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Exercícios de contrabaixo para fortalecer os dedos

Depois de praticar bastante com seu contrabaixo elétrico, é muito provável que depois de algum tempo você sinta os seus dedos cansados. Ou também eles podem começar a escorregar das cordas, começando a se tornar um pouco imprecisos. Isso é algo normal para baixistas, bem como para guitarristas tradicionais. Esses problemas estão diretamente relacionados à força dos seus dedos.

Quando você começar a tocar baixo, é muito provável que seus dedos fiquem cansados e você sinta dificuldade para tocar após uma hora ou menos. Este artigo irá te fornecer algumas dicas e exercícios que podem ajudar na coordenação da sua mão direita e esquerda, bem como fortalecer seus dedos. Alguns desses exercícios também fornecem um desafio mental.

Exercícios de contra baixo para fortalecer os dedos 1

O primeiro exercício é baseado no John Petrucci; mesmo ele sendo um guitarrista, os exercícios para os dedos que ele usa se relacionam muito bem com o que você deveria estar fazendo no baixo. Este exercício se assemelha à visão de olhar uma escada. Quando você tocar, irá entender o que estou dizendo. Caso não tenha familiaridade com tablaturas, aconselhamos que veja esse artigo sobre como ler tablaturas. Para facilitar, iremos fornecer o áudio do exercício sendo tocado, junto com as tablaturas respectivas. Pratique esse exercício bastante, até você sentir que o dominou e consegue tocá-lo em uma velocidade relativamente rápida.

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Exercícios de contra baixo para fortalecer os dedos 2

O próximo exercício irá ajudar os dedos da sua mão esquerda a se tornarem mais independentes entre si. Se você olhar nessa tablatura verá que é possível tocá-la por deslizar seus dedos usando somente seu dedo indicador e médio. Ao invés de seguir o caminho mais fácil, certifique-se de que seu dedo indicador e médio são usados no primeiro compasso, ou nas primeiras quatro notas. Entretanto, para o segundo compasso, utilize o dedo médio em Eb e o seu dedo anelar em A (corda D). No terceiro e último compasso, use seu dedo anelar e mínimo. Quanto mais paralelo conseguir manter sua mão em relação ao braço, melhor será para trabalhar os músculos dos dedos.

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Exercícios de contra baixo para fortalecer os dedos 3

O próximo exercício é um exercício mental e físico. Não importa quais notas você toca, mas sim o quanto você usa os dedos. Para este exercício, você mantém o dedo indicador, médio, anelar e mínimo atribuídos aos trastes, 7, 8, 9 e 10, respectivamente. Toque esse padrão na corda E, e então repita na próxima corda. Se você quiser um verdadeiro desafio, tente tocar tudo em um traste, alternando quais dedos você coloca no traste usando esse padrão. (1 = indicador, 2 = médio, 3 = anelar, 4 = mínimo) 1-3-2-4-2-3-1.

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Sendo um iniciante, é muito importante que você faça algum tipo de exercício para os dedo com freqüência. Você pode praticar somente esses exercícios durante uma semana inteira e não estará desperdiçando seu tempo. Quanto mais forte os dedos se tornam, mais fácil será para você tocar baixo, especialmente pelo fato de que o baixo possui cordas mais grossas, que o tornam mais difícil de tocar por bastante tempo. Não tenha medo: os dedos não vão ficar enormes à ponto de você parecer um fisiculturista. Ao contrário, isso vai te permitir tocar seu baixo de forma mais eficaz. Aprenda esses exercícios e pratique-os no início de sua sessão de treino, como se fosse um aquecimento.

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