Entendendo o sistema CAGED

Se você se encontrasse numa ilha deserta, certamente gostaria de ter um mapa para saber onde pode encontrar água, abrigo e comida, certo? Mas e o que isso tem a ver com música? Vamos explicar o sistema CAGED, que basicamente é um mapa para você achar seu caminho através do braço do seu violão ou guitarra.

O que é o sistema CAGED ?

O sistema CAGED é muito útil para ajudar você a encontrar seu caminho através do instrumento. A idéia do sistema se baseia na relação entre acordes maiores comuns e as formas das escalas maiores. É também um método útil para visualizar os tons dos acordes através do braço do violão ou guitarra.

CAGED

Se você consegue encontrar facilmente as notas na quinta e sexta corda, por exemplo, então você só precisa de um pouco de prática para encontrar qualquer tom de acorde maior na guitarra. Existem dois critérios que você precisa aprender:

1- O primeiro critério é que a ordem dos acordes sempre permanecerá na mesma sequência – C A G E D – começando em C. Logicamente, se você começar pelo G, deve seguir a sequência: G E D C A e assim por diante. É uma sequência infinita, de modo que após o D, ela se repete novamente. Para entender melhor, veja a figura abaixo:

CAGED

Estude a figura acima e perceba como os 5 padrões dos acordes se sobrepoem entre si. Quando se acostumar a visualizar os acordes CAGED através do braço do instrumento, você conseguirá achar o tom dos acordes facilmente. Não se esqueça de que a ordem permanece a mesma, ou seja, o acorde G sempre irá se sobrepor no acorde E e assim por diante. Para facilitar, veja a sequência CAGED, iniciando de um outro acorde:

CAGED

2- O sistema CAGED também nos ajuda a tocar as escalas maiores. Como você viu no exemplo acima, é relativamente fácil se acostumar a encontrar os tons dos acordes no braço da guitarra ou do violão, pois com ele você pode achar rapidamente as tônicas nas cordas do instrumento. Quando você aprender as posições das escalas maiores, isto se torna bastante conhecimento para memorizar. Fica ainda mais difícil quando você precisa pensar nas posições das escalas em 12 diferentes tônicas.

Combinar as escalas maiores com a sequência CAGED de acordes irá tornar essa tarefa muito mais fácil. Ao se acostumar com a relação entre os acordes e as escalas você começará a perceber que lembrar das posições dessas escalas e conseguir encontrá-las se torna uma tarefa bem mais fácil.

Estude os diagramas abaixo e pratique tocar esses acordes e escalas através do braço da guitarra e do violão. Pode parecer bastante trabalhoso de início, mas você verá que rapidamente se acostuma com essa sequência.

O sistema CAGED é uma ótima ferramenta para ajudar você a encontrar seu caminho no braço da guitarra. Pratique ele por algumas semanas e você não precisará mais parar para pensar ao tocar sua guitarra ou seu violão. Considero essa sequência um conhecimento básico para todos que estão aprendendo música. Pratique bastante o sistema CAGED e você certamente ficará feliz com os resultados!

Comentários

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


quatro − = 1