Dicas para tocar Rock e Heavy Metal

Desta vez neste artigo sobre dicas para tocar heavy metal e rock,  pretendemos mostrar aos novatos para onde ir e o que fazer para aqueles que não tem idéia alguma do que fazer com a sua guitarra, mas que ao menos já gostariam de extrair alguns elementos básicos e mais comuns e fundamentais do hard rock e heavy metal. Será apresentado em um tom leve,  são dicas para tocar heavy metal com mais ênfase em aprender a fazer sons divertidos do que uma teoria estrita, na qual seja mais adequada ser apresentada depois que o aluno esteja viciado ou engajado em aprender de verdade.

Claro que este artigo não pretende torná-lo um afinado guitarrista, mas isto fará você dar os primeiros passos para ser futuramente um grande hard rocker das guitarras. Definir e distinguir guitarras mais pesadas, e saber aquelas que são melhor ou não para você, são pequenos passos importantes.

Dicas para tocar Rock e Heavy Metal

Etapa 1 – Escolha uma guitarra

Melhor a guitarra, melhor o som. Isso significa que será mais fácil e divertido aprender. Dito isto, é claro que não é de todo necessário sair por aí e gastar toneladas de dinheiro com seu equipamento. Mas fique de olho que há diversas guitarras para iniciantes por aí que a princípio possa ter um preço bem atraente, mas no final pode custar caro por frustá-lo, na verdade essa dica serve para muitos instrumentos como bateria, baixo, teclado…depois que se arrepender, fica mais complicado voltar atrás (é um erro bem comum).

* Rock and Roll – Alguns modelos de guitarras para tocar Rock são boas sugestões como uma Epiphone (Gibson). É claro que o preço varia conforme atualização do modelo ou onde compra.

Outra boa sugestão seria as  guitarras Squier (Fender).

Se o seu orçamento permitir, Gibson e Fender seriam o seu principal alvo.

dicas para tocar rock
Epiphone
dicas para tocar heavy metal
Squier

 

 

 

 

 

* Heavy Metal – Guitarras para tocar heavy metal, podemos citar boas marcas como B.C. Rich, Dean, ESP (LTD), Jackson e Ibanez. Se você puder pagar, algumas Fenders modificadas também são usadas para tocar metal.

Agora você pode estar se perguntando: qual é a diferença entre uma guitarra para tocar rock e uma guitarra para metal? A diferença mais importante está nos captadores. Guitarras de heavy metal tendem a ter “captadores ativos”. As guitarras do rock, normalmente têm “captadores passivos”. Vá em frente e veja a diferença.

Lembre-se: só porque ter uma guitarra com captadores passivos não significa que você não pode tocar metal com ele, ou só porque tem uma guitarra com captadores ativos não significa que você não pode tocar rock com ele.

Etapa 2 – Compre um amplificador

Pegue uma coisa pequena para facilitar a prática. Mais tarde poderá passar para modelos mais sofisticados quando você estiver mais experiente. Line 6, Crate, Epiphone e Fender, todos fazem uma bom nível de entrada. Fender, Vox e  Marshall são amplificadores valvulados de alto nível.

Aqui estão dois tipos de amps: Estado Sólido e Valvulado. Estes nomes se referem à forma como o som é gerado. Estado Sólido é muito, muito mais barato, e é recomendado para um iniciante, apesar de que amp solid-state  são preferidos por muitos que tocam  heavy metal. O Valvulado é usado geralmente para o rock, embora seja muito mais caro.

Etapa 3 – Compre alguns captadores

Tenha vários destes, até porque todo guitarrista perde alguns ao longo do tempo. É muito difícil de evitar isso, então ter alguns backups é interessante.  Obtenha alguns com uma timbre médio e alguns  mais pesados.

Etapa 4 – Compre algumas cordas

Guitarras não são nada sem suas cordas. Investir nelas poderá produzir um som imponente.

Algumas indicações – D’Addario e cordas Ernie Ball são normalmente as cordas mais usadas tanto para rock e heavy metal. É principalmente uma questão de preferência pessoal.

Tenha em mente o calibre da corda quando for comprar uma. O calibre da corda se refere o quanto as cordas são grossas. Quando as pessoas se referem às medidas das cordas, elas costumam usar o calibre de corda alta E (a 1 ª corda). Por exemplo, se você comprar cordas que são .009 de calibre,  significa que o indicador da 1 ª corda é de .009 polegadas de espessura.

As  cordas com medidas mais grossas, tem graves e uma sonoridade mais poderosa, porém será mais dificil para fazer um bend. Um bend é uma técnica onde você pressiona e empurra uma corda em uma nota, para que ela atinja uma outra nota maior. Com calibres mais finos, será mais fácil de fazer um bend nelas, mas elas soam mais estridentes. Certifique-se de tentar vários tipos diferentes para que você possa descobrir o que melhor lhe convêm.

Etapa 5 – Aprenda e entenda tablaturas

Clicando aqui, você terá acesso à etapa 5, de forma detalhada simplificada e fácil de entender em Como Ler Tablaturas.

Etapa 6 – Afine sua guitarra

Se você não sabe como afinar a sua guitarra, compre um afinador. Muitas pessoas costumam usar afinadores assim, porque afinar pelo ouvido é impossível para um novato. Se você não conseguir um afinador, utilize um diapasão ou outro ponto de referência. Para maiores detalhes sobre como afinar seu violão ou guitarra clique aqui.

Dicas Rápidas

* Certifique-se de manter uma boa técnica. Você não quer desenvolver maus hábitos, especialmente sendo um novato. Hábitos ruins desenvolvidos agora serão muito difíceis de mudar mais tarde.

* Às vezes, tente aquecer em um baixo, que reforça os dedos e faz parecer que tocar  com a guitarra seja mais fácil.

* Para entender a teoria da música, aprender piano ajuda bastante.

Links úteis:

Captadores para Guitarra

Solos de guitarra para iniciantes

Pedais para Guitarra

Como podemos ver alguma dessas dicas servem não somente como dicas para tocar heavy metal ou rock, mas para música em geral.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 − = um