Categorizado | Guitarra, Teoria Musical, Violão

Exercícios de dedilhado para mão direita

Neste artigo voltado para exercícios de dedilhado terá ênfase somente para a mão direita . A mão esquerda não está envolvida neste contexto. Assim, esses exercícios não só irão reforçar a sua mão direita, mas também ajudará a desenvolver sua energia mental. Então, agora chegou a hora de deixar a preguiça de lado e tirar de sua mente a vontade de querer fazer exercícios agradáveis, porque agora realmente vai exigir de sua dedicação! A prática de exercícios técnicos diários faz com que a sua mente aceite o que de incício seria algo improvável de acontecer, então é algo que valha a pena fazer esses exercícios de dedilhado.

Em todos os próximos exercícios de dedilhado a seguir, o polegar será responsável pela 6ª (E), 5ª (A) e 4ª (D) corda. E os dedos 1, 2 e 3 serão responsáveis ​​pela 3 ª (G), 2ª (B) e 1ª (e) corda, respectivamente.

Os exercícios são baseados em seis permutações para os 3 dedos e seis para o polegar. Estas permutações garantem que o seu polegar e os dedos tenham um treino em ciclos.

As permutações são as seguintes:

Permutações Graves (polegar)

Perm	Corda	Nota
1	6 5 4   E A D
2	6 4 5	E D A
3	5 6 4	A E D
4	5 4 6	A D E
5	4 6 5 	D E A
6	4 5 6 	D A E


Permutações Agudas (dedos)

Perm	Corda	Nota
1	3 2 1	G B e
2	3 1 2	G e B
3	2 3 1	B G e
4	2 1 3	B e G
5	1 3 2	e G B
6	1 2 3	e B G


Exercícios de dedilhado

Série 1.

[Ex.1]
6 3 2 1 - 5 3 2 1 - 4 3 2 1

[Ex.2]
6 3 1 2 - 5 3 1 2 - 4 3 1 2

[Ex.3]
6 2 3 1 - 5 2 3 1 - 4 2 3 1

[Ex.4]
6 2 1 3 - 5 2 1 3 - 4 2 1 3

[Ex.5]
6 1 3 2 - 5 1 3 2 - 4 1 3 2

[Ex.6]
6 1 2 3 - 5 1 2 3 - 4 1 2 3



Como você pode ver a partir da primeira série de exercícios, nós tocamos todas as 6 permutações agudas intercaladas com a 1ª permutação grave  (6 5 4). Por exemplo:

[Ex.1] (6) 3 2 1 - (5) 3 2 1 - (4) 3 2 1



Para criar o próximo grupo de 6 exercícios, substitua a 1ª perm grave (6 5 4) pela 2ª perm grave (6 4  5).

[Ex.7] (6) 3 2 1 - (4) 3 2 1 - (5) 3 2 1



Toque agora através das 6 permutações agudas intercalado com a 2ª permutação grave. Continue desta maneira até completar as 6 permutações graves. Isso irá criar um total de 36 exercícios. Mesmo tocando esses exercícios lentamente e com cuidado você deverá ter pouco tempo para concluir. Nunca deixe a precisão sofrer por falta de tempo e rítmo. Adquira o hábito de parar, relaxar e repetir o exercício mais devagar e com cuidado sempre que você cometer um erro. Nunca faça a mancada de achar que só o fato de aumentar a velocidade em exercícios técnicos vai fazer com que você progrida mais rápido, Errado!

Série 2. (notas graves estão entre parenteses)

[Ex.1]
(6) 3 (5) 2 (4) 1 - (6) 3 (5) 1 (4) 2 - (6) 2 (5) 3 (4) 1
(6) 2 (5) 1 (4) 3 - (6) 1 (5) 3 (4) 2 - (6) 1 (5) 2 (4) 3



Para criar os outros 5 exercícios de dedilhado da série 2, simplesmente substitua as notas graves pelas perm de 2 a 6.

Série 3.

A série 3 envolve em tocar pares de cordas simultaneamente. Estes pares de cordas foram colocadas entre parênteses.

[Ex.1]
(6 3) (5 2) (4 1) - (6 3) (5 1) (4 2) - (6 2) (5 3) (4 1)
(6 2) (5 1) (4 3) - (6 1) (5 3) (4 2) - (6 1) (5 2) (4 3)



Novamente, intercalamos as 6 permutações agudas com a 1ª perm grave. Assim, para completar a série, basta substituir a 1ª perm. grave pelas restantes.

Espero que esteja claro o suficiente para que todos possam entender, mas por via das dúvidas, aqui está uma tablatura de alguns exercícios de dedilhado para aqueles que não tem certeza de como tocá-los corretamente.

Série.1
 [Ex.1]                   [Ex.2]
|------0-------0-------0-|----0-------0-------0---|
|----0-------0-------0---|------0-------0-------0-|
|--0-------0-------0-----|--0-------0-------0-----|
|----------------0-------|----------------0-------|
|--------0---------------|--------0---------------|
|0-----------------------|0-----------------------|

 [Ex.3]                   [Ex.4]
|------0-------0-------0-|----0-------0-------0---|
|--0-------0-------0-----|--0-------0-------0-----|
|----0-------0-------0---|------0-------0-------0-|
|----------------0-------|----------------0-------|
|--------0---------------|--------0---------------|
|0-----------------------|0-----------------------|

 [Ex.5]                   [Ex.6]
|--0-------0-------0-----|--0-------0-------0-----|
|------0-------0-------0-|----0-------0-------0---|
|----0-------0-------0---|------0-------0-------0-|
|----------------0-------|----------------0-------|
|--------0---------------|--------0---------------|
|0-----------------------|0-----------------------|

 [Ex.31]                  [Ex.32]
|------0-------0-------0-|----0-------0-------0---|
|----0-------0-------0---|------0-------0-------0-|
|--0-------0-------0-----|--0-------0-------0-----|
|0-----------------------|0-----------------------|
|--------0---------------|--------0---------------|
|----------------0-------|----------------0-------|

 [Ex.33]                  [Ex.34]
|------0-------0-------0-|----0-------0-------0---|
|--0-------0-------0-----|--0-------0-------0-----|
|----0-------0-------0---|------0-------0-------0-|
|0-----------------------|0-----------------------|
|--------0---------------|--------0---------------|
|----------------0-------|----------------0-------|

 [Ex.35]                  [Ex.36]
|--0-------0-------0-----|--0-------0-------0-----|
|------0-------0-------0-|----0-------0-------0---|
|----0-------0-------0---|------0-------0-------0-|
|0-----------------------|0-----------------------|
|--------0---------------|--------0---------------|
|----------------0-------|----------------0-------|

Série.2
 [Ex.1]
|----------0-|------0-----|----------0-|------0-----|
|------0-----|----------0-|--0---------|--0---------|
|--0---------|--0---------|------0-----|----------0-|
|--------0---|--------0---|--------0---|--------0---|
|----0-------|----0-------|----0-------|----0-------|
|0-----------|0-----------|0-----------|0-----------|

|--0---------|--0---------|
|----------0-|------0-----|
|------0-----|----------0-|
|--------0---|--------0---|
|----0-------|----0-------|
|0-----------|0-----------|

Série.3
[EX.1]
|----0-|--0---|----0-|--0---|0-----|0-----|
|--0---|----0-|0-----|0-----|----0-|--0---|
|0-----|0-----|--0---|----0-|--0---|----0-|
|----0-|----0-|----0-|----0-|----0-|----0-|
|--0---|--0---|--0---|--0---|--0---|--0---|
|0-----|0-----|0-----|0-----|0-----|0-----|

 [Ex.6]
|----0-|--0---|----0-|--0---|0-----|0-----|
|--0---|----0-|0-----|0-----|----0-|--0---|
|0-----|0-----|--0---|----0-|--0---|----0-|
|0-----|0-----|0-----|0-----|0-----|0-----|
|--0---|--0---|--0---|--0---|--0---|--0---|
|----0-|----0-|----0-|----0-|----0-|----0-|



Dica:

Se quiser podes abafar as cordas colocando um pano atrás delas, isto é um exercício de força e não algo musical que há necessidade de todas as cordas soarem perfeitamente. Enquanto o tom das cordas forem distinguíveis umas das outras estará tudo ok. Isso com certeza facilita a sua vida nesses exercícios com as cordas vibrando menos.

Espero que vocês tenham gostado deste artigo sobre exercícios de dedilhado para a mão direita.

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook