada ao violão é muito macia!
    Se não fosse o violão, não teria tanta facilidade assim com a guitarra…
    E eu gosto sempre tocar os 2 porém eu toco mais violão para mim é bem mais agradavel!

    • Siddarta diz

      bom, na guitarra eu uso 0.12 e no violão 0.10…então o que deixa um instrumento mácio é o calibre das cordas e as regulagens de tensor e ponte…

      • Fernando diz

        Se vc toca jazz, cordas 012 devem ficar boas na sua guitarra, se toca outros estilos, use 010 tb. Sim, o calibre das cordas faz muita diferença. Não mexa no tensor se não sabe fazer isso. O braço não é brinquedo e não é uma boa ficar mexendo nele. E na ponte tb da pra regular na altura das cordas e nas molas…se sua ponte usa molas. mas tb não aconselho a ficar mexendo nas molas…elas costumam vir reguladas de fábrica..claro qdo é uma marca que presta.

  4. Felipe Alexandre diz

    Noossa muitoo bom esses exercicios ta me ajudando bastante , porem o que eu mais gostei foi escalar cachoeira ,, to fazendo rapidinhooo :D

  5. mateus diz

    uma coisa que fiquei na duvida por não ter tanto conhecimento na teoria , é se essas numeraçoes que tem na tablatura é das casas? uma explicou que sao os dedos 1234 ate ai ok, mas e os outros , sao as casas por ex legato em tres dedos que fica 15,14 ,12…

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 9 = doze