Curiosidades sobre violões e guitarras

Neste artigo compilamos alguns fatos curiosos sobre guitarras, violões e músicos. Esperamos que gostem!

* Franz Schubert compôs sua música em uma guitarra pendurada em um gancho acima de sua cama, pois ele não podia comprar um piano. Berlioz também fez sua composição usando uma guitarra!

* A marcação “BGN” em uma Gibson é a pior possível, pois as letras significam “BARGAIN”, que nada mais é que uma barganha. Em resumo, um instrumento que não possui qualidade aceitável para vender ao público. Outras marcações como o número “2” são utilizadas, que indicam ser uma segunda linha de fábrica.

gibson bgn
Gibson com marcação “BGN” de fábrica

* Epiphone era originalmente uma empresa da Grécia, fabricante de violinos. Eles fabricaravam banjos desde 1923, mas em 1930 mudaram para guitarras. A Epiphone foi a única empresa bem sucedida ao realizar uma troca de produção como essa.

* Leo Fender foi um saxofonista, e não um guitarrista, como é o atual chefe da empresa.

* A primeira Fender, fabricada em 1943, foi feita de carvalho. Leo Fender a deu de presente para Roy Acuff, uma lenda da música country.

* Les Paul sofreu um acidente de carro em 1948 e pediu ao médico para ajustar seu braço permanentemente em uma posição boa para tocar guitarra.

* Em 1950, Leo Fender criou um teste de força e durabilidade para o braço das guitarras que fabricavam. O teste consistia em equilibrar o braço entre duas cadeiras e ficar de pé em cima deles.

* Um corpo sólido de uma Gibson sem número de série é uma 1952. A Gibson não utilizava números de série neste ano.

* Antes de 1963, se você queria uma Gibson  com cor personalizada, tinha como opções: sunburst, natural, branco, preto, Les Paul ouro ou vermelho cereja. Não haviam outras opções disponíveis até o lançamento da Firebird em 1963.

* A Telecaster foi originalmente chamada de Broadcaster, mas este nome conflitava com um kit de bateria com o mesmo nome. Enquanto pensavam em um novo nome para a guitarra, a Fender produziu guitarras sem nome no headstock, e estas “Nocasters” são itens de colecionador.

kit de bateria broadcaster
Kit de bateria Broadcaster

* Se um violão Martin tem apenas quatro cordas e não é um ukulele, isto é conhecido como um violão tenor. Instrumentos tamanho Ukelele com dez cordas são Tiples. Instrumentos tamanho Ukelele com oito cordas são Taropatches. Martin também fez bandolins, que têm oito cordas.

* Uma Fender Stratocaster foi esculpida na lápide de Jimi Hendrix.

lapide hendrix
Lápide do túmulo de Jimi Hendrix

* Um fã de guitarras, Chris Black de Londres, realizou uma cerimônia de casamento em 2001 e se casou com sua Stratocaster.

* O preço mais alto pago por uma guitarra elétrica em leilão, foi $959,500, em julho de 2004. A guitarra sendo leiloada era a  Stratocaster de Eric Clapton “Blackie”. O recorde anterior era para uma guitarra custom-made Grateful Dead Jerry Garcia, conhecida como “Tiger”. ($957,500 em 2002).

* Les Paul ainda tocava ao vivo, um ano antes de morrer, aos 93 anos.

* A menor guitarra do mundo possui 10 micrômetros de comprimento e têm cordas de 50 nanômetros (100 átomos) de largura. Para entender seu tamanho, esta guitarra é 20x menor do que a grossura de um fio de cabelo ou o equivalente a uma célula sanguínea.

nano guitar
“Nano Guitar”

* A Fender utiliza Alder, não mais Ash na fabricação de suas guitarras. As árvores de onde se extraem a madeira Alder não crescem tão rápido quanto necessário para utilizá-las na produção de guitarras, exceto em Oregon, nos Estados Unidos.

* Em um ano de pico (por exemplo em 2000), a Fender fez mais de um quarto de milhão de guitarras. Eles são o maior fabricante de guitarras do mundo. Fender também faz banjos, bandolins e violinos.

* A fábrica Fender faz cerca de 90.000 cordas por dia. Isto é mais de 32,000 quilômetros por ano, quase o o suficiente para dar a volta ao mundo. Eles também fazem cerca de 950 braços de guitarra por dia!

O que você achou dessas curiosidades sobre guitarra e violão?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete − 4 =