Exercícios de Guitarra para os Dedos

Exercícios de Guitarra para os Dedos que visam aumentar a força, consistência, precisão e a velocidade dos dedos e mãos!

exercícios de alongamentoÉ isso aí pessoal, vamos apresentar hoje alguns exercícios de guitarra que de modo geral, vão aumentar a força e a velocidade de sua mão.

Você sabia que bons exercícios e eficazes para os dedos podem ser uma das chaves para o seu sucesso na hora de tocar bem?

Você sente que os seus dedos não cooperam? Seus dedos são muitos rígidos ao tocar acordes com pestana? Seu dedilhado não é tão rápido e preciso como você acha que deveria ser?

Como pode alguns guitarristas profissionais ou mesmo amadores tocar com tanta agilidade em seus dedos? É claro que alguns aspectos em ter alguma facilidade natural influencia, mas o aspecto mais importante  é ter um bom programa efetivo de exercícios para tocar guitarra.

Outra coisa que eu tenho quase certeza sobre estes super guitarristas – eles provavelmente tiveram a sua quota de lesões por esforço repetitivo. Às vezes, as pessoas aprendem da maneira mais dura.

Se você deseja tocar bem pela toda vida, será muito importante manter as suas mãos e dedos em boa forma física de forma saudável. Isso geralmente leva a uma programação regular de exercícios de guitarra para os dedos, técnicas com práticas adequadas, alimentação e descanso entre os treinos para a recuperação.

Mas antes de prosseguirmos com esta lição, gostaria de dizer que: Se você já apresenta alguma lesão por mais leve que seja, ou está se recuperando de alguma tendinite, não inicie estes exercícios sem um consentimento médico.

Então, quais são os objetivos de um bom programa de exercícios para guitarra?

1. Para tornar mãos e dedos fortes e acelerar o seu progresso enquanto aprende a tocar guitarra.

2. Para aumentar as suas habilidades de digitação, dedilhado e palhetada.

3. Fortalecer as mãos e os dedos para melhorar a sua técnica, melhorando a sua capacidade de formar acordes, aumentar a flexibilidade a confiança e a destreza na tua tocabilidade.

4. Mãos livres de dores fortes  com a agilidade, velocidade, controle e resistência para tocar as coisas que queremos tocar e continuar a praticar e melhorar continuamente.

5. Dedos fortes e resistentes. É muito importante fortalecer os músculos extensores da mão para a capacidade de mover-se rapidamente ao longo do braço.

Eu digo de certeza, você vai dar um UP na sua tocabilidade!

Exercícios para os dedos 1: Palhetada altternada e velocidade da mão esquerda

Este primeiro exercício de velocidade e força parace simples, e de fato é, mas aumenta a velocidade gradualmente enquanto faz as transições em batidas alternadas.

Começando o exercício: Comece em qualquer casa na 6ª corda. Os números são para os seus dedos (1,2,3 e 4). Quando você chegar no seu quarto dedo (mindinho) troque pelo primeiro dedo (indicador) para a corda seguinte. Comece com palhetadas pra baixo e pra cima, em um padrão alternado.

Quando você percorrer todas as cordas e chegar no quarto dedo, troque as direções usando batidas ascendentes para iniciar a sua palhetada alternada. Continue com um padrão alternado de pra cima e pra baixo.

Usando essas batidas descendentes assim como as batidas ascendentes vai ajudar bastante na versatilidade de sua palhetada ao mudar as direções com sutileza.

Dicas práticas:

1. Seja paciente com você mesmo. Movimentos lentos e relaxados da mão vai levá-lo a uma maior precisão, força e velocidade da mão.

2. Concentre-se em pequenos movimentos da palheta. Quase um movimento de rotação da ponta da palheta.

3. Use o palm muting para manter as cordas sob controle enquanto você estiver aprendendo a precisão.

4. Faça o movimento para baixo primeiro e depois use o metrônomo em um andamento lento e, em seguida, aumente o andamento conforme você ganhar confiança e precisão.

exercício de guitarra para os dedos

Exercícios para os dedos 2: Hammer on e pull offs para os dedos e força e resistência da mão

Os hammer ons e pull offs neste exercício são simples de executar.

Dicas práticas:

1. Comece devagar e e trabalhe até chegar na velocidade pretendida.

2. Mantenha o primeiro dedo parado e faça o hammer on com os próximos 3 dedos.

3. Mantenha o primeiro dedo parado e então faça o pull off com os 3 dedos seguintes que fizeram o movimento inicial de hammer on.

4. Comece em qualquer casa na qual você estiver confortável  e então tente cobrir o braço inteiro.

exercícios para mão esquerda

Exercícios para os dedos 3: Trinados para os 4 dedos – Exercícios pliométricos para velocidade, força e destreza

Essa é uma das coisas mais eficazes que você pode fazer para aumentar a destreza de seus dedos.

Instrução: Seu dedo indicador é o seu primeiro dedo e mantenha ele parado na casa que desejar iniciar o exercício. Não precisa necessariamente começar na casa 1.

Com um dedo de cada vez (1,2,3) – rapidamente faça o hammer on e o pull off para tocar as duas notas em um rápido trinado. Quando terminar com todos os dedos na corda, faça isso de novo na corda seguinte.

Esse exercício é realmente muito bom, mas não exagere se começar a sente alguma dor.

exercícios de guitarra com trinado

Exercícios para os dedos 4: Movimentos básicos de sweep picking para velocidade

Este exercício é bem legal quando feito com um metrônomo junto. Ele vai vai te dar sutileza e vai melhorar suas habilidades.

Instrução: Ele é bem básico. Basta palhetar suavemente diretamente enquanto trabalha a mão esquerda. Não faça pausas entre as cordas.

exercícios de sweep picking

Exercícios para os dedos 5: Salto de cordas com palhetada alternada para controle e velocidade dos dedos

Este exercício de salto de cordas já faz criar conexões no seu cérebro através das mãos então você não precisa pensar muito sobre onde você está com sua palhetada.

Você passa por várias etapas até chegar em um lugar onde não tem que pensar sobre o que você tanto está fazendo com sua guitarra.

Dicas práticas:

1. Comece com uma concentração absoluta de cada movimento da palhetada e dos dedos. Até chegar em um momento onde isso se torna algo mais natural.

2. Quando a dificuldade inicial passar, aumente a velocidade do metrônomo.

3. Pratique por mais alguns dias para reforçar bem essas conexões em seu cérebro.

4. Toque de forma prolongada e as pessoas vão começar a reparar que você faz isso de forma natural.

salto de cordas exercícios

Portanto, são estes os 5 exercícios que irão melhorar em vários aspectos as suas destrezas com os dedos e mãos. Agora vamos conferir alguns equipamentos e produtos que irão completar muito bem com estes exercícios! Posso lhes garantir, vale a pena ter essas coisas em casa!

Produtos para alongar dedos e mãos

digiflex

I – Digiflex ou Gripmaster Pro: Os 2 são similares, mas acho que o Digiflex mais fácil de encontrar no Brasil. Eles são muito bons para fortalecer os dedos individualmente e as mãos e dedos de forma geral. Ele ajuda também a melhorar a força no antebraço. Eles vêm com diferentes tensões para se ajudar conforme as suas necessidades.

O bom que você pode fazer isso a qualquer hora do dia, mesmo sentado no sofá vendo tv.

bolas chinesas

II – Bolas Chinesas: Este é o meu preferido! É divertido e há várias maneiras de usar. São ótimas para desenvolver a destreza, velocidade e coordenação dos dedos e mãos. E bem prático de usar, quando você estiver em seu momento de bobeira ou vendo tv aproveite para exercitar um pouco as suas mãos com essas bolas chinesas 😀

Sobre sua aquisição, talvez vocês encontrem no mercadolivre, outra opção é importar dos EUA. Embaixo tem um vídeo mostrando suas diversas formas de uso, infelizmente não achei um vídeo em português, mas ali da pra entender bem os movimentos.

III – Finger Weights: Isso aí é para fazer musculação para os dedos hehe, literalmente eles ajudam a aumentar a força nos dedos e mãos, e você usa conforme for tocando a guitarra. Eu confesso que no começo era cético quanto a sua eficiência, mas posso dizer que realmente fazem a diferença no final das contas. Eles levam um tempo para se acostumar, mas são de grande ajuda.

Pela sua descrição, ajuda na luta contra a artrite, túnel do carpo, tendinite e outras dores. Reduz também a rigidez matinal.

Aqui no Brasil não sei onde comprar, acho que só importando mesmo.

IV – Powerball: Este é o mais conhecido de todos. De forma geral ele trabalha bem os pulsos, mãos, dedos e antebraços. Além de todo esse fortalecimento, ele é bom para previnir tendinites. Ele é um pouco chato no começo de pegar o jeito, o objetivo é rotacionar a bolinha e manter ou aumentar a sua velocidade.  Ela serve também para pessoas com dores nos ombros, punhos e tendões.

Palavras Finais

O mais importante disto tudo é tocar relaxado, agite as suas mãos antes e após uma sessão de treino para manter a sua mão o mais relaxada e solta possível, alongue os seus dedos e polegares. Não agride seus tendões, nervos e articulações desnecessariamente. Isso e uma dose diária de exercícios é o caminho certo a percorrer na hora de aprender a tocar guitarra.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


6 × dois =