Devo tocar Baixo com Palheta ou Dedo?

Muitos baixistas iniciantes fazem essa pergunta clássica: Devo tocar Baixo com Palheta ou Dedo? E acho que a resposta sempre será: Sim, você deve ambos! A minha filosofia é para nunca limitar a si mesmo. Ambos são métodos comuns e válidos na hora de tocar as cordas do seu baixo. Cada um tem seu lugar e, idealmente, deverá ser confortável tanto pra um quanto pra outro. Muitos baixistas famosos usam palheta, já outros idealmente famosos usam somente os dedos. Não há uma resposta certa. Então vou descrever e passar algumas dicas para quem está em dúvida entre tocar baixo com palheta ou dedo.

Devo tocar Baixo com Palheta ou Dedo?

A questão é, devo tocar baixo com Palheta ou Dedo? Por que eu deveria tocar de um jeito, e de outro nem tanto?  Na minha opinião, deve haver apenas uma resposta honesta a essa pergunta – “Porque é o som que eu quero”. Qualquer outra resposta do tipo, ah porque é mais fácil, porque eu posso tocar mais rápido, porque a maioria toca assim também.. Nada disso importa. Se é o tom que você quer ou precisa, escolha esse método. E então comece a desenvolver essa técnica.

Para mim alguns estilos como metal soam bem tocando de palheta. Se a palheta te der os tons desejados de acordo com o seu estilo, use-a. Outros estilos como o funk, favorecem mais as puxadas com os dedos. Escolha o som primeiro, não a técnica.

Muitos guitarristas que convertem para o baixo tem o costume de tocar com a palheta. Eu posso entender o porquê. Pode ser frustrante quando uma mão é mais avançada que a outra. Muitos guitarristas que passam a tocar baixo fazem isso sob circunstâncias urgentes e não tem tempo de aprender uma nova abordagem. Outros são impacientes e não se preocupam em aprender a tocar com os dedos. Se você é um guitarrista e quer aprender a tocar baixo, comece aprendendo com os dedos. Talvez você precise de alguns meses com um bom trabalho sólido em cima disso. Novamente, eu acho que todos deveriam desenvolver ambas as técnicas e depois decidir qual dos métodos usar.

Razões favoráveis para tocar baixo com os dedos

Eu gosto de usar os dedos. Eu sempre sinto que tiro timbres mais robustos, maior variedade de tons e de controle usando os dedos (uma sensação particular mesmo). Além disso, você nunca vai esquecer de trazer os seus dedos para o show ou perdê-los.

Para a maioria das pessoas aprender a tocar baixo com o dedo leva um pouco mais de trabalho, mas a diferença não é tão grande. Ambos os métodos compartilham com os desafios e obstáculos técnicos.

Razões favoráveis para tocar baixo com a palheta

A maioria das pessoas gostam de usar uma palheta, pois elas podem desenvolver a velocidade mais rapidamente. Se você estiver tocando estilos musicais que tenham velocidades intensas, então usar a palheta faz total sentido. Você pode desenvolver a mesma velocidade com os dedos, mas a maioria das pessoas acham que é preciso de um pouco mais de tempo.

Você pode obter também diferentes timbres e diferentes tonalidades com diferentes tipos de palhetas. Experimente várias até encontra a palheta certa para você.

Em Resumo

Não há nenhuma “maneira correta” de tocar baixo. Seja honesto consigo mesmo e não vá pelo lado que achar mais fácil por preguiça ou teimosia, simplesmente acha ser o “certo”. Como eu disse acima: Escolha o som não a técnica.

Espero que esse artigo sobre tocar Baixo com Palheta ou Dedo possa ter esclarecido as suas dúvidas, caso você tiver o seu ponto de vista e quiser compartilhar, fique a vontade!

Devo tocar Baixo com Palheta ou Dedo? editado por JP

Comentários

  1. Daniel Souza diz

    Olá , eu de novo! Rsrsrsr….
    Cara eu uso palheta para tocar meu Memphis by Tagima TB440, uma por que toco musicas, conforme dito, necessita da palheta, e outra, é porque tenho um baita dificuldade para dedilhar as cordas, qual exercício que você me indicaria para aprender “sem sofrimento” a tecnica de dedilhar.?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ nove = 17