Diagramas para criar fraseados na bateria: Parte III

Olá pessoal, chegamos então com a terceira  e última parte desta matéria sobre diagramas para criar fraseados na bateria. Hoje vamos estudar alguns aspectos interessantes como diferentes combinações de diagramas, e também diagramas de seis pontos.

Diagramas para criar fraseados na bateria: Parte III

Experimentando outras combinações

Esses diagramas ficam ainda mais interessantes de estudar quando combinados entre si. Eles podem ainda serem combinados com os outros exemplos da parte 2 desta lição. O importante aqui é evitar a repetição da frase por quatro tempos conforme iremos ver.

Desenvolvimento Latitudinal:

Forma Normal combinada com o Desenvolvimento Longitudinal:

Forma Normal combinada com a Extensão Latitudinal

Diagramas de 6 pontos

Finalmente chegamos ao diagramas de seis pontos, eles são muito úteis para desenvolver mais as extensões de forma menos repetitiva, portanto, a aplicação de um padrão em “E” de seis pontos, e um rufo de 10 toques (10 stroks roll), faz-se necessário nesses casos.

No caso do rufo de 10 toques, podemos criar outras possibilidades, como por exemplo preenche seu espaço ao fim de cada segundo tempo com quaisquer notas, o que gera uma maior amplitude timbral. Veremos nos casos abaixo:

Colcheias

Semicolcheias

Fusas

Assim como nos casos anteriores, você também pode desenvolver esses diagramas a partir de inversões, deslocamento, extensões, combinação e espelhamento, vejamos por exemplo:

Esses diagramas mostram de forma bem clara, como que a nossa criatividade pode ser desenvolvida, e visualizada. A falta de criatividade agora não é mais problema, permitindo também, explorações mais ousadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


7 + = quinze