Categorizado | Guitarra, Violão

Dedilhados usando PIMA

Dedilhado ou fingerstyle (como é conhecida na maior parte do mundo), é uma técnica de tocar violão e guitarra que consiste em ferir as cordas do instrumento diretamente usando a ponta dos dedos, diferentemente da palhetada, onde utiliza-se uma palheta para tocar as cordas. Iremos mostrar para você como melhorar drasticamente sua técnica de dedilhados, com exercícios eficazes para a mão direita e esquerda.

Dedilhados: Entendendo o conceito PIMA

Iremos te mostrar neste artigo, uma coleção de exercícios de dedilhados que irão te ajudar a melhorar a mão esquerda e direita. Cada exercício inclui uma variação para cada mão. Para ter um bom aproveitamento desses exercícios, é importante que você tenha conhecimento básico sobre acordes e como formá-los.

Antes de começar os exercícios, você sabe o que significa “PIMA” ? A palavra PIMA nada mais é que a abreviação dos dedos da mão:

P = Polegar
I = Indicador
M = Médio
A = Anular

Este acrônimo será seu guia básico para praticar os exercícios de dedilhados que iremos mostrar abaixo.

Há uma regra geral para tocar dedilhados solo, especialmente em músicas clássicas, que basicamente diz que você não deve usar o mesmo dedo duas vezes, com exceção do polegar. Quando duas notas consecutivas estão na mesma corda, você geralmente alterna entre o dedo indicador e médio ou médio e indicador.

Esta é uma regra geral de acompanhamento de dedilhados, não se aplicando para o dedilhado solo. Quando você está fazendo acompanhamento, você está na maior parte tocando acordes e sempre mudando as cordas, então esta regra de usar um dedo diferente para cada uma das cordas mais altas irá funcionar bem.

Por enquanto, não temos que se concentrar muito nessa idéia, mas eu quero mostrá-la pois ela permite que você toque qualquer nota no braço da guitarra para a prática em seus próprios estudos pessoais. Usar PIMA irá permitir que você crie seus próprios exercícios sem ter de olhar para uma tablatura. Iremos fornecer a tablatura nos exercícios, mas também uma legenda geral de uso da PIMA.

Legenda Básica:

dedilhados pima

pima dedos

Aqui temos uma legenda básica utilizando PIMA. Observe que todos os “P” são na corda E mais grossa, seguido pela próxima série de letras. O “i, m, a” mudam apenas com a posição da corda.

Iremos apresentar os exercícios usando PIMA na forma de arpejos, e então implementar os dedilhados neles.

Alguns exemplos:

Padrão Misturado

dedilhado pima 3

Este padrão misto usa PIMA mas em várias ordens. Com esse exemplo é possível ver que a PIMA pode ser usada de várias formas.

Clássico

dedilhado pima 4

Este é um padrão muito comum em violão clássico. Além de utilizar o acrônimo PIMA, aumenta o movimento da sua mão direita.

Padrão Bloqueado (puxada)

dedilhado pima 5

Esse talvez seja o que você mais se familiarize, sendo muito comum em dedilhado e violão clássico. São as conhecidas “puxadas”.

Porque não usamos o dedo mínimo ao tocar dedilhados com PIMA?

Você percebeu que ao usar PIMA, eliminamos completamente o uso do 4º dedo, ou dedo mínimo (mindinho)? Há duas razões para isso:

1- Embora o dedo mínimo seja o dedo mais forte da sua mão (eu sei que parece estranho, mas nos baseamos na estrutura muscular da mão), é raro você utilizá-lo para tocar uma nota apenas. Vamos tentar mudar isso um pouco, porque quando você começar a conhecer os trabalhos de Tommy Emmanuel e Chet Atkins, não só você vai ter a necessidade de usar o dedo mínimo algumas vezes, como também vai provavelmente desejar ter mais um conjunto de dedos para tocar!

2- A regra geral com PIMA é uma diretriz básica e o 4º dedo muitas vezes fica “aninhado” quando usamos a mão em forma de concha (forma de C) que utilizamos normalmente ao tocar dedilhados.

Exercícios de Dedilhados

Vamos então começar os exercícios usando o estilo mencionado acima, que tem que tocar na ordem adequada, tal como ela aparece acima. Mudamos o PIMA para a notação padrão, para facilitar o entendimento.

Dedilhado 1: Arpejo usando G


Dedilhado 2: Arpejo usando E

dedilhado pima B


Dedilhado 3: Mistura de Arpejo usando G

dedilhado misto 1


Dedilhado 4: Mistura de Arpejo usando E

dedilhado misto 2


Dedilhado 5: Clássico usando C

dedilhado classico 1


Puxada usando G (pestana)

Este é um pouco diferente, mas não muito. Aqui você tem a PIMA padrão, que começa à partir da menor corda, indo para cima. (Em outras palavras, a corda de baixo E é a letra “P”, em seguida a “I”, em seguida o “M” e em seguida o “A”.)

O “P” será sempre a nota mais baixa, e o “A” será sempre a nota mais alta neste exemplo. Este exercício serve tanto para a mão direita como para a esquerda e lembra bastante as “puxadas”.

dedilhado puxada


Gostou desses exercícios de dedilhados para mão direita e esquerda? Comente!

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook