Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior

Olá, dando continuidade da nossa matéria sobre construção de solos de guitarra, hoje veremos sobre os Modos da Escala Maior.

Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior

Como já dissemos, a escala maior sin­tetizou os antigos modos eclesiásticos na transição do sistema modal para o tonal. É possível encontrar as características de cada um dos antigos modos se utilizarmos cada uma das notas da escala como fun­damental. Em C maior, com C como fun­damental, teremos a seqüência C, D, E, F, G, A, B e C, modo conhecido como jônio. Podemos tocar o modo jônio em qualquer tonalidade, desde que se tome como fun­damental a primeira nota de sua escala.

Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior – Exemplo 1:

 

 

 

 

 

 

Neste exemplo acima, você pode observar uma frase que aplica este modo com a fundamental em Ab, sobre o acorde de Abmaj7.

Voltando à escala de Cmaior, se fizermos uima rotação e tomarmos a nota D como fundandamental, obteremos a seqüência D, E, G, A, B, C e D, modo conhecido como dórico.

Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior – Exemplo 2:

 

 

 

 

 

 

Como as notas do modo clórico de D são as mesmas da escala maior de C, mas, como elas estão colocadas em relação à segunda nota da escala, os intervalos se modificam. Esses intervalos são F-2M-3m-4J-5J-6M-7m. Essa escala é normalmente utilizada sobre o acorde menor com sétima menor gerado sobre o Grau II de uma tonalidade.

Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior – Exemplo 3:

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste exemplo traz o modo dórico tocado sobre o acorde de 3m7, grau II da tonalidade de C maior. Fazendo uma nova rotação da escala de C maior. Podemos escolher a nota E como fundamental. Assim, conseguiremos a se­qüência E, F, G, A, B, C, D e E, conhecida como modo frígio.

Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior – Exemplo 4:

 

 

 

 

 

Veja como as notas do modo frígio de E são as mesmas da escala maior de C, mas os intervalos se modificam: F-2m-3m-4J-5J-6m-7m. Costuma-se usar essa escala sobre o acorde menor com sétima menor gerado sobre o grau III de uma tonalidade.

Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior – Exemplo 5:

 

 

 

 

 

 

Este exemplo mostra uma frase que aplica o modo frígio — no caso, a fundamental é F# e o acorde é F#m7, grau III de D maior.

Com outra rotação da escala de C maior D obteremos a nota F como fundamental, o que resulta na seqüência F, G, A, B, C, D, e F. Essa seqüência é conhecida como modo lídio.

Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior – Exemplo 6:

 

 

 

 

 

 

Este exemplo revela que as notas do modo lídio de Fsão as mesmas da escala maior de C, mas, começando pela quarta nota da escala, os intervalos são F-2M-3M­A-5J-6M-7M. Essa escala é normalmente utilizada sobre o acorde maior com sétima maior gerado sobre o grau IV de uma tonalidade.

Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior – Exemplo 7:

 

 

 

 

 

 

 

Este exemplo traz uma frase com : modo lídio com fundamental em Bb, tocada sobre o acorde de Bbmaj7(#11), grau IV de D maior.

Na próxima rotação da escala de Cmaior encontraremos a nota G como fundamen­tal, resultando na seqüência G, A, B, C, 9. E, F e G. Essa seqüência é conhecida como modo mixolídio.

Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior – Exemplo 8:

 

 

 

 

 

 

Este exemplo mostra como as notas do modo mixolídio de G são as mesmas da escala maior de C, mas os intervalos são F-2M-3M-4J-5J-6M-7m. Essa escala é utilizada sobre o acorde maior com sétima menor gerado sobre o grau V de uma tonalidade.

Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior – Exemplo 9:

 

 

 

 

 

 

Este exemplo contém uma frase baseada no modo mixolídio com a fundamental G, tocada sobre o acorde de G 13, grau V de C maior.

Então é isso pessoal, finalizamos então por hoje a matéria sobre Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior. Fique ligado pois posteriormente colocaremos outros modos e escalas para ajudar você a desenvolver e incrementar os seus solos de guitarra. Até a próxima!

Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior editado por JP

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também:

5 Comentários para “Construção de Solos de Guitarra: Modos da Escala Maior”

  1. Maicon disse:

    Adoro o site… Já assinei os feeds e recebo muitas dicas que ausiliam muito para meu crescimento como músico… vlw abração

  2. Maicon disse:

    Se houver possibilidade, poderia enviar para mim a tablatura da música “meus próprios meios” Oficina G3? Desde já agradeço a atenção.

  3. Cara, muito bom mesmo. A um ano recebo em meu email seus posts. Me diga uma coisa, qual widget vc usou neste “Seja Social”? Eu tambem trabalho com wordpress e joomla.

    Abraços.

  4. JP disse:

    Oi Duilio,

    Obrigado! O plugin que utilizamos é o Sociable.

    Abraços

  5. alex disse:

    bom mais ainda nao sei nada,preciso de algo mais facil

Trackbacks/Pingbacks


Deixar Comentário

Opine Já!

O que você quer ver no Portal Música?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Estamos no Facebook