Escalas de guitarra para tocar heavy metal

Eu chamei esta lição de “escalas de guitarra para tocar heavy metal”, mas é claro que você pode tocar qualquer escala que quiser, sejam escalas pentatônicas, maiores, menores ou quaisquer que sejam. O que vou fazer é repassar algumas das escalas exóticas usadas no heavy metal, escalas que realmente se completam com as melodias de um power chord mais assombroso.

São muito fáceis de tocar e você terá algumas backing tracks como reforço para te ajudar. As seguintes escalas que irão ser representadas são as mais comumente usadas – não sou o dono da verdade, mas é verdade que as escalas menores, exóticas e “etéreas” tendem a melhor se ajustar à natureza intensa deste estilo de música.

Nota-se que mais de uma escala pode ser tocada sobre cada backing track nesta lição – são apenas exemplos!

Escalas e modos de guitarra mais populares no heavy metal

Vamos começar então com as escalas de guitarra para tocar heavy metal ou algumas das escalas mais comumente usadas no metal antes de avançarmos para as escalas mais exóticas.

Esses padrões de escalas são bem “encaixados” e articuláveis, o que significa que esses patterns oferecem a possibilidade de tocar para cima e para baixo através do braço da guitarra para alterar a tônica. Ok, então vamos começar!

Escalas de guitarra para tocar Heavy Metal: Escala Menor Natural/ Eólio

A escala menor natural cai também como um sexto modo da escala maior (Eólio).

Veja no diagrama abaixo – nós estamos na tônica de F# porque as notas fundamentais da escala caem justamente em F# (por exemplo, aquele traste 2 na corda E de baixo, e também uma oitava acima no traste 14). Esta será a tônica da backing track.

escalas de guitarra para tocar heavy metal

 

 

 

 

 

* Detalhe que os números representam os dedos, mas é só uma sugestão, se quiser toque do jeito que achar mais confortável de tocar. O dedo 1 é o indicador e assim por diante..

A escala menor natural é uma das melhores escalas de guitarra para tocar heavy metal, e uma das mais usadas também. Alguns guitarristas podem até se chatear com essa escala, porque encontram mais tensão nas escalas “exóticas de guitarra”, porém, você vai perceber que muitos guitarristas gostam dessa escala em seus solos!

Antes de tentar acompanhar com a backing track logo abaixo, tente aumentar a sua velocidade e confiança nessa escala usando o nosso metrônomo online. Também, não apenas toque ela na 2ª casa – aprenda-a em uma oitava maior, e neste caso, na tônica de F#, acima no traste 14.

Tudo é muito sugestível, como por exemplo, você pode segurar algumas notas ( temos um artigo sobre vibrato clicando Aqui, e logo faremos sobre bends) e pulo de cordas para construções de frases musicais.

Quando se sentir pronto,  clique Aqui para baixar a backing track para escala menor harmônica.

Lembre-se que você também pode usar a pentatônica menor sobre qualquer riff que tenha uma tônica menor, então qualquer backing track de escala menor neste artigo será compatível.

Escalas de guitarra para tocara Heavy Metal: Escala Menor Harmônica

A escala menor harmônica é quase a mesma coisa que a escala menor natural, mas com uma sétima maior. Como no metal normalmente usa-se power chords que não são nem maiores nem menores, (artigo sobre power chords clicando aqui), tocando essa escala vai te dar o prazer de um acorde como um AmM7 por exemplo, que tem um som naturalmente tenso, e soa instável. Entre as escalas de guitarra para tocar heavy metal essa é uma das minhas preferidas.

escalas de guitarra para tocar heavy metal

 

 

 

 

Entre as escalas de guitarra para tocar heavy metal essa é uma também que passa uma sensação um tanto exótica para os padrões ocidentais, e uma boa alternativa para a menor natural quando quiser diversificar as coisas um pouco.

Novamente, use um metrônomo para ganhar velocidade e confiança enquanto percorrer a escala.

Backing track em breve!

Escalas de Guitarra para tocar Heavy Metal: Escala Lídia

Essa é uma escala maior, mas também situa-se como um 4° modo da escala maior. Esta escala é caracterizada por um sustenido #4, também conhecida como um tricone em relação a sua tônica, o que lhe dá uma espécie de qualidade etérea.

escalas de guitarra para tocar heavy metal

 

 

 

 

 

Nesta escala estamos na tônica de C. Agora clique Aqui para baixa a backing track.

Agora vamos ver mais algumas escalas exóticas de heavy metal!

Escalas de guitarra para tocar Heavy Metal: Escala cigana / Escala Frígio Dominante

A escala espanhola  é uma importante escala na música flamenca, mas ela tem sido usada no metal pela sua qualidade tensa e dark, é uma escala maior, mas o seu intervalo de 2ª bemol que dá uma aspereza que precisa no metal. Entre as escalas de guitarra para tocar heavy metal essa é uma das menos citadas, mas são muito boas.

escalas de guitarra para tocar heavy metal

 

 

 

 

A backing track abaixo está na tônica de D, conforme indicado no diagrama acima.

Clique Aqui para baixar a backing track.

Escalas de guitarra para tocar Heavy Metal: Escala Bizantina / Harmônica Dupla

A escala Bizantina é como uma irmã da escala espanhola, a única diferença entre as duas escalas é que a Bizantina usa a 7ª maior em vez de uma Bemol de 7ª. Isso cria uma sequência incomum de intervalos cromáticos entre a 7ª, a tônica, e a segunda bemol fazendo um som mais duro, áspero e grosso.

Demora uma tempo até você começar a entender esta escala, mas depois de um tempo você ficará feliz por tê-la adicionado em  seu repertório.

escalas de guitarra para tocar heavy metal

 

 

 

 

Backing track em Breve!

Escalas de guitarra para tocar Heavy Metal: Escala Romanian/ Dórico #4

Esta é uma escala menor que usa o #4 como tensão para criar uma atmosfera mais densa e obscura. Isto pode ser visto basicamente como um modo dórico com um #4. Escala ideal para tocar metal. É uma escala muito incomum e pouco citada.

escalas de guitarra para tocar heavy metal

 

 

 

 

Quando você toca sobre uma melodia, você tem que experimentar e encontrar quais os tons da escala que você está tocando são os melhores em certos pontos de um riff. Por exemplo, você deve ser capaz de segurar uma das notas da escala sobre um acorde, mas quando esses acordes mudam, você pode achar que já não se “encaixa” mais, então é hora de trocar a nota.

Desta vez é a tônica de  E.

Clique Aqui para o download da backing track.

Escalas de guitarra para tocar Heavy Metal: Considerações Finais

Então estas são apenas algumas das escalas mais comumente usadas para heavy metal. Se você gostar, você pode voltar e experimentar cada escala sobre uma backing track diferente. O objetivo principal é fazer com que você gaste o seu tempo escrevendo alguns de seus próprios solos. Aprenda a respeitar as mudanças de acordes e como eles afetam as notas a partir das escalas.  Construir frases pequenas dentro dos solos é um bom caminho para conduzir até aqueles tons mais eficazes (ex. #4).

É tudo uma questão de tempo, prática e experimentação. Bem, espero que tenham gostado do nosso artigo sobre escalas de guitarra para tocar heavy metal!

Boa sorte!

Comentários

  1. Rogerio RM*or NTL² diz

  2. victordefaria diz

    vlw cara tava precisando de uns exercicios ao invéz de fica zuando na guitarra esse site é mto bom deveria estar sendo omenageado pelo google rsrs
    vlw!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três × = 18