Cordas de nylon vs cordas de aço: qual a melhor para iniciantes?

cordas de violãoVocê deve começar com um violão clássico e utilizar cordas de nylon, pois não deixará seus dedos doloridos como um violão com cordas de aço”.

Se você já ouviu uma frase semelhante à essa ou está se perguntando isso, leia este artigo para entender por que isso é um erro comum de consideração dos iniciantes em violão.

Idealmente, a sua escolha de um violão de cordas de nylon ou de aço será baseado em sua preferência musical. A fim de ajudá-lo a determinar qual a sua preferência, considere as seguintes informações sobre as diferenças entre cordas de nylon e cordas de aço, bem como as características de cada uma.

1. Selecione um violão que seja reflexo do seu estilo musical

O primeiro passo começa antes de você comprar seu violão. Selecione o tipo de violão que é comumente usado na música que você está interessado em aprender, pois isso vai aumentar muito a sua motivação para tocar e praticar. Violões de cordas de nylon são normalmente utilizados para a música clássica e popular; cordas de aço para estilos Country, Rock, e a maioria dos outros estilos. Cordas de nylon ou violões clássicos, são tradicionalmente utilizados na música clássica, no entanto, o tom suave e a capacidade de resposta das cordas de nylon podem ser apreciados em estilos como folk ou qualquer outro estilo de música, como MPB e sertanejo. Violões com cordas de aço são usados ​​para o country, rock e muitos outros estilos de música, mas é uma questão de escolha pessoal. Essas cordas tem um tom mais claro e nítido em comparação as cordas de nylon. Ouça vídeos e músicas de artistas diferentes, que utilizem cordas de nylon e de aço, de forma a ajudá-lo a encontrar o som que é mais atraente para você.

2. Não importa qual corda e violão escolher, eles precisam ser ajustados

Esta é uma boa área para ser cauteloso. A maioria dos violões novos são vendidos fora da caixa, como vieram de fábrica e não estão devidamente ajustados para serem fáceis de tocar. Eles até podem ter uma configuração básica de fábrica, mas a forma de fabricação dos instrumentos mais baratos e até os de nível intermediário (não focado totalmente em qualidade), impede os fabricantes de fazerem maiores ajustes no instrumento. Os ajustes de fábrica são geralmente considerados  aceitáveis ​​pela indústria da música, mas como professor de música eu achei difícil para a maioria dos adultos e quase impossível para os jovens estudantes tocar violões dessa forma. Acima de tudo, certifique-se de que seu violão está ajustado corretamente, pois isso será muito importante  para garantir seu interesse e sucesso no aprendizado de violão.

3. Com qualquer tipo de corda, seus dedos ficarão um pouco sensíveis e doloridos

Inicialmente, tocar com cordas de nylon ou aço fará com que as pontas dos seus dedos fiquem um pouco mais sensíveis e doloridas, mas com um pouco de tempo e prática, isso irá acabar. Cordas de nylon são feitas de um material mais macio, menos denso e estão sob uma tensão menor do que as cordas de aço. Como resultado disso, elas são ligeiramente mais fáceis de pressionar, desde que o instrumento esteja adequadamente ajustado. Violões com cordas de aço possuem uma maior tensão nas cordas e, portanto, elas são um pouco mais difíceis de pressionar do que cordas de nylon, mas a diferença não é grande, se o instrumento estiver ajustado para tocar com facilidade.

4. As cordas de nylon e aço não podem ser trocadas

Qualquer decisão que você tomar, lembre-se que os dois tipos de cordas não são intercambiáveis ​​em um violão. Os violões com cordas de aço são projetados e fabricados para cordas de aço e proporcionam melhor tocabilidade, entonação e som quando usados com cordas de aço. Cordas de aço em um violão de cordas de nylon não só irá danificar o instrumento, pois este não foi projetado para tal, como pode empenar o braço do violão, que não foi feito para suportar uma tensão maior, requerida pelas cordas de aço.

5. Cordas de nylon precisam ser afinadas com mais frequência

Cordas de nylon tendem a sair do tom mais facilmente devido a serem mais suscetíveis às mudanças de temperatura e umidade, porque eles são feitos de um material mais macio. O aço é um pouco mais estável em contrapartida. Independentemente disso, o instrumento deve ser ajustado (afinado) antes e algumas vezes durante cada sessão de prática que você fizer.

O Equívoco

Se você começar com um violão com cordas de nylon ou cordas de aço, as pontas dos seus dedos, inicialmente, ficarão sensíveis e doloridas. Felizmente isso não é motivo suficiente para fazer com que você pare de tocar, pois esse leve desconforto rapidamente irá embora. O equívoco é geralmente o resultado de muitas pessoas que tocam instrumentos que não foram corretamente ajustados e afinados e/ou instrutores de música que não estão cientes de que instrumentos precisam ou podem ser ajustados. Ao tocar em um violão com cordas de nylon devidamente ajustado, as cordas parecerão mais suaves. No entanto, se o violão de cordas de nylon não estiver bem ajustado, ele será mais desconfortável para tocar do que um violão de aço bem ajustado. Em geral, sua escolha entre um violão de cordas de nylon e um violão de cordas aço deve ser baseado em suas preferências musicais e não sobre a idéia preconcebida de um ser mais fácil de tocar do que o outro.

E você, prefere cordas de nylon ou cordas de aço?

Comentários

    • diz

      Olá Vitor,

      Se o seu violão foi feito para cordas de aço, ele suporta as cordas de nylon pois estas causam menos tensão no braço do violão. Porém, usar cordas de aço em um instrumento feito para cordas de nylon pode ser perigoso, afetando a estrutura do seu violão diretamente.

      Com relação a sua outra pergunta, é possível colocar cordas de violão em uma guitarra elétrica, porém, o tensor (que fica dentro do braço da guitarra) é ajustado para aplicar uma tensão nas cordas específica para as cordas de guitarra e se você colocar uma corda mais “leve” e usá-las por muito tempo, sugiro que regule o tensor para tal.

      Espero ter ajudado! Obrigado pela visita :)

    • diz

      Ah, já ia me esquecendo.. quando me referi as cordas de violão, estava me referindo à cordas de aço. Cordas de nylon não devem ser usadas em guitarras elétricas.

  1. Geovan diz

    Olá!
    O que seria exatamente “um violão ajustado para tocar com facilidade”?
    Altura das cordas ou outra coisa?
    Pergunto isso pq tenho um violão com cordas de aço e sempre tive dificuldades em apertar as cordas. Sempre na metade das músicas minha mão cansa (por causa da força que tenho que aplicar) e alguma nota do acorde falha.
    Toco guitarra e violão a alguns anos já, no de nylon não encontro dificuldades muito menos na guitarra, mas TODOS os violões com corda de aço que peguei pra tocar encontrei a mesma dificuldade.
    Desde já, lhe agradeço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 4 = quatro