Dicas para tocar Blues na guitarra

Aprender a tocar blues na guitarra é uma ótima idéia para um guitarrista, visto que é a base do Rock.

Se você está apenas começando na guitarra, a instrução para tocar blues na guitarra pode ser um pouco avançada, especialmente nas lições de guitarra solo voltada para o blues. Mesmo as instruções para guitarra base no blues exigem que pelo menos entenda e saiba tocar acordes com pestana. Seu grau preferencialmente deve ser de intermediário para avançado.

Dicas para tocar blues na guitarra

Como é uma escala de blues?

Muitos tocadores de blues usam a escala pentatônica menor. Há também uma escala de guitarra especificamente chamada de escala de blues. Este é o padrão mais comum dos dedos com posição da escala pentatônica menor.

dicas para tocar blues na guitarra

Na imagem é a nota sobre o traste logo após o Ré, e à direita. Fácil demais

Eu tenho certeza que você pode imaginar que isso vai funcionar através de uma progressão de blues em A.

Tocar blues na guitarra, ou qualquer outro assunto relacionado com esse gênero musical no começo pode parecer complicado, principalmente porque ele desafia a teoria da música clássica, e às vezes o bom senso também.

O quê se sabe sobre a escala do blues?

A escala do blues tem uma nota extra adicionada sobre a escala pentatônica. Isso é chamado de Blue Note. Na pentatônica menor, o Blue Note seria um Ré sustenido ou Mi.

tocar blues na guitarra

Enquanto que a maioria está trabalhando com as escalas que acabei de mostrar, você pode usar também uma nota de blues diferente – Sol sustenido, mas isso não é tudo, dá para usar escala maior e tocar numa tônica diferente.

Resumidamente, se tiver uma música de Blues em A, dá para usar a escala em Sol maior, ligeiramente modificada. Seja qual for a tônica da música (contanto que seja um blues ou rock) dá para usar a tônica principal que é um tom inteiro abaixo.

Abaixo, encontramos um vídeo interessante de ritmo para iniciantes no blues, bem simples de entender.

Uma ótima maneira de aprender, de praticar ou tocar blues na guitarra é com backing tracks, ou mais corretamente Jam tracks. Aqui está algumas backing tracks para tocar blues na guitarra.

Backing  Tracks para tocar Blues na Guitarra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× três = 21