Diferentes formas do posicionamento da palheta

O posicionamento da palheta é um componente fundamental no resultado obtido pelo músico. Muito se fala —  sobre pedais e outros efeitos, que nós ainda escreveremos um artigo a respeito. Entretanto, o posicionamento da palheta é uma excelente ferramenta, muitas vezes ignorada, que pode auxiliar o guitarrista na condução rítmica de forma mais eficaz que muitos efeitos. Então vamos ver alguns exemplo.

Posicionamento da palheta: Palheta Perto da Ponte

Tocar com a palheta perto da ponte ou bridge resulta em um som com um sustain curto. Não confundir com stacatto ou ghost note. O som perto da bridge tem uma clara definição e uma sonoridade definida, porém, a nota morre logo após ser tocada.

Exemplo 1: Na música “Kátia Flávia” da cantora Fernanda Abreu temos esta introdução usando a palheta perto da ponte.

posicionamento da palheta

 

 

 

 

Exemplo 2: O guitarrista Hiram Bullock tem um riff que utiliza em várias situações, inclusive no DVD Chicago Blues, e em outras situações com a Gil Evans Orchestra e nos botlegs de Jaco Pastorius que foram após a sua morte.

posicionamento da palheta

 

 

 

 

Exemplo 3: Um outro exemplo característico que podemos citar é o refrão de “You Got To Funkifize”, do grupo Tower Of Power, onde o som do posicionamento da palheta perto da ponte ajuda a timbrar com o naipe de metais.

posicionamento da palheta

 

 

 

 

Posicionamento da palheta: Tocar com a palheta entre os dois captadores — agudos e graves

Quando tocamos com a palheta entre os dois captadores conseguimos uma sonoridade mais aberta, com bastante sustain. Um bom exemplo seria a música “In from the Storm”, do disco Cry of Love.

posicionamento da palheta

 

 

 

 

 

 

Nos próximos artigos escreveremos mais sobre a palheta e seus elementos, espero que nosso artigo sobre Diferentes formas do posicionamento da palheta possa ter sido esclarecedor!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


4 × = trinta seis