Categorizado | Análises, Violão

Dicas de como limpar o violão

Ae pessoal, neste artigo de hoje vamos dar então algumas dicas de como limpar o violão, lembramos sempre que esse é um assunto sempre muito sugestivo, e dificilmente existe a fórmula mágica para limpar o violão, porém, existem truques e produtos mais eficientes do que outros para determinadas ações.

Como limpar o violão: Limpeza do acabamento do violão

O quê devo usar para limpar o meu violão?

O tipo de acabamento (acetinado, brilhante, laca, poly …) e a condição física de um acabamento pode ajudar a determinar o melhor método para limpar o violão. Muitas vezes temos que escolher um produto menos abrasivo possível para fazer o serviço de limpeza. Vamos ver então boas sugestões de produtos para limpar o violão:

Panos de Polimento

como limpar o violãoEnquanto que uma boa flanela é o suficiente para muitos violonistas, para aqueles no entanto que tentam polir um acabamento mais escuro acharão que um pano de alta qualidade feito de microfibra será uma escolha melhor. A microfibra é muito leve e evita melhor aquelas indesejadas manchas em redemoinho do que os materias mais abrasivos. Mesmo que pequenas, é realmente difícil de evitar essas manchas, seja qual for o tipo de acabamento do violão, por isso, a pessoa vai desejar usar um material mais macio possível para manter o máximo de limpeza. Uma limpeza excessiva e esfregadas em acabamentos escuros e em ferragens douradas devem ser evitados.

Enquanto que uma malha ou um paninho por si só não remove a sujeita mais pesada e outras fuligens, ele pode ser excelente para muitos músicos após dar uma tocada com seu instrumento.

como limpar o violãoFácil e rápido de limpar, e evita o acúmulo de resíduos nas fendas

Não remove as sujeiras mais pesadas ou encardidas

 

Sprays de Limpeza

como limpar o violãoO spray de limpeza é um produto de limpeza líquido que contém uma quantidade razoável de água. Eles são bons para uma limpeza rápida, onde a remoção de manchas e impressões digitais é o requisito básico.

Acabamentos Flat/Cetim

Os sprays de limpeza são preferencialmente usados sobre as pastas de limpeza em acabamentos não brillhantes. Acabamentos de cetim assumem uma aparência um tanto brilhante em certas áreas particulares sob atrito constante, como atrás do braço ou com o tempo no tampo também pode surgir conforme você descansa o seu braço sobre ele.  A fim de retardar esse processo, um polimento superzeloso deve ser evitado, pois o atrito gera essas áreas brilhantes.

Acabamentos Muito Sujos

Usar um spray de limpeza em acabamentos muito sujos pode causar um pouco de bagunça. Às vezes, podemos notar que alguns instrumentos estão tão sujos que “podemos raspar com a unha”.

A sujeira vai absorver a água do spray e virar um líquido branco ou amarelado. Se chegar nesses estágios, é bom recorrer a uma pasta polidora ou composta para a remoção da sujeira.

como limpar o violão Não abrasivo, seguro para acabamento acetinado

Não é aconselhado em acabamentos muito sujos

 

Pastas Polidoras

como limpar o violãoQuando estamos tentando limpar acabamentos com uma sujeira mais pesada, ou tentando restaurar o brilho natural de um acabamento totalmente sem brilho, nesses casos, uma pasta de polimento pode ser muito útil. Geralmente esses cremes polidores irão remover bem as sujeiras e pequenos arranhões.

Para limpar instrumentos mais antigos, ou aqueles que possuem algumas manchas, eu recomendo aplicar a pasta em um pano em vez de aplicar a pasta diretamente sobre o acabamento. Aplicar a pasta em uma pano é melhor porque isso ajuda a reduzir uma quantidade acumulada de pasta caso seja aplicada sobre um acabamento com uma madeira muito ressecada ou com pequenas rachaduras.

Algumas pastas de polimento ficam brancas quando secas demais. Evite usar essas pastas diretamente em madeira crua (na escala e na ponte) e tenha cuidado ao polir próximo de rachaduras para evitar um impacto maior.

como limpar o violãoDevolve o brilho natural do acabamento, e elimina pequenas rachaduras e sujeiras

Não recomendado para acabamentos acetinados, pode acumular-se em fendas

 

Desbastar o violão

Obviamente nem todas as rachaduras podem ser removidas com as pastas não abrasivas – e isso é uma coisa boa porque nós não queremos desbastar sem querer o acabamento do nosso violão. Muitas vezes compostos de polimento são semelhantes a uma lixa na medida que apresentam diferentes graus de abrasividade. A maioria de nós usa esses produtos com aparelhos de polimento devido à força e ao tempo necessário para fazer esse serviço com a mão.

Algumas pessoas usam uma técnica muito boa para conseguir restaurar acabamentos muito deteriorados, passando primeiro de leve uma lixa levemente molhada e depois fazendo o desbaste sobre o acabamento. Só que tem um porém, é melhor deixar essa tarefa para alguém com mais experiência para evitar uma catástrofe.

como limpar o violãoFunciona bem em arranhões ou rachaduras mais profundas

Requer algum conhecimento para evitar problemas

 

como limpar o violão Só mais um adendo, caso  o seu violão tenha um acabamento muito antigo, e apresenta arranhões muito profundos (faça um teste com a sua unha, passe por cima do arranhão, caso faça aquele som de “click” é porque a coisa é seria, e seria melhor levá-lo a um luthier ou especialista.

 

Cera de Carnaúba

como limpar o violãoEncerar o acabamento do seu instrumento é uma opção. Ter uma camada de cera deixa o seu acabamento não apenas mais brilhante, mas como também o torna mais fácil de limpar o violão futuramente. Ele também dá aquele toque escorregadio, que alguns gostam outros não. Passar a cera na parte de trás do braço do violão pode ajudar na sua tocabilidade dependendo do seu estilo e gosto.

Independente da sua preferência por uma marca específica, evite de usar em seu instrumento qualquer coisa que contenha silício, pois ele pode tornar a sua tarefa de reparação do acabamento um pesadelo.

Ao contrário do que alguns pensavam, não estamos “nutrindo” a madeira quando polimos ou enceramos o instrumento, nós estamos limpando e protegendo o acabamento.

 

Limpando a Escala do Violão

Escalas Sem Acabamento

como limpar o violãoMuitas pessoas frequentemente usam os limpadores de escala da Dunlop, e realmente funciona. Ele faz um bom trabalho de limpeza da sujeira mais pesada ( eu não gosto de usar palha de aço), e lembre-se de usar um bom pano de microfibra para obter um melhor resultado.

Lubrificar a Escala

Lubrificar uma escala ou fingerboard sem pintura faz com que ela tenha uma aparência boa, e ajuda a previnir o ressecamento, e consequentemente, evitar as rachaduras. Embora existem bons óleos para passar nas escalas, existem aqueles que podem deixar  um resíduo pegajoso que atrai sujeira. Óleo mineral, óleo dinamarquês e óleo de limão são todas escolhas boas e populares. Uma lubrificação semanal não é recomendada ou necessária.

Lubrificar a sua escala algumas vezes por ano já deve ser o suficiente se você toca em uma frequência moderada.

Escalas Pintadas

Quando algumas escalas são claramente revestidas, placas de maple e Rickenbacker vêm à mente. Em escalas pintadas eu uso pastas de polimento, e não palha de aço para limpar as escalas e os trastes.

Polir os trastes com uma pasta polidora vai transformar o seu pano de limpeza em um pano preto . Se você for limpar uma parte desgastada da sua escala feita de maple, ou madeira exposta, então evite a contaminação dessas partes com o pano enegrecido.

Acabamentos lisos/flat ou cetim podem se tornar brilhantes com um polimento excessivo.

Limpando os Trastes do Violão

Limpar e polir os trastes não somente serve para ficar bonito mas também ajuda no deslizar das cordas. Com certeza a palha de aço limpa e devolve brilho ao níquel, mas ela pouco colabora para um polimento super fino que estamos acostumados ver em trastes com um polimento de primeira classe.

Uma flanela de micro-mesh para polir é um dos melhores produtos nesse casos.

Considerações Finais

Outra coisa que não recomendamos é passar cera automotiva na hora de limpar o violão, óleo de carnaúba é simplesmente muito mais recomendado. É isso aí pessoal, espero que tenham gostado de nossas dicas de como limpar o violão.

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook