Evitando que suas cordas desafinem

Um dos motivos mais comuns para você ter que afinar suas cordas é o deslizamento da corda. As cordas precisam ficar âncoradas de forma segura na ponte do instrumento e também no poste de corda para garantir que não deslizem, perdendo a afinação na hora de tocar. Geralmente quando ocorre esse deslizamento da corda no poste de cordas, elas ficam mais soltas e o tom da corda abaixa junto.

Abaixo, iremos ensinar uma forma de enrolar a corda no poste de cordas, de forma a evitar que este deslizamento ocorra. Para quem não conhece esta técnica, é uma ótima maneira de previnir ou minimizar as chances das cordas desafinarem com o tempo.

Passo 1 

Puxe a corda até a cabeça do instrumento, passando-a pelo orifício no centro do poste de corda respectivo a corda que você está colocando, em direção a tarraxa.

Passo 2 

cordas desafinadas

Deixe um pouco da corda sobrando para enrolar com a tarraxa e dobre a corda em direção à cabeça do instrumento (para baixo na foto).

Passo 3 

cordas desafinadas

Passe a corda acima e abaixo dela mesma.

Passo 4 

cordas desafinadas

Mantendo a tensão em ambas as pontas, dobre a corda por cima dela mesma.

Passo 5 

cordas desafinadas

Enquanto você continua a manter a tensão na corda, comece a enrolar a corda com a tarraxa, ao redor do poste. A corda deve ser enrolada no poste para baixo, para aumentar o ângulo da corda sobre a pestana.

Passo 6 

cordas desafinadas

Veja no detalhe como a corda foi enrolada, de forma a previnir que deslize.

Comentários

  1. @john_farias diz

    show, tenho esse problema quando vou trocar as cordas da minha guitarra, já vi em vários sites mostrando jeitos, mas esse post mostrou mais resumidamente. muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três − 2 =